O que é composer? Introdução ao gerenciamento de dependências.

Publicado terça-feira, 25 de novembro de 2014

O que é composer? Uma breve introdução ao gerenciamento de dependências.

Afinal de contas, o que é Gestão de Dependências?

Com a evolução dos Frameworks utilizados atualmente e suas respectivas bibliotecas (lib’s), surgiu-se a necessidades de organizar e gerenciar as bibliotecas e suas versões. Para solucionar este problema foram criadas novas ferramentas, os Gerenciadores de Dependências, que aumentam a segurança, facilidade de manutenção, velocidade de desenvolvimento e homogenização do seu aplicativo, e o composer é um deles.

E o Composer?

O Composer é um gerenciador de dependências para PHP, inspirado no npm do Node e no bundler do Ruby, que vem ganhando muito espaço. Através de um arquivo json você poderá declarar as bibliotecas utilizadas no projeto e através de comandos simples ele se encarregará baixá-las automaticamente, gerando um autoload que para utilização das funções no projeto.
Em resumo, o Composer resolve os seguintes problemas:

composer

a) Você tem um projeto que precisa de diversas bibliotecas.
b) Algumas dessas bibliotecas depende de outras.
c) Você declara o que você precisa.
d) O Composer localiza qual versão de qual pacote precisa ser instalado e faz o download para o seu projeto.

Depois de configurar corretamente o arquivo composer.json e via linha de comando instalar as dependências informadas – através do comando install, no Terminal – é feita uma verificação para ver se há algum erro de sintaxe, acontece a busca no repositório pelo pacote informado, o download é realizado e a “instalação” feita no diretório apropriado – por padrão, é o diretório vendor, na raiz do projeto, mas isso também é configurável.

Onde encontro o composer?

O site do projeto é https://getcomposer.org e você pode fazer o download de diversas maneiras. Colocando o arquivo em seu projeto você poderá executar os comando de maneira bem simples, como:
php composer.phar install

Existe também a opção de fazer o download via linha de comando através do curl (ambiente *NIX) e um instalador (ambiente Windows).

Conclusão

Se você está iniciando o desenvolvimento em PHP, estude mais sobre o Composer, assim como Git. Atualmente com frameworks mais evoluídos e diversas bibliotecas, cada uma com sua versão específica e dependência de outras bibliotecas, torna-se impossível gerenciar tudo isto manualmente ainda mais com uma grande equipe. Um gerenciador de dependências é a maneira correta e inteligente de ser resolver esse problema.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp