Quantas vezes você escutou alguém comentando sobre um podcast ou recebeu link para escutar um episódio desde o início do isolamento social, forçado pela pandemia do novo coronavírus?
Iniciamos o texto com essa reflexão para você, que está lendo, perceber como essa ferramenta de comunicação por áudio está cada vez mais presente em nossa rotina e conversas com amigos e parentes. E, se você seguiu a leitura sem parar para pensar, tem mais uma chance antes de continuarmos.
Não precisa ser estudioso ou integrante da “podosfera” para perceber a importância que essa mídia sonora ganhou em nossas vidas e também para as nossas carreiras e negócios. Por isso, nesse blog, vamos falar sobre como o podcast pode ajudar na estratégia de marketing da sua marca, seja ela pessoal ou comercial.
Breve história do podcast
Todo mundo que trabalha com marketing gosta de ouvir as palavras “tendência” e “novidade”. Mas, infelizmente, pego emprestada as palavras de Lavoisier para dizer que “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Com isso, quero dizer que o podcast de novo só tem a “carinha”, pois o rádio já está na história da humanidade desde o século passado.
O nascimento do podcast no mundo, no formato que temos hoje, foi em 2004. Já no Brasil, um dos primeiros podcasts foi o Nerdcast, lançado em 2006.
Desde então, muitas transformações de formato, linguagem e público aconteceram e, hoje, o Brasil é o segundo maior mercado de podcast do mundo. Isso é o que divulga o Spotify, um dos agregadores mais populares do mundo.
De acordo com os dados da empresa, no último trimestre de 2019, a audiência dos podcasts aumentou em 39%. Já em 2020, com o cenário da pandemia, o consumo do produto mais que dobrou.
Afinal, a sua experiência pessoal está de acordo com esses dados?
Podcast como estratégia de marketing
Se a “Era do Cliente” revolucionou o relacionamento entre consumidor, marca e mercado, as ferramentas como o podcast e redes sociais deixaram de ser espaço exclusivo para o entretenimento.
O podcast tem um potencial enorme para você se aproximar do seu público, além disso, oferece oportunidade para expandir ou acabar com fronteiras.
O podcast como estratégia de marketing funciona se você compreender que o tempo do seu ouvinte é precioso e que propaganda convencional não tem vez nesse espaço. Portanto, temos três dicas para você começar a se aventurar na podosfera:
- Entregue valor e diálogo.
- Aproveite essa linguagem inovadora para se comunicar enquanto marca. Cada espaço tem suas características, por isso estude, escute e converse sobre podcast. Faça algo que você gostaria de escutar.
- Aproveite a oportunidade para compartilhar experiência e fazer novas parcerias. Muitas empresas trabalham com convidados especiais e um formato estilo entrevista. Essa “prosa” é uma ótima estratégia para quem está iniciando.
- Um software para facilitar a gravação e edição digital de áudio é o Audacity.
Essas dicas são utilizadas pela nossa equipe para a produção do Cubo Verde, que é o podcast da Verticis Web Studio,
Escute o podcast da Verticis
Em primeiro lugar, preciso deixar claro que o Cubo Verde é um projeto novo da Verticis. Ele teve o seu primeiro ep. lançado em junho de 2020. O nosso objetivo é compartilhar as experiências do nosso time de especialistas com você. Além disso, falamos sobre o mundo do marketing digital, conteúdo, redes sociais, desenvolvimento, design, sistemas e tudo que for web.
E, para os próximos episódios, contamos com a sua ajuda! O que você quer escutar no Cubo Verde? Deixe seu comentário lá no Instagram da Verticis.