Com o aumento das redes sociais e dos usuários que as compõe, esses espaços têm sofrido com a sobrecarga de informações, principalmente, após o advento dos dispositivos móveis. Esses processos fizeram com que os usuários da internet passassem a interagir 24 horas por dia nessas plataformas.
Para as empresas inseridas nesses espaços é um desafio saber como atingir o seu público alvo e qual a melhor forma de fazer. São várias as formas de aumentar o acesso a seu conteúdo no seu perfil. Uma delas é estudar os horários de pico nas redes e fazer as postagens nesses intervalos. Assim, você garante que a atualização tem maior probabilidade de ser vista, curtida e compartilhada.
Mas qual o melhor horário para se postar na minha rede social?
A plataforma Scup traçou o perfil e comportamento dos usuários das principais redes sociais em 2013, e levantou os horários em que os internautas estão conectados. Para este estudo foram analisadas mais de 86 milhões de postagens e os resultados encontrados foram:
Facebook: durante a semana, os horários preferidos de postagens dos usuários são das 11h às 12h e das 16h às 17h. Mas pico acontece mesmo às sextas feiras entre 16h e 17h.
Twitter/X: as postagens geralmente costumam ser baixas até às 11h. Ao fim do dia, por volta das 23h, as postagens chegam ao seu auge. O pico nessa rede social acontece na terça feira entre 22h e 23h.
Instagram: os usuários preferem a noite, e as postagens ganham frequência depois das 17h. O pico nessa rede social acontece no sábado entre 17h e 18h.
É importante também saber que para cada empresa será aplicada uma estratégia diferente. Afinal, todo consumidor é diferente. Por isso, é importante tomar algumas atitudes como:
CONHECER SEU PÚBLICO ALVO
Conheça seu público, faça pesquisas, observe suas atividades na internet e veja suas particularidades. Assim, você talvez trace outro dado diferente daquele que as pesquisas mostram ou até encontre peculiaridades a mais que poderão te ajudar.
PREPARAR AS POSTAGENS NO TEMPO CERTO
É importante não parar a produção de conteúdo. Toda empresa que quer decolar nas redes sociais deve estar com seu material em mãos para que, ao tempo certo, a postagem seja publicada.
CRIAR PADRÕES NO TEMPO DE POSTAGEM
Procure sempre fazer suas publicações nos mesmos horários. Isso criará uma rotina para a página e o seu público, com o tempo, ficará habituado ao seu padrão, permitindo que seu conteúdo ganhe mais repercussão entre os usuários.
INTERAGIR COM OS USUÁRIOS
Esteja sempre atento as interações que sua publicação recebe no momento da postagem e tente interagir ao máximo com os usuários nesse momento. Isso fará o alcance ser consideravelmente maior.
É possível saber quando nossos consumidores procuram nossas redes sociais. Por isso, não se esqueça: identifique as postagens que ganham maior número de curtidas, faça testes e publique em horários diferentes. Também veja qual a postagem obteve maior repercussão e de que maneira seu cliente interage com a página.
Conhece mais alguma tática para observação? Compartilhe conosco.