Sites para buscar músicas gratuitas para vídeos

Publicado quinta-feira, 24 de junho de 2021

Se você produz vídeos para a internet, seja tutoriais, vídeos institucionais, videoaulas ou até Gameplays, sabe da importância que a música tem nas produções audiovisuais. Mas, sem dúvidas, você também sabe da dificuldade que é encontrar músicas gratuitas para vídeos. Com certeza, esse é um problema que dificulta a produção de vídeos para profissionais e amadores.

Além de tornar o trabalho mais demorado, afinal gasta-se um bom tempo procurando a trilha sonora ideal, é preciso ter atenção com os direitos autorais para evitar dor de cabeça.

Pensando nisso, vamos indicar 3 sites para baixar musicas e efeitos sonoros sem copyright.

Por que se preocupar com os direitos autorais?

Existem inúmeras plataformas para a criação de vídeos, desde os mais simples e rápidos até os mais complexos e trabalhados, na internet. Tanto um vídeo simples quanto aqueles cheios de efeitos e animações, o que não pode faltar é uma boa música. Mas, hoje em dia, a maior preocupação de quem produz conteúdo para a internet são os direitos autorais.

O YouTube é um grande exemplo quando o assunto é direito autoral sobre música, pois vários criadores alertam sobre os cuidados necessários. Nessa plataforma, por exemplo, se você utilizar músicas que contenham esses direitos, pode ocorrer a desmonetização do seu vídeo, exclusão do conteúdo ou do canal.  A gravidade das penalidades fez com os criadores divulgassem as boas práticas.

E essa regra não se aplica somente ao YouTube, mas também para outras plataformas de vídeos. Por isso, tenha o extremo cuidado ao selecionar uma música para compor seu trabalho.

Leia também: 15 erros de Marketing no Instagram.

4 Sites para baixar músicas gratuitas para vídeos

Confira a nossa lista de sites para você baixar músicas gratuitas para vídeos e sem direitos autorais:

Free Music Archive;

O Free Music Archive tem uma vasta galeria de sons disponíveis para você utilizar nos seus vídeos. Se for profissional, ainda há a possibilidade de assinar e ter acesso a mais funcionalidades.

Coleção de sons do facebook;

Já a coleção de sons do Facebook tem uma coleção completa de sons. Se você já utiliza o Instagram como empresa, já deve ter visto que a coleção de sons é limitada, isso se deve por se tratar da coleção de sons do Facebook.

Mas, todos os sons são livres para utilizar.

Incompetech;

O incompetech é um site de coleção de sons que condensa desde sons criados por humanos como músicas feitas por AI. Sendo assim, há uma grande quantidade de sons disponíveis.

Agora é só escolher o som que você precisa e utilizar no seu vídeo.

YouTube Audio Library;

Por último, o YouTube Audio Library tem a coleção de áudios mais utilizada por aí. Enquanto escrevo este texto, me lembro de pelo menos quatro ocasiões em que ouvi a mesma música em vídeos diferentes. Isso se dá pela qualidade e disponibilidade do catálogo do YouTube.

São sons com diversos “moods” e estilos. Certamente, você encontrará um perfeito para o seu vídeo.

Como usar músicas gratuitas em vídeos?

Vale ressaltar que em todos os exemplos dessa lista existem algumas regras para o uso de determinada música ou efeito sonoro. Sendo necessário, por exemplo, deixar o nome ou link da página para dar os créditos em alguns casos. Então muita atenção com as regras de uso antes de publicar o seu conteúdo.

A escolha da música certa é algo extremamente importante. Nos sites citados, você pode escolher a música por gênero, tempo, batida, sentimento, etc.

Essa separação ajuda muito, pois basta pensar no sentimento ou mensagem que seu vídeo vai passar. Pense, por exemplo, em um vídeo que quer passar medo. Ele tem uma música mais lenta, enquanto um vídeo divertido e engraçado tem a batida mais rápida, proporcionando um clima mais alegre.

Ou seja, com essas dicas, além de encontrar opções gratuitas de músicas sem direitos autorais, você ainda tem a facilidade de pesquisar pelo segmento ideal.

Agora é partir para o “mão na massa”! Curtiu a nossa dica? Confira mais em nosso Instagram.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp