Você monta uma página para a sua empresa no Facebook cria uma bela identidade visual, faz postagens com frequência e mesmo assim seu público não se engaja com seu conteúdo. Se sua empresa está passando por isso, você provavelmente está cometendo algum erro na hora de se comunicar! Veja aqui 3 erros que as empresas cometem nas redes sociais.
Não definir o tom
A definição do tom é muito importante para uniformizar a maneira como sua marca se comunica verbalmente com seus públicos. Ele pode ser sério, descontraído, jovem, formal … as possibilidades são infinitas! O importante é que a sua empresa escolha um tom bem alinhado com o seu público e seu posicionamento, e que o utilize em toda sua comunicação.
É muito comum que a parte textual seja deixada em segundo plano na hora de produzir conteúdos. Esse é um dos maiores erros que as empresas cometem nas redes sociais! O tom é a voz da sua marca, e se você não o define, corre o risco de soar como diversas marcas diferentes. Isto pode confundir e até diminuir sua credibilidade perante seu público! Por isso, assim como a identidade visual, é essencial que a redação seja levada em consideração na hora de se fazer postagens nas redes sociais.
Tentar estar em todos os lugares
Você provavelmente já ouviu a frase: “se uma empresa não está na internet, ela não existe”. A presença digital realmente pode trazer muitos benefícios para um negócio, mas isto não significa que seu empreendimento deve estar em todos os lugares.
Muitas empresas, ao entrarem no ambiente digital, criam páginas e perfis em todas as plataformas disponíveis, apenas para marcar presença. Isto não é nada aconselhável! A comunicação de uma empresa deve ser estratégica, e parte desta estratégia está em saber com quem, como e onde falar. As plataformas possuem públicos, objetivos e lógicas de funcionamento diferentes: é muito difícil que sua empresa se encaixe em todas. Neste caso, é melhor avaliar quais são as melhores plataformas para o seu negócio. Assim, você não corre o risco de desperdiçar tempo e recursos em uma rede social que não lhe trará retorno.
Postar conteúdos irrelevantes
De nada adianta uma empresa criar uma página e deixá-la sem postagens, criando teias de aranha. Desta maneira, ela não está realmente se relacionando com seu público. No entanto,da tentativa de fugir desta situação, surge um dos piores erros que as empresas cometem nas redes sociais : falar muito sem dizer nada.
Postagens de datas comemorativas são um bom exemplo deste problema: é fácil encontrar uma empresa que não tem relação com água ou esportes fazendo uma postagem sobre o dia do nadador. A alimentação da página é importante, porém esta alimentação deve ser feita com conteúdos que sejam relevantes para o público. Estes conteúdos devem estar relacionados com a área de atuação, valores ou posicionamento da empresa, agregando valor à sua imagem.
Viu só? É preciso ficar atento ao que se posta nas redes sociais de uma empresa, pois erros na comunicação fazem toda a diferença! Agora que você já sabe os principais erros que as empresas cometem nas redes sociais, e como evitá-los, que tal dar uma olhada em 4 passos para criar um calendário editorial para suas redes sociais?