Marketing para pequenas empresas: benefícios e desafios.

Publicado sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A internet revolucionou o mundo e as empresas não ficaram imunes a isso. Em muitos negócios de pequeno porte, a presença online, que antes era restrita a grandes empresas, tem-se feito cada vez mais necessária. É no contato com o público que a reputação e visibilidade de um negócio ou marca se solidifica. Se você ainda não adotou essa tendência está na hora de começar a pensar a usar a internet e todo potencial que ela oferece a seu favor: o Marketing Digital para empresas de pequeno porte nunca fez tanto sentido!

Conheça agora 3 benefícios do Marketing Digital que podem revolucionar a sua relação com o seu cliente e 3 desafios que precisam ser levados em consideração nesse processo:

Benefícios:

  1. Credibilidade da marca

A melhor forma de levar credibilidade para sua marca é demonstrar autoridade ao tratar de temas relacionados a ela. Quanto mais sua empresa demonstrar que sabe o que está fazendo e do que está falando maiores são as chances dela se posicionar como referência no mercado.

Redes sociais e blogs são ferramentas fáceis e eficientes que permitem a construção desse grau de credibilidade através da produção e disseminação de conteúdos relevantes, que irão, com toda certeza, agregar valor à sua marca ao faze-la ser lembrada constantemente pelo seu público. Isso irá refletir diretamente no volume de vendas e lucro do seu negócio.

  1. Segmentação de público

Você já parou para pensar como seria muito mais fácil e eficiente produzir uma campanha ou anúncio para um público realmente interessado (ou com interesse potencial) no seu produto? Com o Marketing Digital isso é possível.

A segmentação do público realizada a partir dos dados gerados através da interação dos públicos com os seus conteúdos permite uma otimização desse processo de angariação de possíveis clientes. Com isso, seus investimentos serão mais direcionados e terão maiores chances de retorno garantido.

  1. Presença online

A presença online permite um alcance que jamais seria possível fora da web. E o melhor: o investimento para isso não precisa ser astronômico! Com as redes sociais, blogs e sites ficou muito mais fácil atingir grandes públicos e manter contato com eles. Portanto, faça-se notado e destaque-se através de bons conteúdos!

  1. Competitividade

Com o Marketing de Conteúdo a competição com empresas de maior porte que a sua torna-se mais equiparada. Isso acontece porque as estratégias de marketing não necessariamente exigem grandes investimentos. Um bom planejamento estratégico, que leve em conta o perfil da sua empresa e se adeque a ele, é a chave para seu negócio se tornar mais preparado para a competição com empreendimentos maiores.

Está vendo como o Marketing Digital para empresas de pequeno porte poder ser um grande acerto?  Mas para que essa estratégia seja implantada de maneira focada e otimizada alguns desafios precisam ser levados em consideração. Conheça alguns deles:

Desafios

  1. Adaptação

A campanha de Marketing Digital para empresas de pequeno porte será bem-sucedida se for alinhada corretamente as plataformas de mídia escolhidas para serem utilizadas no processo.

Facebook, Instagram, Youtube, Flicker, etc. A variedade de canais na web nunca foi tão grande. Cada uma dessas redes tem suas especificidades e sua campanha deve ser ajustada a elas. Analise quais ou quais desses canais tem mais relação com o proposito e objetivos do seu negócio e invista em aproveitar as suas funcionalidades ao máximo.

  1. Concorrência

O Marketing Digital aumentou as chances das pequenas empresas “baterem de frente” com os grandes negócios, mas, ao mesmo tempo, intensificou a concorrência. Afinal, se você pode implementar ações nesse setor imagina as grandes empresas espalhadas por aí? Cabe a você despertar o interesse do seu cliente através do seu conteúdo. Se dedique e invista no aperfeiçoamento constante. É isso que o diferenciará no mercado!

  1. Análise de dados

Como já falado anteriormente, os dados gerados no Marketing Digital a partir da interação dos (potenciais) clientes com os seus conteúdos são grandes aliados no sucesso da sua campanha. Mas, ao mesmo tempo, se eles não forem bem analisados, podem ter o efeito contrário. A análise e interpretação desses dados é tão importante quanto a coleta. É a partir disso que as táticas do Marketing Digital serão traçadas. Em outras palavras: saiba entender as necessidades dos seus públicos!

Implantar uma estratégia de Marketing Digital para empresas de pequeno porte não é tão complicado como pode parecer. Basta analisar os públicos e o mercado e se preparar para os desafios que podem surgir pelo caminho. As recompensas valem muito a pena o esforço!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp