Quais redes sociais existem?

Publicado quinta-feira, 16 de julho de 2015

73% dos internautas brasileiros usam redes sociais – é o que revelou uma pesquisa recente da empresa americana Pew Research. Ainda de acordo com os dados, dois terços das pessoas que têm acesso à internet ficam online, pelo menos, uma vez ao dia. Números surpreendentes, e que não param de crescer.

E não é por acaso: os brasileiros são apaixonados por redes sociais. Enquanto, na maior parte do mundo, os internautas ficaram cerca de 5,5 horas conectados a elas em fevereiro de 2014, os brasileiros chegaram a quase 13 horas, de acordo com dados da ComScore. São milhares de pessoas conectadas e sedentas por informação. Um cenário promissor e repleto de oportunidades para a sua empresa.

Quais redes sociais sua empresa deve estar presente: as melhores escolhas

Hoje, o Facebook é indiscutivelmente o líder em audiência no Brasil, com cerca de 60 milhões de usuários únicos e cerca de 97% do tempo gasto nas redes sociais pelos usuários. Porém, ele não é a única rede social – e pode não ser também a mais vantajosa para a sua empresa.

Com o surgimento e crescimento de outras redes sociais, as opções são cada vez mais variadas. O LinkedIn, por exemplo, é a segunda rede social de maior destaque na pesquisa da ComScore, com 11,8 usuários únicos, e pode ser uma ótima ferramenta para empresas B2B, por proporcionar o contato direto com profissionais interessados em networking e oportunidades de negócios.

Para ajudar você a escolher as melhores opções, listamos algumas das principais redes sociais e as vantagens que cada uma delas pode trazer para a sua empresa. Lembre-se: você não precisa estar presente em todas elas. Escolha as que oferecem mais vantagens e ferramentas mais adequadas para os seus objetivos, ficando sempre de olho nas demais – afinal, em um ambiente tão dinâmico, oportunidades podem surgir a qualquer momento, em qualquer lugar.

Facebook

Ter uma página na maior rede social é altamente aconselhável para empresas de todos os portes, sejam elas B2B ou B2C. Com grande parte dos internautas conectados ao Facebook, é muito provável que seus clientes, possíveis clientes, parceiros de negócios, fornecedores, entre outros públicos de interesse, estejam lá.

Essa audiência poderosa traz centenas de oportunidades para a empresa: você pode manter o contato e nutrir o relacionamento com seu público, divulgar notícias sobre a empresa, promover seus produtos e serviços e fortalecer a sua marca.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social inteiramente voltada para empresas e profissionais. Nela se encontram desde executivos com cargos de destaque e proprietários de empresas a profissionais em início de carreira procurando por oportunidades, networking ou aprimoramento profissional.

Se a sua empresa oferece serviços e produtos direcionados para este público alvo – como consultorias, cursos das mais variadas áreas ou serviços publicitários, por exemplo – o LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta. Assim como o Facebook, ele permite a criação de páginas empresariais e também anúncios, que, apesar de um pouco mais caros, costumam ser muito eficazes.

Twitter

Dinâmico, rápido e altamente interativo, o Twitter tem um público um pouco mais jovem, mas com interesses variados. Ele é uma boa opção para empresas que procuram uma forma prática de compartilhar conteúdo, de notícias a vídeos e fotos, e que desejam estar em contato próximo com seu público. Muitas marcas têm usado o Twitter como ferramenta de atendimento ao público – é o caso da Garoto ou do HSBC.

A rede social é o berço das hashtags (os termos acompanhados do sinal # que ajudam a agrupar postagens por temas) e também permite anúncios.

Instagram

O Instagram tem ganhado espaço entre as empresas nos últimos anos e os perfis corporativos são cada vez mais comuns. A rede social é baseada no compartilhamento de fotos e, assim como o Twitter, tem uma natureza mais factual: as fotos são geralmente postadas em tempo real, tratadas com os famosos filtros e acompanhadas das hashtags.

O Instagram pode beneficiar bastante empresas que lidam com imagens: lojas de produtos de decoração, roupas e acessórios ou empresas do ramo da gastronomia, por exemplo. Quem está diretamente envolvido com a realização de eventos também encontra no Instagram uma ótima forma de divulga-los em tempo real.

Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest vive de imagens. Nele, é possível criar uma página para a empresa organizada em “painéis”, que são seções dedicadas a diferentes temas. Se você tem um hotel, por exemplo, pode criar painéis para a área de lazer, estrutura de eventos, apartamentos standard, apartamentos luxo, restaurantes, entre outros.

Por ter um público feminino predominante, o Pinterest pode ser uma boa opção para empresas focadas neste público e que possam se beneficiar do uso das imagens, entre elas marcas de roupas e acessórios, espaços para eventos e fotógrafos.

YouTube

Além de também ajudar no posicionamento nas buscas do Google, o YouTube tem grande participação como buscador na web. Por isso, se a sua empresa pode se beneficiar de conteúdo em vídeo – e quase todas podem –, considere ter um canal no YouTube.

Academias, por exemplo, podem postar vídeos com dicas de exercícios. Empresas ligadas à moda podem ensinar a montar looks. Hotéis, companhias aéreas e empresas de transporte, em geral, podem fazer vídeos sobre os destinos em que operam. As possibilidades são muitas!

Blog

Eles abordam praticamente todos os assuntos e já criaram até celebridades. O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em relação ao alcance dos blogs, perdendo apenas para o Japão, de acordo com dados da ComScore. Um mar de oportunidades para a sua empresa!

Uma das principais vantagens deste meio é a flexibilidade: empresas de praticamente todas os setores podem criar um blog que aborde assuntos relacionados à sua área de atuação. Clínicas de estética podem falar sobre beleza, saúde e bem-estar; agências publicitárias podem falar sobre boas práticas, cases de sucesso e tendências; construtoras e imobiliárias podem dar dicas para a escolha do imóvel, decoração e formas de pagamento.

O que a sua empresa tem para ensinar e compartilhar? Conte para a gente abaixo nos comentários!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp