3 estratégias de Branding para negócios que você deveria adotar

Publicado quinta-feira, 9 de novembro de 2017

As mídias sociais podem ser usadas para diversos fins. Seja para vendas, Marketing de conteúdo ou suporte ao cliente, elas oferecem a oportunidade perfeita para alcançar seu público-alvo e construir sua marca. No entanto, com tantas plataformas diferentes disponíveis e uma forte concorrência em todas elas, pode ser difícil destacar sua marca e criar sua identidade no Facebook, Instagram e Twitter, só para citar algumas. A sua marca está representada da maneira que você quer nas redes sociais? Se a resposta for não, siga essas 3 estratégias de Branding para negócios no meio virtual (para começar) e veja seus resultados serem ampliados:

Escolha as redes sociais corretas

 

Se você não está ganhando força em algumas das redes sociais em que está ativo, a culpa pode não ser inteiramente sua. Com tantas delas por aí, sem contar as várias que aparecem dia após dia, pode ser tentador criar perfis em cada uma. No entanto, nem todas podem ser adequadas ao perfil da sua empresa. Seu papel é definir as que se alinham melhor a imagem e aos objetivos da sua marca. Caso isso não seja feito, muito provavelmente você terá dificuldades para crescer nesse mundo virtual.

Não perca sua identidade visual

 

Boa parte das estratégias de Branding para negócios em redes sociais estão ligadas a forma como elas se apresentam. Afinal, quando se trata de redes sociais, visual é tudo! Se cada um de seus perfis parece ser de propriedade de uma empresa diferente, isso acaba criando uma desconexão com os seus usuários. Você deve buscar uma consistência de identidade de marca em todos os canais que participa. Isso ajudará as pessoas a reconhecerem imediatamente a sua empresa independente do site ou aplicativo que estão usando. Para fazer isso você pode seguir essas dicas:

  1. Escolha uma paleta de cores: A maneira mais fácil de desenvolver uma paleta de cores é dar uma olhada no seu logotipo. A ideia é chegar a um ponto em que as pessoas associem essas cores à sua marca. Tenha em mente que cores muito diferentes das que estão presentes na logo podem afetar a forma como as pessoas irão se relacionar com as suas redes sociais.
  2. Use o mesmo logotipo: Você deve usar o mesmo logotipo em todas as redes sociais utilizadas. Para manter as coisas simplificadas e consistentes, use um símbolo que represente sua empresa. As pessoas devem ver essa logo e associarem imediatamente a sua marca.
  3. Cuidado com os filtros: Se você tem o costume de compartilhar imagens no Instagram ou outras redes sociais visuais, seja consistente na escolha dos filtros utilizados. Se você não usa nenhum, tudo bem, mas se usa, limite-se a utilizar apenas um ou dois. Optar por um filtro diferente para cada imagem que compartilha pode fazer seus posts parecerem desorganizados e inconsistentes.
  4. Crie templates: Se você tem um time de Marketing cuidando das suas redes sociais, pode ser muito útil encomendar templates padronizados para os posts que serão compartilhados nas redes sociais. Dessa forma, suas fontes, cores e designs serão sempre consistentes. Isso pode ser feito com o Photoshop ou mesmo com outras ferramentas grátis como o Canva.


Desenvolva sua voz

A personalidade da sua marca deve ser refletida nas suas redes sociais. Isso significa que a forma como você se comunica no Twitter, Facebook Instagram e outras redes, deve ser estrategicamente pensada. Isso requerer algum tempo e esforço mas vale a pena. Veja agora alguns elementos que devem ser considerados nesse processo:

  1. A cultura da empresa: O que é a cultura da sua empresa? Sua cultura é tudo aquilo que você defende e acredita. É sobre o que ela se trata e o que a faz especial.
  2. Sua audiência:Fale de uma forma que sua audiência consiga se conectar. Isso é muito importante! Isso pode incluir usar certos tipos de linguagem e referências populares entre o seu público-alvo.
  3. Autenticidade: Seja qual for o desenvolvimento da sua voz nas mídias sociais, tenha certeza que ela seja autêntica a sua marca. Tentar soar de um jeito apenas para se encaixar pode ser uma grande armadilha. Honestidade é uma das principais qualidades que os consumidores buscam das marcas nas redes sociais.

Está vendo como implementar  estratégias de Branding para negócios nas suas redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças? Existem outras ações, além dessas, que também podem ser realizadas. Fique atento aos posts do Blog que em breve falarei sobre elas!

 

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