Também conhecidas como Indústrias Criativas, as Empresas Criativas são aquelas que valorizam todas as atividades que têm sua origem na criatividade. Tais atividades incluem habilidades e talentos individuais que, quando somados em equipe, aumentam a produtividade no ambiente de trabalho.
Muitos acham que a criatividade está ligada somente ao produto final, como em peças gráficas, campanhas, vídeos e etc. Mas é aí que se enganam!
Uma Empresa Criativa não se contenta em ser criativa apenas para a satisfação do cliente, mas também (e principalmente), para manter um bom funcionamento interno. Ou seja, ela preza pelo bem estar do profissional, proporcionando a ele a estrutura necessária para que se envolva nos projetos desde o processo inicial até a sua finalização. Existem várias formas de praticar essa dinâmica, aí vão alguns exemplos:
Horizontalidade: é quando as fronteiras entre os setores são derrubadas, proporcionando a integração da empresa como um todo. Sabe aquela hierarquia entre os departamentos? Esqueça! Agora as equipes tendem a ser complementares, agregando valores entre si através da troca de ideias.
Valorização dos erros: a solução de um erro ou problema pode estar na forma como você lida com ele. Não adianta se preocupar em apenas corrigir a falha. É importante entender o motivo pelo qual ela aconteceu, evitando assim que se repitam. “Novos erros, novas soluções”.
Diálogo: quem disse que trabalhar não é se relacionar? Nem só de “bom dia” vive uma equipe. Descubra interesses em comum com quem você trabalha, seja chefe ou funcionário. Conheça quem divide o mesmo espaço que você, afinal, as melhores ideias surgem de conversas inusitadas.
Não se prender totalmente às metas: é claro que são importantes. Elas ajudam a manter o foco e a organização das ideias. Mas nada impede de que no meio do caminho possa surgir uma oportunidade inesperada. Existem várias formas de se chegar a um mesmo resultado, explore-as!
Pratique o bem estar: ninguém aqui quer virar um robô, certo? Não é à toa que empresas criativas, como Google e Pixar por exemplo, possuem áreas de descontração com sinucas, vídeogames e até redes para descanso. Ninguém quer que a pressão da criatividade se torne um desgaste. O ócio criativo não tem esse nome em vão.
Valorizar o profissional é uma atitude de extrema importância. Os funcionários se tornam mais produtivos, a rotina mais prazerosa, e com isso a empresa só tem a ganhar. Seja uma Empresa Criativa você também, ainda dá tempo!