A história do podcast

A história do podcast

ESCUTE AQUI

Essa história de podcast não é recente! Você sabe responder há quanto tempo existe o podcast? Se você respondeu algo próximo a 20 anos, você vai se surpreender ao descobrir que tem um pouquinho mais.

Breve história do Podcast

Apesar de muito diferente do que conhecemos hoje, o primeiro conceito de podcast surgiu em 1993, quando o americano Carl Malamud criou um programa de rádio que só podia ser ouvido se você baixar os arquivos de áudio na internet.

Diferente dos tempos atuais, em 1993, não existia se quer uma difusão de aparelho multimídia ligados a internet. Por conta disso, o avanço de Carl ficou muito limitado. Porém, não demorou muito tempo para que os computadores começassem a ter uma interface amigável e o suporte para conteúdos multimídias.

Porém, naquela época, não tinha internet rápida de banda larga como há hoje. Além disso, não existia ainda o MP3 e o disquete era o maior dispositivo para armazenar informações digitais. Ou seja, na época, criar um podcast e subir ele na internet não era uma tarefa fácil.

Já com o MP3 criado e estabilizado, tudo ficou mais fácil. Porém, as pessoas não estavam familiarizadas com o produto. Em 2000, o hábito era ouvir música em CDs e rádios, nada de celulares ou serviços de streaming. O máximo possível era o famoso Napster, que “distribuía” cópias de mp3 pela rede.

Enfim, em setembro de 2000, uma empresa chamada iGo lançou o programa MyAudio2Go. Ele fazia a mesma coisa que o Napster, só que ao invés de músicas, você baixava áudios com notícias e programas como os de rádio. Pronto, agora sim nasceu o podcast.

Depois disso, o termo foi se popularizando e após o atual presidente dos EUA anunciar um podcast semanal, o termo entrou para o dicionário Oxford, em 2006. De lá pra cá, muito mudou. Foi criado o RSS, que nós hoje usamos para indexar podcasts em agregadores e afins. Nos áureos do Ipod, a apple até mesmo ensinou aos usuários a como gravar podcasts utilizando o garageband.

Pocast no Brasil

No Brasil, a banda larga só foi “acontecer” de fato na metade dos anos 2000. Até hoje, inclusive, cerca de 30% da população brasileira ainda não tem acesso à internet. E, a parcela que tem, nem sempre acessa a rede com qualidade e rapidez. Nesse contexto, imagine como é escutar um episódio que pode durar até 2 horas ou mais se for um NerdCast RPG ou um Wanda de 3 anos.

O primeiro podcast do Brasil foi o “Digital Minds,” de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. Porém, o mais famoso de todos é o NerdCast, que existe desde 2006 e é até hoje um dos podcasts mais ouvidos do país em diversas plataformas.

Mais recentemente, o streaming tomou conta do mercado de áudio mundial, e os podcasts viram uma ascensão enorme. Podendo fazer jus, finalmente, a frase: “Esse é o ano do Podcast no Brasil” e em 2019, de fato, foi. Até mesmo o Spotify implementou podcast em seu escopo e desde então vem adquirindo podcasts e fazendo-os exclusivos da plataforma.

Em nosso blog, você encontra dicas para utilizar esse produto, que está em alta, como parte da sua estratégia de Marketing Digital.

Vamos continuar esse papo? Escute o episódio!

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp