OKR ou Objectives and Key Results, é um método de gerenciamento que define metas (objetivos) com base em um resultado que possa ser medível (resultado-chave).
Sendo assim, esse método ajuda empresas a definir melhor seus objetivos com base em metas viáveis.
O que é OKR?
Dessa forma, os OKs representam o objetivo que desejamos alcançar. Ex: Fazer uma viagem. Enquanto os KRs representam os resultados necessários para que o objetivo seja alcançado. Ex: pesquisar pacotes de viagem em 3 agências.
Contudo, é comum que cada objetivo esteja acompanhado de no mínimo 2 KRs.
Como funciona a duração de metas na metodologia OKR?
Outra característica importante é a duração das metas. Utilizando essa metodologia o tempo de execução das metas é menor. Fazendo com que os resultados menores tenham tanta importância que os grandes.
A grande vantagem em definir metas menores e com menor tempo de execução é que é possível identificar problemas e erros de mensuração.
Entretanto, a metodologia vai mundo além da estipulação de metas. Afinal, é preciso que haja planejamento e um pensamento coletivo entre o time. Deve-se ter também um acompanhamento bem feito do processo, tendo o foco na busca de alcançar as OKRs?
Como medir resultados na metodologia OKR?
Apesar de este método ser considerado uma forma otimizada de gerir tarefas, é preciso que todas as metas estipuladas sejam tangíveis e medíveis.
Neste ponto, é mais importante pensar em uma forma de medir o resultado utilizando uma métrica que faça realmente sentido.
Ouça o Cubo Verde
Ainda não tem respostas para algumas perguntas sobre OKR? Confira o novo episódio do podcast da Verticis!
O Cubo Verde dessa semana recebeu o Leo Velozo para conversar um pouco sobre como funcionam as metodologias de gestão que mais dão certo! Falamos de OKRs, como medir e quais são as melhores práticas para o método.
Ouça agora!