Ter um site é algo essencial para um negócio digital. Seja uma loja para um pequeno negócio ou um site institucional para mostrar sua presença, ele é necessário. Mas, como definir o escopo de um site? Para isso é preciso saber os tipos de sites e qual é o mais adequado para o seu negócio.
Entender suas demandas é o primeiro passo para definir um formato que mais se adéque a sua realidade. Aqui na Verticis temos um time de desenvolvedores que trazem soluções para diversos tipos de projetos. Mas, cada um tem sua particularidade.
Por isso, que tal definir os tipos de site e pensar em qual investir?
Podemos separar sites em algumas categorias como: institucionais, blogs, comércios digitais, marketplace e redes sociais. E tem também os mais complexos, que abrangem sistemas internos e externos, landing pages, são diversas as opções.
Tipos de Sites
Apesar de não haver consenso sobre a nomenclatura correta de sites, podemos sinalizar alguns que são mais utilizados pela comunidade.
São eles:
- Site institucional;
- Blog;
- Loja virtual (E-commerce com carrinho de compra, e-commerce de assinatura, e-commerce de cotação);
- Marketplace;
- Hotsite, Landing page e One page;
- Portal;
- Redes Sociais.
Veja também: Post blog: 10 dicas imperdíveis de como escrever
Diferença entre Sites, Sistema e aplicativo.
Além disso, outro ponto importante de se entender é a diferença entre site, sistema e aplicativo. Afinal, algumas pessoas podem confundir os termos na hora de buscar informações sobre desenvolvimento.
Sendo assim, vamos aprender a diferença?
Aplicativos são aplicações criadas para celulares ou computadores. Ademais, diferente do site e do sistema, ele depende de instalação. Sua programação difere dos outros, necessária a construção focada em cada plataforma. Um exemplo de aplicativo é o Uber.
Desse modo, sistemas se caracterizam por serem dinâmicos e por terem atualização de dados de forma automática. Sendo assim, resumimos como um software que pode ser acessado por aplicativo, programa ou pelo navegador.
Já sites são páginas estáticas hospedadas na internet sendo acessados por navegadores.
Por fim, ouça agora um papo completo sobre os tipos de sites: