É inegável que a Twitch cresceu! Apenas com os dados de busca da principal ferramenta de análise de dados do mercado é possível comprovar isso. A pandemia nos fez conhecer novas formas de consumir e de entender o entretenimento.
E é sobre essa plataforma de streaming que vamos conversar no episódio número 9 do Cubo Verde!
Breve história da Twitch
Quando foi criada, em 2005, a plataforma chamava Justin.Tv, nome do seu criador, o americano Justin Kan. A proposta inicial era criar um espaço para lives da vida das pessoas, como se fosse um reality show de pessoas comuns. Logo o modelo de negócios se mostrou insustentável e, em 2011, o serviço passou a se chamar Twitch.
O foco em games e na transmissão da jogatina foi o que manteve o projeto de pé. Lives de jogos populares, como CS:GO, World Of Warcraft e Mortal Kombat, fizeram a plataforma crescer.
O sucesso e a possibilidade de lucro despertou o interesse de empresas gigantes. Assim, em 2014, a Twitch foi vendida para a Amazon por US$ 970 milhões (R$ 3,7 bilhões em conversão direta). Na época, o site contava com 55 milhões de usuários e 15 bilhões de minutos de conteúdo.
A Twitch e o mundo dos jogos online
O foco da plataforma em games mostrou a força do segmento e logo as rivais começaram a criar suas próprias Twitchs. Assim, as lives chegaram ao YouTube, Facebook e até mesmo a Microsoft se aventurou com a criação da já finada Mixer. A Mixer já chegou a desembolsar 50 milhões de dólares para “roubar” o streamer Ninja para sua plataforma.
Hoje, os principais concorrentes da Twitch são o Facebook Gaming e o YouTube. Porém, existem muitas diferenças entre o modelo Twitch e o modelo das concorrentes, principalmente quando o assunto é monetização.
Na Twitch, os criadores podem receber dinheiro da empresa para serem Streamers Fixos ou podem apenas explorar os Subs dados pelos fãs. Para cada Sub, o fã dá uma quantia mensal, como uma assinatura de TV. Além disso, é possível dar gorjetas em forma de bits.
A sua ascensão na pandemia foi evidente. Mais pessoas em casa, mais conteúdo para ser visto, mais pessoas procurando o que ver. Além disso, novidades como as lives musicais e a contratação de artistas para criarem seus próprios canais trouxeram um novo ar para a plataforma.
Vamos explorar mais esse tema? Confira o #EP09 do Cubo Verde! Deixe seu comentário em nosso Instagram.
Mais dicas e conteúdos em nosso blog.