Mesmo que você pense que não, o seu site aparece no Google, o que pode acontecer é que ele não está bem posicionado. Se o seu site não estiver na primeira página, dificilmente ele será visto por outros usuários, já que a maioria deles acessam os primeiros resultados de pesquisa. Entretanto, existem alguns fatores que podem impedir o seu site de aparecer no Google e para que você melhore seu ranqueamento é preciso identificar isso. Listamos alguns pontos que ajudam a ranquear melhor o seu site na plataforma do Google.
Backlinks
Os backlinks são os links dentro de um site que levam para outro site. O Google entende que links em outro site que levam para o seu, demostram que seu conteúdo é relevante. Sendo relevante você ganha várias pontuações que ajudam no ranqueamento dentro da plataforma.
Conteúdo original e de qualidade
Uma regra essencial é sempre produzir conteúdo próprio. Quando o Google identifica que você plagiou o conteúdo de outro site, você pode ser penalizado. Sendo penalizado, seu site corre o risco de ser excluído permanentemente da plataforma. Portanto, sempre crie conteúdo rico e de qualidade. Lembre-se, quando seu site possui um conteúdo autêntico, outros sites irão usar o link do seu site como referência.
Velocidade de carregamento das páginas
O Google também avalia o tempo de cargamento da sua página e o tempo de resposta para o usuário. Esse tempo carregamento tem que ser de no máximo 2 segundos. Quando o tempo ultrapassa esses dois segundos você vai perdendo pontuações dentro da plataforma o que acaba prejudicando o seu ranqueamento dentro do site.
Design responsivo
Um site com design responsivo é aquele que adapta o tamanho das suas páginas a diferentes telas, podendo ser exibidos em computadores, celulares e tablets de forma que facilite a visualização conteúdo pelos usuários. Hoje, mais da metade das pesquisas no Google são feitas através de dispositivos móveis. Quando seu site é responsivo as chances de ele atrair mais usuários é muito maior. Por isso, o design responsivo não é somente para melhorar a estética mas também a recepção do seu site.
E você, já sabe o que pode estar acontecendo para o seu site não aparecer no Google?
Leia também: Como aumentar as vendas usando o Google