Você sabe como vender no Instagram?
Em 2020, quando completou 10 anos de existência, a rede social registrou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil, o Instagram está entre as cinco redes sociais mais utilizadas pelos usuários. Logo, esse é um campo fértil para as empresas.
Além de fortalecer a presença digital das marcas, o Instagram permite criar um espaço de diálogo com os usuários da rede social, facilitando a venda e também a fidelização dos clientes.
Se você busca criar ou melhorar as estratégias de venda para Instagram da sua marca, você chegou ao blog certo! Mas já adiantamos que o primeiro passo, e talvez o mais importante, é ter um perfil ativo no Instagram.
Continue a leitura e confira mais dicas.
Como criar conteúdo para Instagram?
Antes de mais nada, vale ressaltar que “feito é melhor que perfeito”!
Ter um perfil ativo no Instagram não significa ter um feed organizado e com fotografias profissionais. Aliás, não existe regra ou fórmula de sucesso que funcione para todas as marcas.
O mais importante é explorar todas as ferramentas que a plataforma oferece para se conectar com o seu público de maneiras diferentes. Para isso, teste qual tipo de conteúdo funciona melhor no stories, feed ou reels.
Dicas de Conteúdos Para Instagram
Mas, afinal, qual tipo de conteúdo a sua empresa pode compartilhar? Confira algumas ideias:
1- Compartilhe como funciona a produção de seus produtos ou serviço. Ou seja, mostre a rotina da sua empresa e de seus colaboradores. Assim, o público ficará por dentro de todos os detalhes daquilo que está consumindo.
2- Mostre novidades e desperte a curiosidade dos seus clientes.
3- Aproveite as ferramentas do stories, como enquete e caixa de perguntas, para colher feedbacks, sugestões e ideias de novos produtos ou serviços. Assim, você consegue engajar com o público e torná-los cocriadores de sua marca. Além disso, essas ferramentas também podem ajudar a fazer pesquisa de mercado. Já pensou nisso?
4- lembre-se das dicas de como utilizar os produtos ou serviços e mostre como eles podem facilitar a vida das pessoas. Além disso, pense em dicas que o seu público gostaria de ver e que têm relação com o seu mercado de atuação.
5- Por fim, faça posts que reflitam os valores e propósito da sua marca.
5 ações que te ajudam a vender no Instagram
Após conferir dicas de conteúdo, finalmente, chegou a hora de pensar nas estratégias de venda para Instagram.
1- Biografia
Desperte a curiosidade dos usuários com uma descrição objetiva e criativa da sua empresa. Na biografia, você pode utilizar hashtags, emojis e incluir um link, que pode ser o site da sua empresa, WhatsApp, blog etc. Mas é possível utilizar uma ferramenta para adicionar vários links.
2- Destaques
Como o próprio nome indica, os destaques são uma das primeiras coisas que os usuários visualizam ao entrar em um perfil no Instagram. Por isso, inclua nos destaques informações importantes como: horário de funcionamento, cardápio, catálogo, novidades entre outras.
3- Hashtags
As hashtags podem levar o seu conteúdo a milhares de pessoas. Mas pesquise o que está vinculado a hashtag antes de utilizá-la, afinal, é reputação da sua empresa que está em jogo.
Dica: crie hashtags exclusivas e estimule os clientes a compartilhar suas experiências com a sua marca por meio delas. Aliás, esse é o assunto do próximo tópico!
4- Prova social
Cliente que compartilha, espontaneamente, feedback positivo sobre a sua marca merece destaque! Reposte as publicações de seus clientes e fortaleça a sua marca. Com certeza, eles vão amar se ver no seu perfil, além de ajudar na divulgação da sua empresa.
5- Anúncios
Contudo, não é novidade que a plataforma, assim como o Facebook, limita o alcance orgânico das publicações. Assim, os anúncios são uma boa estratégia para alcançar mais usuários, inclusive aqueles que não seguem o seu perfil, e aumentar a visibilidade da sua marca.
Preciso de milhões de seguidores para vender no Instagram?
Por fim, quer saber quantos seguidores você precisa ter para vender no Instagram? Confira um episódio do Cubo Verde, o podcast da Verticis sobre o assunto.
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