O sucesso de uma campanha digital se baseia em diversas vertentes, uma delas é o conhecimento em ferramentas e práticas úteis para o desenvolvimento de estratégias pertinentes. Vamos agora conhecer algumas destas opções que são de grande ajuda.
Inbound Marketing
Um dos termos mais usados atualmente e de grande relevância, o Inbound Marketing, é uma importante ferramenta que busca levar até o seu cliente conteúdo relevante e de qualidade, ajudando na conversão do público alvo em possíveis clientes. Aqui sua empresa dá algo em troca, ganha o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo. A premissa do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores da marca. Para criar esta conexão você precisa investir em um blog, e-mail marketing, site, produção de vídeos, dentre outros.
Redes Sociais
O Brasil é considerado um dos países com mais acessos em redes sociais e a cada dia vem ganhando mais espaço na construção de estratégias internas empresariais. Uma dica que dou é o fato da necessidade de ficar atento às novas tecnologias, pois as mesmas surgem a todo momento e em novas plataformas úteis para os negócios. Um bom exemplo é o Periscope, que veio ao mercado há pouco tempo e já faz parte da estratégia de diversas empresas. As redes sociais também são consideradas como novos canais de SAC, trazendo maior agilidade e resultados na hora de resolver algum problema. Os profissionais de social media estão se firmando como principais responsáveis por cuidar destes canais e são de extrema importância para divulgação de produtos ou serviços. Uma firma de médio porte consegue levar ao seu público alvo a mensagem desejada obtendo resultados incríveis através dessas novas tecnologias e com pouco gasto, pois o fator custo-benefício das plataformas digitais são um ponto chave a favor. E apenas lembrando, é sempre bom contratar uma empresa ou um especialista focados em digital, deste modo você pode concentrar seus esforços no negócio e deixar que estudiosos da área trabalhem por você.
SEM (Search Engine Marketing)
Este termo pode não ser tão popular quanto o SEO (veremos em seguida), mas é de fundamental relevância para o meio digital. SEM, resumidamente, são técnicas de inserção de links pagos ou patrocinados em motores de busca. Para ser mais claro, esta ferramenta está atrelada a plataformas de busca, como o Google e o Bing. Atualmente uma das maiores ferramentas de mercado para este segmento é o Google AdWords, no qual você pode investir dinheiro para divulgar um anúncio através do Google. Quando alguém faz uma busca pelo Google procurando um produto ou serviço que você oferece, seu anúncio tem maiores chances de ser exibido e deste modo você vai vender muito mais. Atualmente esta é uma prática muito usada e que faz diferença nos resultados digitais, convertendo cliques em compras online. Contrate uma empresa que saiba usar esta ferramenta com bastante eficácia, pois o AdWords é vai além do que se acredita, e cadastrar palavras é a menos das preocupações.
SEO (Search Engine Otimization)
Apesar deste termo ser bastante parecido com o anterior, ambos possuem funções um pouco distintas mas que se complementam. O SEO são técnicas utilizadas para melhorar a busca orgânica de sites, blogs, hotsites e outras plataformas online dentro dos motores de busca, como o Google e Bing. Esta ferramenta aumenta a relevância de um site dentro das buscas, e com isso o Google consegue “encontrá-lo” com mais facilidade, exibindo o mesmo nas primeiras páginas da busca. Procure empresas, que assim como a Verticis, criam esta estrutura para o seu site, blog, hotsites, e o que mais você precisar.
Já está usando estas ferramentas para aumentar as vendas e progredir nos negócios? Se não, esta é a hora de repensar na possibilidade e renovar o marketing da sua empresa. Quem deixar a inovação de lado estará fadado a um futuro fracasso.
Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente, vai ser um prazer bater um papo.