As palavras-chave estão presentes em diversas plataformas. Seja no Google ou no YouTube, usar palavras-chave para indicar o conteúdo de um material é essencial. Apesar de seu uso ser menos importante para o ranqueamento no Google atualmente, ainda é preciso fazer o direcionamento com termos-chave.
Sendo assim, pensar palavras-chave é uma forma de planejar e otimizar o seu conteúdo. Afinal, saber como as pessoas pesquisam, que termos usam e como usam é importantíssimo.
Pensando nisso, preparamos um texto completo com tudo que precisa saber sobre as palavras-chave para usá-las no momento certo da sua estratégia de tráfego orgânico para a sua empresa.
Confira agora!
O que são palavras-chave?
As palavras-chave (Keywords, em inglês) nada mais são que os termos que resumem as principais informações em um texto. Elas são extremamente importantes nas estratégias de SEO. Sendo fatores essenciais para melhorar os resultados da pesquisa nas principais ferramentas de buscas.
Além disso, têm como propósito apresentar resultados relevantes e precisos relacionados à busca pelo assunto que uma determinada pessoa faz. Assim, é direcionada com mais precisão ao assunto de seu interesse, o que pode ser o seu site/blog que esteja usando as palavras-chave corretamente.
Para você entender melhor o que são as palavras-chave, basta lembrar das hashtags (#) que você usa no Twitter e no Instagram. É a marcação do conteúdo onde elas estão inseridas, esse simples exemplo é para facilitar a compreensão deste conceito.
Sendo assim, agora que você já sabe o conceito, você descobrirá qual a importância delas, nas estratégias do seu negócio.
Qual a importância das palavras-chave?
Como já falamos um pouco acima, as palavras-chave são essenciais para otimizar seu site, e classificá-lo no topo dos resultados das ferramentas de busca, que define as palavras-chave desejadas.
Quando usamos as palavras-chave corretamente, se torna um fator importante e determinante para o sucesso de um site, nesse caso elas também são as responsáveis por gerar tráfego orgânico para o seu site.
Por isso é fundamental o uso dessa estratégia que faz com que o seu público-alvo seja direcionado para o site/ blog, tornando-se um lead e, consequentemente, um cliente.
Sei que você pode ter dúvidas sobre como se posicionar no Google, e aparecer em primeiro lugar nas buscas orgânicas que falamos até aqui, não se preocupe CLIQUE AQUI e saiba mais.
Portanto, agora vamos para a parte prática: como usar as palavras-chave de forma estratégica?
O que são palavras-chave Head Tail?
Head Tail são termos de buscas com alto volume de pesquisa, porém com baixa qualificação. Em resumo, são termos mais genéricos que tem muita busca.
Alguns exemplos de pesquisas com head tail são:
- O que é marketing digital;
- Tênis Nike;
- Brasileirão 2022.
Em uma estratégia, utilizá-se essas palavras para conteúdos mais generalistas e que atendam o topo do funil. Normalmente, se caracterizam por apresentar informações mais abertas e amplas sobre determinado assunto. Não aprofundando as informações.
O que são palavras-chave Long-Tail?
Long tail ou cauda longa, são palavras-chave cujo volume de buscas é alto, porém com alta qualificação. Em resumo, são termos mais específicos que baixa busca.
Alguns exemplos de pesquisas com long tail:
- Contratar agência de marketing digital;
- Tênis Nike Revolution 6 Next Nature Masculino;
- Jogos de hoje no brasileirão 2022 em belo horizonte.
Em uma estratégia de conteúdo, o uso de cauda longa é muito impactante. Quando utilizamos termos mais específicos, conseguimos segmentar melhor o nosso público. Assim, aumentando a qualidade de leads e facilitando a comunicação. Apesar do baixo volume de buscas, se aliarmos o uso de long tail com um volume maior de textos, conseguimos mais acessos qualificados.
Porém, uma estratégia completa deve utilizar os dois tipos para uma comunicação mais completa e um funil mais completo.
Como usar as palavras-chave?
Para que sua estratégia tenha bons resultados é necessário:
- Que você inclua os termos-chave estrategicamente no texto, de forma bem natural e harmônica.
- Realizar variações dos termos ao longo do texto também influencia positivamente nas pesquisas.
- Precisam ser inseridas de forma similar, conforme a forma que o usuário costuma procurar nas ferramentas de buscas.
- Ter a definição clara das melhores palavras-chave, sempre observando como os usuários pesquisam sobre o produto e serviço.
Como usar Palavras-chave no YouTube?
Como falamos acima, é possível usar palavras-chave no contexto de busca no YouTube.
Você já passou por momentos em que fez uma busca na Google e o único resultado que te ajudou é de um vídeo antigo no YouTube? Normalmente esses vídeos são feitos por adolescentes que em poucos minutos conseguem resolver diversas dúvidas de quem busca no Google. Esse exemplo pode ser absurdo, mas esses adolescentes algo muito importante: estão usando as palavras-chave corretas.
Esse uso pode ser feito no nome do vídeo e na descrição. Para pensar no formato que deve utilizar, pense na forma que o seu público pesquisaria. Logo, se temos um vídeo sobre estratégias de venda, é interessante que esse termo esteja no título. E, pensando na cauda longa, adicionar uma especifidade ajuda. Ex: Estratégias de venda online 2022
Como fazer SEO no Tik Tok
Assim como o Google, o Tik Tok é uma ferramenta de busca. Atualmente, os jovens são os que mais utilizam o Tik Tok para pesquisa de informações. Seja receitas, fatos históricos e até mesmo dicas profissionais, o aplicativo de vídeos tem se tornado uma tendência para busca.
Sendo assim, se sua persona é jovem e utiliza o Tik Tok como plataforma de pesquisa, é interessante cuidar do SEO por lá também. Ou seja, utilize as dicas que demos nesse texto e aplique também.
Contudo, há particularidades como o uso de # e também o texto utilizado no vídeo. Esteja atento ao roteiro, ao título e a sua descrição. Ter a palavra-chave nesses campos é importante. Além, é claro, de se jogar nas dancinhas e nas músicas do momento.
Dica bônus:
Para facilitar e ter melhor assertividade na definição das palavras-chave, é possível utilizar ferramentas que te auxiliam nessa pesquisa como:
- Google Keyword Planner, mais conhecido como planejador de palavras-chave do Google, onde é perfeito para campanhas de links patrocinados.
- Semrush, ele junta todas as ferramentas essenciais de pesquisa de palavras-chave que você precisará em um só lugar.
- Ubersuggest com o ele você conseguirá várias sugestões de palavras, e é uma plataforma gratuita.
- Google Trends é uma ferramenta online do Google que mostra os termos mais populares na Internet atual ou de anos anteriores.
Pronto! Agora você já sabe o que são palavras-chave. Além de sua importância e como usá-las. Sendo assim, basta agora aproveitar esse conhecimento e dicas para conseguir de forma estratégica se posicionar nas primeiras páginas das ferramentas de busca como o Google.
Por fim, se você quer realizar isso de forma mais objetiva, e com melhores resultados, o indicado é procurar um profissional ou uma agência de Marketing Digital. Entre em contato!