Sabemos que o seu foco é estar na primeira página de buscas do Google, para isso você precisa entender o que é SEO On-page.
Fique ligado nas nossas dicas e invista em SEO On-page! É um investimento certeiro para o seu negócio.
Mas, não se preocupe se isso é uma novidade para você, explicaremos aqui em detalhes o que é, e como este conjunto de estratégias ajudará na otimização de sites e como funcionará na prática.
Vamos, lá?
O que é o SEO On-page
SEO On-page é a prática de otimização do conteúdo de uma página, tanto as palavras escritas, quanto o código-fonte HTML. Tudo para torná-los mais encontráveis na hora da busca.
Desse modo, o SEO On-page é importante por ser o responsável a preparar seu site para os buscadores. Assim, ele pode ajudar a aumentar acessos orgânicos e melhorar suas vendas.
Contudo, é preciso que esse trabalho seja feito com qualidade. Afinal, é preciso seguir os parâmetros exigidos pelas plataformas. No caso do Google, é preciso conhecer o buscador e como ele classifica os conteúdos.
Falamos sobre esse assunto no Cubo Verde, o Podcast da Verticis.
Como o SEO On-page funciona?
A princípio, é uma série de práticas executadas nas páginas de um site que o tornam otimizado, visto como a técnica mais eficiente para impulsionar uma página web, blogpost de um site.
Vamos para a prática?
Listamos algumas estratégias importantes de como realizar a otimização corretamente:
- Palavra-chave utilizada já no primeiro parágrafo;
- Usar as tags H1 e H2 ao criar títulos e subtítulos;
- Priorizar links externos e internos;
- Otimizar URLs;
- Otimizar Title Tags;
- Aperfeiçoar Meta Descriptions;
- Adicionar e otimizar imagens;
- Combinação de short tail e long tail.
Por que usar essas estratégias de otimização?
Certamente, é uma ótima opção para quem quer utilizar estratégias mais econômicas e consistentes, assim sendo a melhor saída, ela fortalecerá o tráfego orgânico de menor investimento.
Seguindo essas estratégias você consegue colocar o seu site nas primeiras páginas de busca do Google.
Dica de SEO On-page:
Falamos anteriormente da importância do uso correto das palavras-chave, a dica sobre esse assunto é sempre planejar quais usar em cada página do seu site.
Mas, não se preocupe se você não entende muito sobre esse assunto, temos um conteúdo que pode te ajudar, basta clicar aqui.
Do mesmo modo, temos que saber como utilizar os subtítulos: eles são elementos importantes que ajudam o Google a entender qual o assunto de uma página.
A importância dos títulos no SEO On-page:
É importante destacar que no SEO On-page, o Título da Página é o elemento mais importante de todos.
Por isso é importante descrever com precisão qual o tema que a página aborda, e ficar atento à ordem das palavras: as primeiras terão maior relevância que as últimas. Além disso, o número de palavras tem relevância: quanto menos palavras, maior a importância das mesmas.
Recomendamos utilizar no máximo 65 caracteres para o título. Apesar de os motores de buscas ler uma quantidade maior do que esse número, esse é o limite que costuma aparecer quando é exibido os resultados em uma página de busca.
Fique atento as essas regras básicas:
- Tenha um único título por página;
- Ele precisa ser conforme o conteúdo da página;
- Use a principal palavra-chave do conteúdo e suas variações;
- Coloque a sua marca no final do título;
- Não escreva uma série termos diferentes separados por vírgulas.
Cuidado com os subtítulos.
Assim sendo numerados em ordem de importância, de modo que temos H1, H2, H3 e assim por diante.
É importante também usar sempre naturalmente as palavras-chave nesses subtítulos, sem forçar a sua repetição.Outra dica valiosa para o SEO On-page que você precisa otimizar é a velocidade de carregamento das páginas do seu site.
Meta Description:
Outro ponto importante para o SEO On-page é a Meta Description, ela é um código em que é inserido na página que não tem relevância para o fator de ranqueamento. Isso quer dizer que as palavras-chave que estão nessa descrição não são as responsáveis por melhorar ou piorar o posicionamento de uma página nos buscadores.
Entretanto, a meta-descrição é o fragmento que aparece primeiro na página de resultados. Com o intuito de mostrar para o usuário o que a página se trata, e convencê-lo de clicar para ler o conteúdo. Desse modo, é importante preencher a Meta Description com um texto atrativo e que convença o usuário, pois pode aumentar muito a taxa de cliques, sendo uma otimização de SEO On-page importante.
Algumas dicas que pode te ajudar são:
- Para receber mais cliques em seu link, a meta-descrição precisa ser chamativa, informativa, e ter uma chamada para ação;
- É recomendável 160 a 320 caracteres, sendo o máximo recomendado que deve usar.
Veja também: o que é SEO Off-page?
O Google tem grande preocupação em oferecer uma experiência positiva aos usuários e isso contará muito na hora de verificar quais resultados colocará nas primeiras posições.
Para você verificar se suas páginas estão carregando com boa velocidade o próprio Google tem uma ferramenta gratuita para medir o tempo de carregamento e apontar soluções a serem trabalhadas, acesse o site PageSpeed Insights e tenha essas informações.
Procure sempre ajuda e se destaque no mercado:
Por fim, existem questões técnicas, que principalmente desenvolvedores e profissionais do Marketing Digital podem te ajudar e com isso escalar bem mais o seu site e manter ele sempre nas melhores buscas.
Com um bom SEO On-page, seu site ficará bem posicionado nos resultados e terá mais chances de converter visitantes em clientes. Portanto, dedique-se às técnicas de SEO On-page e torne o seu site um sucesso!
Agora que já sabe um pouco sobre o assunto, que tal entrar em contato conosco, podemos fazer o seu site decolar. Entre em contato com a Verticis.