Os seus clientes têm uma voz e frequentemente estão tentando se comunicar com você através das redes sociais. Lidar com todas as mensagens que chegam em todas elas é uma tarefa complicada que frequentemente requer ajuda de ferramentas de monitoramento de redes sociais. Se você quer melhorar sua relação e comunicação com o seu cliente você tem que responder essas mensagens!
É por isso que você deve investir nessas ferramentas de monitoramento. Quando implantadas efetivamente, elas podem ajudar a impulsionar a sua estratégia de Marketing. Ainda não está convencido? Confira agora alguns benefícios dessas ferramentas que você pode estar perdendo no seu negócio.
Melhor entendimento de escuta e monitoramento de redes sociais
O monitoramento de redes sociais pode beneficiar o seu negócio ao fazê-lo aprender a diferença entre monitoramento e escuta social. Geralmente esses termos são considerados a mesma coisa e é fácil compreender o porquê. No entanto, essas duas atividades são métodos únicos para visualizar, medir e analisar o seu público. Confira a diferença entre as duas agora:
Monitoramento de redes sociais é o processo de coletar mensagens sociais em um único fluxo e tomar uma ação específica em resposta a cada mensagem (por meio de uma mensagem semelhante, de comentários ou de tarefa).
Escuta de redes sociais requer grandes volumes de mensagens e de palavras-chave ou tópicos específicos que exijam que sua marca reflita e desenhe a análise dessas ações (via análise de afinidades, por exemplo).
Entender a diferença entre essas duas variáveis é fundamental para qualquer estratégia de Marketing. É também importante saber que as duas são igualmente relevantes.
Gravar seus dados sociais traz informações valiosas sobre como o seu público interage com sua marca e com seus concorrentes. Já ouvir é fundamental para analisar o que os clientes dizem quando falam sobre sua marca. É a partir da escuta que é possível extrair informações das menções da sua marca. Já o monitoramento permite a sua marca se envolver em discussões e promover mais engajamento com o público.
Você deveria aplicar ambas as abordagens à sua estratégia nas redes sociais para alcançar o sucesso. A compreensão da diferença desses dois métodos ajudará a empurrar seus esforços de monitoramento na direção certa.
Torne-se mais acessível para seus clientes
Fornecer excelência na qualidade dos serviços prestados ao cliente está na vanguarda das iniciativas da maioria das marcas. Ser uma organização acessível significa que você deve considerar todas as vias de comunicação. E isso certamente inclui redes sociais.
O problema é que grande parte das mensagens direcionadas as marcas nas redes sociais são ignoradas. Ao monitorar essas mensagens, você verá oportunidades para entrar na conversa e fornecer respostas ao seu público. E se os seus seguidores ou qualquer outro usuário marcar a sua empresa em algum comentário você terá exposição total a qualquer mensagem que precise de uma resposta.
Ferramentas de monitoramento permitem que as marcas tornem-se mais acessíveis ao encontrarem formas de buscar e interagir com os clientes de forma mais rápida. Sua marca recebe mensagens diretas nas redes sociais o tempo todo. Mas e as mensagens em que o nome da sua marca ou empresa é mencionado de forma errada? E quando simplesmente esquecem de te marcar?
Experiências positivas podem realmente ter um efeito sobre os clientes em seu funil de vendas. É sempre melhor pensar em construir uma comunicação forte com seu público através de um relacionamento de longo prazo. E qual é a melhor maneira de abrir essa linha de comunicação? Comece monitorando suas mensagens sociais e fornecendo a melhor experiência ao cliente.
Nunca perca uma mensagem relevante para a sua marca
Como mencionamos acima, um dos melhores benefícios do monitoramento de redes sociais é a possibilidade de descobrir mais oportunidades para se envolver com os clientes. Isso significa que você precisa se concentrar nas mensagens recebidas que tenham relação com a sua marca. Isso independe de ela estar ou não diretamente mencionada.
São esses tipos de mensagens que fazem você se destacar junto ao cliente. Responder diretamente a uma pergunta sobre o seu produto, por exemplo, pode significar a diferença entre uma compra e um carrinho abandonado.
Para muitas marcas, há tantas mensagens que é fácil perder questões importantes porque não te marcaram, mencionaram ou usaram sua hashtag. No entanto, identificar as palavras-chave da marca em uma plataforma de monitoramento de redes sociais simplifica tudo.
Você nunca perderá uma mensagem recebida, hashtag, menção ou mesmo erros ortográficos comuns, monitorando as palavras-chave da marca e as hashtags. Essas ferramentas não só te ajudam a colocar todas as mensagens relacionadas a sua marca em um só lugar. Elas também te permitem analisar o desempenho das hashtags e ver como os usuários interagem com os materiais da sua marca em termos sociais.
Ao identificar palavras-chave relevantes em termos sociais, você abre espaço para novas discussões e ideias para blog e posts, além de poder identificar com quais tópicos o seu público realmente engaja mais.