O Facebook é a rede social mais popular do mundo e já soma um número superior a 2 bilhões de usuários. É difícil conhecer alguém que não tenha um perfil, o que torna essa plataforma perfeita para o marketing digital. No entanto, é preciso conhecer melhor as vantagens e ferramentas que o marketing no Facebook oferece, evitando um trabalho de divulgação incompleto.
Marketing no Facebook
Você está por dentro de tudo o que sua marca pode alcançar através da divulgação no Facebook? Então confira 10 dicas que separamos para ampliar seu alcance na rede e alavancar o sucesso da sua empresa!
Crie uma página para seu negócio
O Facebook considera um perfil como pessoal, ou seja, não é adequado utilizá-lo para promover sua marca. Para isso, a opção é criar uma página.
As vantagens são múltiplas: um número ilimitado de seguidores, possibilidade de criar campanhas pagas, usar ferramentas como posts programados, além de poder mensurar o seu público.
Invista no visual e mantenha as informações completas
Sua página representa sua empresa, portanto, é imprescindível que ela tenha a cara do seu negócio. Sua foto de perfil deve ser o seu logo e a foto de capa tem de ser algo que esteja relacionado à sua marca e que converse com a foto de perfil.
Outra coisa muito importante é manter todas as informações atualizadas na guia “sobre”. Telefone, horário de funcionamento, endereço e uma breve descrição devem fazer parte dessa construção.
Use vídeos!
O Facebook investe cada vez mais na produção de vídeos. Essa é uma das melhores formas de aumentar o alcance da sua publicação.
Você pode postar vídeos próprios publicados em plataformas como o YouTube ou o Vimeo, mas o mais indicado é que o vídeo seja publicado diretamente no Facebook. Transmissões ao vivo também podem ser uma boa dica!
Escolha imagens atrativas
A parte visual é a primeira coisa que desperta atenção nessa rede. Por isso, é importante a escolha de imagens vibrantes e bonitas para engajar essa estratégia de marketing no Facebook. Já demos dicas de como escolher imagens para o seu anúncio.
Responda os comentários
Todos os comentários que chegam à sua página, vêm de um interesse em comunicar-se com sua marca. Mesmo que desfavoráveis, merecem um tratamento e uma resposta adequada.
A conversação com os seguidores promove uma expectativa de diálogo e cria no seu público um interesse maior em interagir com a página.
Fique atento às mensagens
Mais direto do que um comentário é uma mensagem na caixa de entrada da página. Isso mostra o sucesso no objetivo principal do uso dessa ferramenta: você chegou ao cliente. Por isso, é preciso respondê-las rapidamente e com atenção, dando ao potencial cliente a sensação de que ele fez a escolha certa.
Além disso, o Facebook dá uma espécie de prêmio às páginas que respondem rapidamente, destacando essa agilidade em seu perfil.
Faça promoções e concursos
Uma forma ideal para aumentar o engajamento de sua página é promovendo ações promocionais. A empresa pode disponibilizar brindes e prêmios, realizando sorteios virtuais.
As pessoas gostam desse tipo de ação e podem compartilhá-las com outros usuários da rede.
Descubra o melhor horário para postar
É muito importante entender quando o público-alvo da sua marca está online. Isso é definido muito por conhecimento, através de várias tentativas, mas faz toda a diferença em suas publicações sobre marketing no Facebook. Também preparamos um post com algumas dicas sobre o assunto.
Fique atento à frequência de posts
Além de estar ciente dos melhores horários, é importante saber o quanto de informação precisa ser levada ao seu público. Postar demais pode cansar os usuários e postar pouco pode fazer com que sua marca seja esquecida. O ideal é trabalhar com diferentes tipos de postagem em um espaço adequado ao que você quer promover.
Impulsione posts estratégicos
Essa é uma das ferramentas mais importantes no uso de sua marca. Posts pagos aumentam o alcance do seu conteúdo e dão a garantia de atingir um número bem maior de pessoas.
Posts pagos podem ser utilizados para divulgar anúncios e produtos, aumentando a chance de trazer mais resultados positivos.
Agora, vá em frente!
Seguindo essas dicas e aplicando à sua página, o próximo passo é crescer. Use-a e compartilhe com orgulho! Compartilhe com família e amigos, divulgue por suas redes sociais e fortaleça sua empresa com marketing no Facebook e no ambiente virtual.