Como contar história de uma marca?

Publicado quinta-feira, 4 de abril de 2013

O branding é uma estratégia de gestão de uma marca com o foco de tornar uma marca conhecida entre o público e o mercado. Sendo assim, para que essa estratégia seja efetivamente válida, é necessária atenção a alguns pontos do seu negócio. Portanto, para contar história de uma marca é preciso apreço ao branding.

Desse modo, ter definido os valores, a missão e a visão da empresa é essencial. Alguns empresários podem não ver valor nessas informações, mas elas são norteadoras do comportamento da sua marca no mercado.

Portanto, neste texto vamos te guiar para transmitir a história e a realidade da sua empresa para o público. Vamos, lá?

Como contar história de uma marca?

Toda startup e pequeno negócio tem uma história para contar, algo que conectará possíveis clientes a sua marca. Por isso, como um líder na era das mídias sociais, você tem uma oportunidade de trazer clientes devotados, somente repensando o jeito que você transmite os valores da sua empresa.

O Foodily, um novo site de receitas, resolveu criar, ele mesmo, os valores da companhia, e se posicionaram como o maior banco de receitas na internet. Mas depois de contratarem a empresa LoveSocial, uma agência especializada em marketing social de Vancouver, Canadá, eles perceberam que esta não era a história a se contar.

Contar a história de uma marca vai além do que se pensa.

O fundador Azita Ardakani, redefiniu os valores, dizendo que a empresa dava ao consumidor a oportunidade de passar mais tempo comendo em casa, junto de sua família e amigos. Nas redes sociais, ela pediu aos consumidores que compartilhassem as suas lembranças favoritas da hora do jantar e o que significava para eles comer em casa. “Nós vimos uma conversa natural surgindo,” ela diz.

Ademais, o que fez a interpretação dos valores da Foodily ser muito mais bem sucedida, foi que criou uma oportunidade de conexão humana. “Conexão humana é o DNA das mídias sociais,” Azita diz.

Desse modo, para engajar seus consumidores, esforce-se em criar aquele apelo sentimental. Tente estas três dicas para articular e humanizar os valores da sua marca.

Expanda as suas ideias de valores.

Para se destacar no mercado de hoje, defina seus valores em termos humanos, não nos termos de negócios. “[Empresas] frequentemente tratam seus valores em relação direta às vendas,” diz Ardakani. “Este prêmio comercial é muito distrativo a respeito de quem eles realmente são e o que poderiam se tornar.”

Seu valor real é, na verdade, o que você acredita, o que você está tentando fazer no mundo e como você facilita a vida dos demais. “Você precisa ir mais profundo no quesito” “Porque você se importa”, diz Arkadani.

Sendo assim, você pode perguntar: Como seu produto está sendo criado? Qual é a filosofia do seu escritório? Você estará olhando para o que sua organização realmente se importa. Um aspecto dos seus negócios que faz de você único e valioso para o mundo a sua volta.

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Estabeleça uma linguagem em comum.

Em suma, os seus valores são um pouco como a sua visão, todos na companhia precisam estar na mesma página. “Um CEO e um empregado podem descrever a empresa de forma totalmente diferente”, diz Arkadani. “[A linguagem comum] cria um alinhamento sobre quem você realmente é.”

Peça a algumas pessoas em vários rankings e funções para compartilharem com você, cinco adjetivos que descrevam a empresa e dois aspectos do negócio que sejam únicos ou valiosos. Portanto, procure por temas ou pelas respostas mais fortes e sintetize-as em uma definição clara e bem definida.

Dê a sua empresa uma voz humana.

Uma vez que você definiu o porquê você se importa e como descrever seus valores, escolha o melhor tipo de pessoa que possa passar a mensagem. “Você esta criando uma personalidade”, Arkadani diz. Esta voz é feminina ou masculina? Estilo comum ou peculiar? Teimosa ou mente aberta? Se seus negócios fossem um ser humano, quem ele seria e com o que ele se importaria?

Por fim, esta clareza leva a uma personalidade real e relacionável que ajudará você a construir uma base de clientes leais. “As marcas que obtiveram mais sucesso no meio social humanizaram seus negócios” Arkadani diz. “Eles se mantiveram leais a quem eles eram e estiveram sempre abertos e sempre sendo honestos.”

Artigo escrito por Nadia Goodman ao site Entrepreneur.com

Artigo retirado e traduzido do site Entrepreneur.com 

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