Fatores que prejudicam o desempenho de página no Facebook

Publicado quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Muitos empreendedores estão migrando para o Facebook motivados pelo sucesso da rede social e seu potencial para e-commerce. Não podemos negligenciar os benefícios que essa ferramenta do marketing digital pode trazer a todo e qualquer empreendimento que se disponibiliza a usá-la.

Mas ao manter uma página no Facebook nos deparamos com muitas dúvidas. E uma delas é: o que pode estar prejudicando o desempenho da minha página? Essa dúvida é importante e deve ser solucionada para que o sucesso digital da empresa não seja afetado negativamente.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com 5 fatores que, se não monitorados, podem prejudicar o desempenho e propagação da sua página na rede.

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1. Falta de atualização

Este erro pode ser crucial para o desempenho de uma página no Facebook. Não atualizar o conteúdo e elementos da sua página faz com que ela não fique visível na timeline dos usuários e consequentemente deixe de ganhar curtidas e seguidores.

É extremamente importante atualizar a sua página, nem que seja uma vez por dia. Ao deixá-la sempre visível para os seus usuários para que eles possam curtir, compartilhar e comentar, sua empresa será sempre lembrada.

2. Conteúdo não atrativo

Mas não adianta apenas investir em atualizações se não houver o mesmo investimento em conteúdo. O conteúdo é o motivo pelo qual o público será motivado (ou desmotivado) a interagir com a página. Um erro comum é a publicação de conteúdo não original, isso pode tirar credibilidade da empresa.

Outro grande erro é apenas publicar postagens referentes a vendas e produtos.

Lembre-se de que o ambiente do Facebook é descontraído e as pessoas entram em seus perfis querendo encontrar conteúdos atrativos, criativos, que sugiram algo a mais do que simplesmente o comércio. Se você vende CDs de música, por exemplo, que tal postar notícias relacionadas à parada musical da Billboard ou notícias sobre artistas?

3. Falta de relacionamento com o público

O grande fator que move as pessoas em redes sociais é o relacionamento e a interação instantânea. Uma página deve sempre corresponder às expectativas de seus seguidores.

Responder às mensagens diretas e comentários é um grande passo para isso. Mesmo que a mensagem ou o comentário seja fruto de uma reclamação, vale mostrar que sua página e empresa valorizam a opinião do seu público e que está disposta a resolver da melhor maneira.

Não poupe relacionamento e interação com os usuários, isso aumentará a credibilidade da sua fan page e a propagação dela na rede.

4. Não utilizar os recursos de publicidade da ferramenta

Muitos empreendedores se propõem a utilizar o Facebook como ferramenta de vendas, porém não estudam seus recursos, e acabam não aproveitando de maneira eficaz a rede social.

O Facebook disponibiliza ferramentas de publicidade que podem mudar significativamente o quadro de uma página e alavancá-la. Os links patrocinados, por exemplo, ajudam você a conquistar curtidas e consequentemente possíveis novos clientes consumidores da marca.

Vale lembrar que existem diferentes preços de publicidade para diferentes tipos de orçamentos. Ou seja, é possível investir pouco e ter um grande impacto.

5. Não ter objetivos e metas definidas

Antes de se lançar em qualquer plataforma digital é muito importante que a empresa que utilizará os serviços defina metas e objetivos. Quais são as motivações e intenções da empresa com esse recurso?

Qual o público que quero atingir com a minha página? Perguntas como essa ajudam a dar forma ao conceito e sentido à campanha. Definir esses requisitos podem evitar transtornos futuros e possíveis erros.

É importante lembrar que essas práticas devem ser constantes para que sejam eficazes. Com uma estratégia bem definida, os resultados podem ser muito positivos.

Como está o desempenho da fan page da sua empresa no Facebook? Compartilhe conosco nos comentários!

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