Como anunciar no YouTube?

Publicado terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Anunciar no YouTube pode ser uma ótima maneira de gerar tráfego para o seu site ou blog. 

O YouTube é o segundo maior site de busca do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. A plataforma também é a segunda maior rede social, atrás apenas do Facebook.

Isso significa que há muitas pessoas procurando por conteúdo no YouTube. E se o seu vídeo for bem-sucedido, você pode até mesmo gerar algumas vendas.

É também uma das maneiras mais eficazes de anunciar sua marca, produto ou serviço. 

Porém, anunciar no YouTube pode ser um pouco diferente do que anunciar em outros lugares. 

Neste conteúdo, vamos mostrar a você como criar um anúncio no YouTube e alcançar o seu público-alvo. Vamos abordar os seguintes tópicos:

Por que anunciar no YouTube? Uma breve análise dos benefícios

Se você ainda não anunciou no YouTube, está perdendo uma grande oportunidade. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o YouTube é o segundo maior site de busca do mundo – atrás apenas do Google. 

E os anúncios no YouTube têm um alcance impressionante: mais de 80% dos usuários do YouTube assistem a vídeos em dispositivos móveis.

Com tantos potenciais clientes, por que você ainda não está anunciando no YouTube?

Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar anunciar no YouTube:

Grande alcance

Como já mencionamos, o YouTube tem um alcance massivo, o que significa que há muito potencial para que o seu anúncio seja visto por um grande número de pessoas. 

Além disso, os anúncios do YouTube são exibidos para usuários em todo o mundo – então, independentemente da sua localização, você poderá alcançar um público global com os seus anúncios.

Poderoso impacto emocional

Os vídeos têm um impacto emocional muito maior do que outros formatos publicitários, como texto ou imagens.

Isso significa que os espectadores são mais propensos a se lembrar dos vídeos que assistem e associar a sua marca com esses sentimentos positivos.

Como anunciar no YouTube

Primeiramente, anunciar no YouTube pode ser um pouco diferente do que anunciar em outros lugares. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar um anúncio bem-sucedido no YouTube:

Identifique o seu objetivo

O primeiro passo para anunciar no YouTube é identificar o seu objetivo. Você quer gerar tráfego para o seu site? Ou talvez você queira vendas diretas?

Uma vez que você saiba o que quer alcançar, ficará mais fácil escolher o tipo certo de anúncio. Existem três tipos principais de anúncios no YouTube:

  • In-Stream Ads: esses anúncios são exibidos antes, durante ou depois de um vídeo. Eles são ideais para aumentar o tráfego para o seu site.
  • Discovery Ads: esses anúncios são exibidos na página de resultados de busca do YouTube ou na página inicial do usuário. Eles são ideais para aumentar as visualizações de seus vídeos.
  • TrueView Ads: esses anúncios são exibidos como uma opção junto a outros vídeos. Os usuários podem optar por assistir ou pular o seu anúncio. Eles são ideais para aumentar as conversões, pois só os usuários que realmente estão interessados ​​no seu produto ou serviço irão assistir ao seu anúncio.

Escolha o formato certo

Agora que você já sabe qual o seu objetivo, é hora de escolher o formato certo para o seu anúncio.

In-Stream Ads: os In-Stream Ads são os anúncios padrão do YouTube. Eles são exibidos antes, durante ou depois de um vídeo.

Discovery Ads: os Discovery Ads são anúncios que aparecem na página inicial do usuário ou nas páginas de resultados de busca do YouTube.

TrueView Ads: os TrueView Ads são os anúncios que aparecem como uma opção junto a outros vídeos. Os usuários podem optar por assistir ou pular o seu anúncio.

Crie um anúncio cativante

Enfim, após escolher o formato certo para o seu anúncio, crie um anúncio cativante.

Um anúncio bem-sucedido deve ser ousado, criativo e relevante para o seu público-alvo.

Além disso, é importante que o seu anúncio seja o mais curto possível. O YouTube permite que os anúncios sejam de até 15 segundos de duração.

Escolha a palavra-chave certa

Uma das maneiras mais eficazes de ranquear o seu anúncio no YouTube é escolher a palavra-chave certa. A palavra-chave é a palavra ou expressão que as pessoas digitam na barra de pesquisa do YouTube.

Por exemplo, se você estiver vendendo bolsas, a sua palavra-chave pode ser “bolsas de couro”.

Escolha o seu orçamento

Por fim, é importante escolher o seu orçamento. O YouTube permite que você escolha o seu orçamento diário ou mensal.

Tenha em mente que o YouTube cobra pelo número de visualizações do seu anúncio. Portanto, se você escolher um orçamento muito baixo, poderá não alcançar o seu objetivo.

Seguindo essas dicas, você poderá criar um anúncio bem-sucedido no YouTube e gerar mais tráfego para o seu site ou blog.

Dicas para criar um bom anúncio no YouTube

Para criar um bom anúncio no YouTube, siga estas dicas:

  1. Crie um vídeo atraente e de qualidade – Seu vídeo deve ser profissional e atraente para o seu público-alvo. Lembre-se, o seu vídeo é a sua marca, e você quer que as pessoas se lembrem dele.
  2. Escolha a palavra-chave certa – A escolha da palavra-chave certa para o seu vídeo é crucial, pois isso ajudará as pessoas a encontrá-lo quando estiverem pesquisando no YouTube. Certifique-se de que sua palavra-chave está nos títulos e descrições do seu vídeo, bem como nas tags.
  3. Use os anúncios InVideo – Os anúncios InVideo permitem que você insira um anúncio em um vídeo existente no YouTube. Isso pode ser uma ótima maneira de alcançar um grande número de pessoas com o seu anúncio, pois você estará aparecendo em um vídeo que já é popular.
  4. Anuncie no Google AdWords – O Google AdWords oferece uma ótima maneira de divulgar o seu vídeo para um grande número de pessoas.

Você pode configurar o seu orçamento e definir quais palavras-chave deseja que o seu anúncio apareça quando alguém pesquisar no Google.

Como otimizar o seu anúncio para alcançar mais pessoas?

Otimizar o seu anúncio para alcançar mais pessoas pode parecer complicado, mas há algumas maneiras de simplificar o processo.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a maximizar o impacto do seu anúncio no YouTube:

Em primeiro lugar, identifique o seu público-alvo –

Antes de começar a criar o seu anúncio, é importante ter uma ideia clara do tipo de pessoa que você deseja alcançar. Isso irá ajudá-lo a escolher o formato e o conteúdo do seu anúncio de forma mais eficaz.

Escolha um formato que se adapte às suas necessidades –

Existem vários formatos de anúncios diferentes disponíveis no YouTube, por isso, é importante escolher aqueles que melhor se adaptam às suas necessidades.

Por exemplo, os anúncios em vídeo são ótimos para transmitir uma mensagem complexa, enquanto os anúncios em texto são mais adequados para promover ofertas especiais ou chamadas à ação claras.

Crie um título e uma descrição atraentes –

O título e a descrição do seu anúncio são importantes para chamar a atenção das pessoas e fazê-las quererem assistir ao seu vídeo.

Certifique-se de usar palavras-chave relevantes e criativas que incentivem as pessoas a assistir ao seu anúncio.

Selecione as imagens certas –

As imagens que você usa no seu anúncio também são importantes para atrair as pessoas e fazer com que elas assistam ao vídeo.

Use imagens que transmitam a mensagem do seu anúncio de forma clara e concisa, e tente evitar imagens genéricas ou desatualizadas.

Escolha uma boa trilha sonora –

A trilha sonora do seu anúncio é outro elemento importante que pode influenciar positivamente as pessoas que veem o seu vídeo.

Escolha uma música que corresponda com o tema do seu anúncio e que tenha um ritmo agradável, para que as pessoas possam realmente prestar atenção à sua mensagem.

Bônus:

Criando um script impactante 

Criar um script para o seu vídeo do YouTube pode parecer uma tarefa assustadora, mas não precisa ser!

Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode criar um vídeo que chamará a atenção dos espectadores e os manterá assistindo até o final.

Aqui estão algumas dicas para escrever um script impactante para o seu vídeo do YouTube:

  • Determine o objetivo do seu vídeo. Você quer informar, educar ou entreter? Qualquer um desses objetivos é perfeitamente aceitável, mas você precisa definir isso antes de começar a escrever o seu script. Isso lhe dará uma direção clara para seguir enquanto você estiver criando o conteúdo do vídeo.
  • Crie uma história envolvente. Seja qual for o objetivo do seu vídeo, ele precisa ter uma história envolvente que mantenha as pessoas interessadas.
  • Comece com um gancho chamativo para prender a atenção dos espectadores e certifique-se de que todo o conteúdo do vídeo está relacionado à história que você está contando. Seja criativo e não tenha medo de experimentar!
  • Use imagens e vídeos para ilustrar a sua história. Uma boa história é importante, mas as imagens e os vídeos são igualmente importantes para manter as pessoas interessadas no seu vídeo. 
  • Escolha imagens e vídeos que complementam sua história e ajudam os espectadores a compreenderem melhor o seu ponto de vista.
  • Lembre-se: menos é mais! Não exagere na quantidade de imagens e vídeos que você usa, apenas inclua aqueles que realmente adicionam valor à sua história.
  • Faça as pessoas rirem! Um bom humor é sempre bem-vindo em um vídeo do YouTube — afinal, as pessoas gostam de assistir a coisas que as façam rir! Se você conseguir incorporar humor naturalmente em sua história, isso fará com que ela seja mais divertida de assistir e mais lembrada pelos espectadores. Novamente, não force as coisas, apenas use humor quando ele fizer sentido dentro da sua história.
  • Encerre com um bang! Sua história precisa ter um final forte que deixará as pessoas falando sobre o seu vídeo por dias – senão por semanas!
  • Certifique-se de que todas as peças da sua história estejam perfeitamente alinhadas antes de chegar a este momento crucial.

5 erros a evitar ao fazer um anúncio no YouTube

  1. Não fazer um anúncio no YouTube é um erro grave.
  2. Outro erro grave é fazer um anúncio no YouTube e não colocar os seus dados de contato, como o seu site ou o seu endereço de e-mail. Isto significa que as pessoas não vão poder visitar o seu site e, consequentemente, não vão poder comprar os seus produtos.
  3. Um terceiro erro é fazer um anúncio no YouTube e não ter uma boa imagem ou vídeo para acompanhá-lo. As pessoas gostam de ver imagens e vídeos dos produtos que são anunciados, por isso, se não tiver uma boa imagem ou vídeo do seu produto, as pessoas simplesmente não darão atenção ao seu anúncio.
  4. Um quarto erro é fazer um anúncio no YouTube e não incluir uma descrição detalhada do produto que é anunciado. As pessoas querem saber exatamente do que se trata o produto antes de comprá-lo, por isso, se não incluir uma descrição detalhada do mesmo, as chances de alguém comprar o seu produto diminui drasticamente.
  5. Por último, mas não menos importante, um quinto erro é fazer um anúncio no YouTube e depois nunca mais voltar a ele. Se as pessoas verem que o último anúncio que você fez foi há muito tempo atrás, elas simplesmente irão ignorá-lo e procurar outros lugares para encontrar os produtos que precisam.

Conclusão

Agora que você já sabe como anunciar no YouTube, é hora de colocar os seus planos em ação e começar a investir nessa plataforma.

Com um pouco de criatividade e planejamento, você pode criar campanhas que chamam a atenção do seu público-alvo e te ajudam a alcançar os seus objetivos.

Se você quer anunciar no YouTube, entre em contato com a Verticis e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar o seu público-alvo.

A Verticis possui uma equipe de especialistas em marketing digital que irão desenvolver uma estratégia de anúncio personalizada para você e o seu negócio.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp