Como criar um site grátis?

Publicado quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Se você acha que criar site grátis é impossível, este texto vai te convencer do oposto. Criar sites grátis é uma possibilidade que sua empresa tem para se posicionar online. Afinal, ter um site para sua empresa é essencial para o crescimento digital

Seja para vender ou para informar, ter um site é um passo importante para a estratégia de marketing digital de uma empresa. Neste texto, vou te dar dicas de como criar um site e também como fazer isso gratuitamente utilizando as melhores ferramentas do mercado.

Além disso, vou te dar dicas baseadas na segurança da informação, facilidade de uso e possibilidades de cada plataforma. Afinal, algumas soluções não funcionam para todos os tipos de empresas/marcas. O de quebra, você ainda aprenderá a como planejar um site.

Vamos lá?

Como criar um site grátis?

Atualmente, existem plataformas que permitem a criação de sites gratuitamente. Além de criar um site do zero, elas também oferecem formas de personalizar e utilizar sites criados. Assim, facilitando o acesso de quem visa desenvolver um site. Abaixo, listarei algumas dessas plataformas e suas principais características. 

Como criar site sem saber desenvolver?

Diferente do processo de criação com um time de desenvolvedores, a criação nessas plataformas difere. Sendo assim, se limita em algumas funções e possibilidades. Por isso, tenha em mente que não é possível criar todo tipo de site em plataformas de criação de sites.

Icone de devenvolvimento web

Alguns escopos necessitam mais atenção e devem ser feitos por um time de desenvolvedores. Se você quiser saber se faz um site com desenvolvedor ou não, temos um texto perfeito para você.

O que é preciso para criar um site?

Antes de escolher a plataforma de criação de sites, você precisa ter em mãos o que é necessário para o bom funcionamento do site. Mais a frente no texto falaremos sobre cada item da lista.

Em resumo, para criar um site gratuitamente você precisará:

  • Escolher uma plataforma de criação de sites grátis;
  • Registrar o domínio; 
  • Escolher um provedor de hospedagem;
  • Criar o conteúdo do site;
  • Personalizar o design;
  • Cuidar da segurança.

Sendo assim, vamos ao primeiro item!

Plataformas de criação de sites gratuitas.

Para criar site grátis o primeiro passo é identificar qual plataforma de criação de sites é a melhor para o escopo do seu projeto. Um site pode ser dividido em várias páginas e funções. Sendo assim, é possível criar lojas virtuais, blogs, páginas de notícias, catálogo de serviços, páginas de venda e muito mais.

Saber isso é importante, pois, dependendo do seu objetivo, algumas plataformas são mais indicadas do que as outras. Mas, não se preocupe, explicarei.

WordPress

wordpress

O WordPress é um CMS, Content Manegemment System, e é utilizado para gerir conteúdos de um site. Ele é utilizado também para criação de sites, blogs e lojas virtuais. Além de ser uma das melhores mais utilizadas, o WordPress permite a utilização de plugins de acrescentam funções. 

Outro destaque para o WordPress é que ele tem código aberto, o que permite que qualquer pessoa pode utilizar e contribuir para o seu desenvolvimento.

Para criar sites gratuitamente com o WordPress você precisa ter a hospedagem e o servidor em mãos. Existem algumas opções de servidores direcionados para o WP, são elas o WP Engine, a Kinsta e a SiteGround.

Depois, você precisará instalar o WordPress e escolher um tema. Os temas no WordPress são pacotes de design prontos que utilizá-se-se para criar sites. Existem temas gratuitos e pagos, você pode conferir mais no próprio WordPress.

Feito isso, você ainda deve personalizar o site e deixá-lo com a identidade da sua marca. Com tudo isso feito, ainda é possível utilizar plugins para adicionar funções ao seu site.

Plugins no WordPress

Os plugins do WordPress oferecem mais funções e possibilidades para um site. O Elementor, por exemplo, é utilizado para editar sites e configurar a parte visual do conteúdo.

Outros plugins como o Yoast são ideais para o cuidar do SEO de um site. Mas, é preciso ter cuidado, adicionar muitos plugins em um site pode ser prejudicial para a performance.

Segurança no WordPress

Outro ponto que preciso destacar é a segurança. O WordPress tem a má fama de ser inseguro, mas isso não é justo. É possível ter um site WordPress seguro se feitas as devidas configurações. Confira aqui como manter um site WordPress seguro em poucos passos.

É fácil criar sites no WordPress?

Não tem como dizer se é fácil ou não, pois dependerá do tamanho do projeto e sua complexidade. Mas, posso afirmar que se você tiver conhecimentos de desenvolvimento, será mais rápido. Além disso, contar com um time de desenvolvedores profissionais, além de acelerar o projeto, pode evitar problemas de segurança e estabilidade.

Plataformas de venda online.

O próximo tópico é focado em quem quer criar loja virtual grátis. Atualmente, há algumas plataformas de venda online que permitem o gerenciamento de catálogos de produtos e a criação de lojas virtuais gratuitamente. Apesar das limitações e de outros custos atrelados a essa plataformas, elas são alternativas para quem quer criar um e-commerce próprio.

As plataformas a seguir tem formatos parecidos, porém podem diferir em alguns aspectos como o pagamento e a forma que lidam com integrações. 

Shopify

O Shopify é uma plataforma completa para gerenciamento de lojas virtuais. Nele, é possível criar uma loja virtual completa para sua empresa. Assim como o exemplo anterior, é possível escolher temas e personalizá-los. 

Escolha o tema, personalize-o, depois é só abastecer o catálogo de produtos e configurar o pagamento e a logística de entrega. Com isso, você tem um site pronto para vender.

Shopify é gratuito?

Apesar de ter um período de experimentação gratuita, é preciso pagar para usufruir as principais ferramentas do Shopify. E como é uma plataforma estrangeira, no momento da publicação desse artigo as cobranças são em dólar.

Além disso, o suporte não é gratuito, então se você tiver problemas e quiser alguém para te ajudar, terá que assinar um plano.

Portanto, espere um investimento mensal para manter seu site funcionando. Mas, a sua loja e site, você cria gratuitamente. Faz sentido?

Nuvemshop

Em contrapartida, o Nuvemshop é um serviço similar ao Shopify cuja maior diferença é que é possível ter uma conta gratuita. Apesar das limitações da conta gratuita, ela pode servir para muitas empresas. Contudo, se você tem um escopo maior, será preciso assinar um plano. O suporte é gratuito e o pagamento é em real. 

Além disso, o Nuvemshop se destaca por ter por padrão algumas ferramentas que você precisa adicionar à parte no Shopify. A gestão de logística, por exemplo, é integrada na plataforma. 

Tirando isso, espere as mesmas funções do Shopify. É possível personalizar um tema, ter um domínio só seu, adicionar produtos e muito mais.

Venda no Instagram Shopping

Um dos motivos de alguns empreendedores escolherem essas plataformas são as suas integrações com outros serviços. O Instagram Shopping, por exemplo, pode ser utilizado nas duas plataformas.

Então, você ainda tem a possibilidade de integrar o seu site com o Instagram da sua empresa. Legal, né?

Criadores de site gratuitos.

Abaixo, separamos alguns criadores de site gratuitos que certamente vão te ajudar a criar um site profissional gratuitamente.

Confira:

Google Sites

Se você visa criar um site institucional grátis, o Google Sites é uma ótima opção.

Além de contar com hospedagem gratuita, o Google Sites permite que criemos sites a partir de temas pré-definidos. Com uma interface simples e fácil de utilizar, ainda é possível colaboração em tempo real com outros usuários. Se você preferir, pode até fazer o upload de um código HTML próprio.

Um destaque para essa ferramenta é a integração com os produtos do Google. Ou seja, você pode integrar o Analytics, Search Console e outras ferramentas do Google. 

Quais as desvantagens do Google Sites?

A maior desvantagem de utilizar o Google Sites é a sua limitação. Há limitação de uso, de criação e também de otimização. Então, se você se preocupa com SEO o Google Sites talvez não seja a melhor plataforma para criar seu site.

As limitações também impactam o tipo de site que podemos criar nessa plataforma. Afinal, ficamos limitados a sites menores e menos complexos. Ah, e não tem suporte, então esqueça a ajuda caso tenha problemas.

Para quem o Google Sites é indicado?

O Google sites é muito útil para perfis mais simples e menos complexos. Como criar o site institucional da sua empresa. 

Portanto, se você quer criar uma loja virtual, o Google Sites não é a melhor opção.

Wix

O Wix é um site que permite que criemos sites de uma forma intuitiva e facilitada. Com um sistema de arrasta e solta, a criação de sites fica muito mais fácil e acessível.

Primeiro, é preciso criar uma conta gratuita no Wix e escolher um modelo de site dentre as várias opções disponíveis. Em seguida, personalize o modelo adicionando imagens, textos e elementos, como formulários de contato e botões de call-to-action. 

Quando o site estiver pronto, basta publicá-lo em um domínio gratuito do Wix ou em um domínio personalizado. A partir daí, é possível gerenciar e atualizar o site de maneira simples e prática usando o painel de controle do Wix. 

Com recursos e modelos para escolher, o Wix é uma ótima opção para quem deseja criar um site profissional e de alta qualidade de forma fácil e rápida.

O que um site precisa ter?

Agora que você já tem várias opções de como criar um site grátis, é preciso entender também o que seu site precisa ter para funcionar corretamente.

Abaixo, separei alguns tópicos importantes que são essenciais em sites institucionais.

Página Inicial

É a página principal do seu site. Ou seja, é o primeiro contato do seu visitante com o conteúdo. Por isso, capriche em deixar a home com a cara da sua empresa. 

Além disso, é importante frisar que a página inicial deve direcionar o tráfego do visitante para o seu site. Contando com botões que direcione para páginas de produtos, serviços e páginas importantes.

Quem Somos

Na página quem somos contamos um pouco mais sobre a história da empresa. Nesta página, você também pode adicionar pontos da sua missão, visão e valores. 

Outro ponto importante para a página Quem Somos é que nela criamos um espaço para apresentar a empresa e se conectar com o visitante.

Blog

O blog é uma parte do site onde postamos artigos úteis para a persona de um site. 

Serviços/Produtos

As páginas do seu serviço ou produto também devem ser planejadas e pensadas com o foco de converter mais. Então, foque em facilitar a conversão eliminando obstáculos desnecessários, como pop ups e banners em excesso.

Aqui, você deve convencer o seu visitante que seu produto ou serviço é o certo para ele.

Segurança de dados

Outro ponto importante é a sua preocupação com a segurança de dados. Por isso, dedique uma página para informar para os visitantes como você lida e armazena os dados. 

Essa dica é importante para se manter nos parâmetros corretos da LGPD.

Conclusão.

Finalizando, esperamos que você consiga criar um site utilizando algumas das dicas do artigo. Por fim, se você quiser construir um site com mais facilidade e segurança, indicamos que faça esse trabalho com um profissional ou um time de profissionais.

Construir um site complexo é uma tarefa complicada em algumas dessas plataformas. Então, se você tem um escopo de site mais elaborado, procure uma empresa especializada em construção de sites e sistemas.

Curtiu o texto? Compartilhe.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp