O que é WordPress e como utilizar?

Publicado sexta-feira, 3 de março de 2023

WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo. Sendo o CMS (Content Management System) mais utilizado do mundo, ele é um famoso conhecido do mundo do desenvolvimento. Há quem ame e quem odeie, mas ninguém pode negar sua importância para o mundo digital.

Afinal, você certamente já deve ter visitado um site que utiliza o WordPress. Inclusive, se você está lendo esse texto, você já está em um site WordPress. Não é atoa que o WordPress representa 61% do mercado de CMS no mundo. Os dados são da W3Techs.

Por conta de sua grande presença, profissionais do desenvolvimento web e marketing digital se aventuram para aprender e descobrir mais sobre o sistema. Se você também quer conhecer mais a fundo o WordPress, nesse conteúdo teremos um resumo completo. Vamos lá?

O que é WordPress?

Como adiantado, o WordPress é um CMS ( em português, sistema de gerenciamento de conteúdo). Geralmente, é um utilitário feito para o gerenciamento de conteúdos como sites, blogs, lojas online, landing pages, one pages e outros diversos formatos de sites.

Criado em 2003, o WordPress foi um dos protagonistas da democratização digital. Dando ferramentas para diversos criadores se desenvolverem e criarem na internet. Aqui na Verticis, trabalhamos com o WordPress há mais de 10 anos e afirmamos: ele mudou a internet.

Atualmente, é um sistema completo com diversas ferramentas e possibilidades. Sendo uma ótima opção de CMS para empreendedores de diversos setores e tamanhos. Não importa o tamanho da sua empresa.

Mas, antes de continuarmos a conhecer esse sistema, precisamos entender o que é um CMS e como ele é utilizado.

O que é CMS?

Como o nome já indica, o CMS é um gerenciador de conteúdos digitais. A sua utilização é importante, pois, ela facilita o acesso de pessoas não programadoras a edição de sites. Basicamente, com um CMS é possível gerir conteúdos de sites sem a necessidade de mudança em códigos. Tudo é feito em uma interface intuitiva e que facilita a compreensão.

Assim, utilizar um CMS é uma forma eficiente de gerir um site. Fazendo com que profissionais de diversas áreas possam agir sem precisar de conhecimentos avançados de programação. Sendo assim, com um CMS você gerencia textos, vídeos, imagens e páginas.

Com isso fica mais fácil entender o motivo do WordPress fazer tanto sucesso. Como o CMS mais utilizado, a comunidade que se criou alimenta e mantêm o WP em relevância.

CMS significa Content Management Sistem

Como o WordPress funciona?

Agora que você já sabe o que é um CMS entender o funcionamento do WordPress é mais simples.

Basicamente, o WordPress funciona gerenciando conteúdos de sites. Com ele é possível criar novas páginas entre outras funções.

As principais funcionalidades são:

  • Criação de páginas, categorias e tags;
  • Produção de textos para blogs e páginas;
  • Inserir conteúdos de mídias;
  • Moderar comentários;
  • Acompanhar dados de acesso;
  • Gerenciar permissões;
  • Utilizar plugins;
  • Editar e desenvolver a aparência do site.

Em suma, pense no WordPress como uma central de administração de um site. Todas as informações estão lá e podem ser editadas.

Vantagens de usar o WordPress

Além das vantagens citadas acima, um dos principais motivos de se utilizar o WordPress é a sua facilidade. Com ele é possível realizar mudanças em sites como se estivesse editando um arquivo no Word.

Ou seja, a facilidade é muito grande. Se você já editou um texto no Word, facilmente entenderá a interface visual da plataforma.

Plugins aos montes: diversas opções de plugins

Outro ponto que é grande diferencial é a disponibilidade de plugins. Em suma, há uma abundância de plugins disponíveis. Se você sente falta de alguma função ou informação, provavelmente haverá um plugin para te ajudar.

Além dos plugins, a customização é a lei. Ou seja, é possível criar sites personalizados e únicos.

Para instalar plugins é muito fácil: Painel > Plugins > Adicionar Novo > Instalar > Ativar. (Tem conteúdo sobre isso)

É grátis e aberto.

O WP é um projeto de código aberto e gratuito. Isso faz com que mais pessoas possam ter acesso. Pessoas de todo o planeta podem estudar, testar e alterar o WordPress.

Com isso, a comunidade em volta do assunto é bem movimentada. Logo, você facilmente encontra resoluções para problemas e dicas de utilização.

Segurança

A segurança é importante para o seu site. Por isso, o WordPress tem frequentes atualizações com foco na melhoria de segurança.

Além disso, ele suporta vários plugins voltados para a segurança do site. Plugins para filtrar comentários, para evitar ataques e de monitoramento de segurança.]

Veja também: como manter a segurança em sites WordPress?

Use diversos tipos de mídia.

Por fim, não poderíamos falar das vantagens de usar o WordPress sem citar a sua versatilidade. Você pode utilizar mídias diversas.

Desde vídeos, PDF, tabelas, texto, imagens e muito mais!

seo

WordPress.org ou WordPress.com: qual você deve escolher?

Se você está aprendendo sobre o WordPress e se deparou com essas duas ramificações, não se assunte! Realmente há duas versões do sistema.

WordPress.com

O WordPress.com é o serviço de hospedagem limitado que é utilizado principalmente por bloggers. Você não precisa ter hospedagem e domínio de um site. Afinal, seu domínio será nomedosite.wordpress.com. Contudo, é possível pagar para ter um domínio personalizado.

Além disso, essa versão tem outras limitações:

  • Não é possível usar temas personalizados;
  • A marca e o logo do WordPress estarão sempre presentes;
  • Você não poderá alterar o código-fonte;
  • Limitação de armazenamento nos planos mais baratos;
  • Não há formas de monetização do site.

Essas e outras limitações fazem dessa versão menos atraente para desenvolvedores e pessoas que buscam utilizar o WordPress como um CMS.

WordPress.org

Já o WordPress.org  é um site em que você pode baixar o software e o código aberto para utilizar o WP em seu servidor.

Nesse caso, é um requisito que você tenha um domínio e hospedagem do seu site. Ademais, com o código livre, você pode alterar e fazer personalizações. Outrora, é possível utilizar plugins, temas, idiomas e diversos recursos sem qualquer limitação.

Qual deles escolher?

Essa decisão deve ser feita com base no seu objetivo. Cada projeto tem suas características únicas que são contempladas por uma ou outras versões.

Contudo, em casos de sites mais complexos, lojas virtuais e projetos mais delicados, o mais indicado é usar o WordPress.org. Dessa forma, o controle de tudo está nas mãos dos desenvolvedores.

Porém, é importante lembrar que nesses casos o trabalho é mais complexo e caro. Mas, é comum que quem escolhe essa opção esteja em busca de monetização. Então, é essencial utilizar o .org.

Já em casos mais simples, como sites pessoais, de blogs ou portfólios, o wordpress.com será muito útil.

Veja como criar um site grátis.

Como Instalar o WordPress?

Antes de instalar o WordPress.org fique de olho nos requisitos mínimos exigidos:

  • Servidor baseado em UNIX/Linux1
  • PHP versão 7 ou superior
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

Com isso em mãos, vamos à instalação. Existem duas formas de instalar o WordPress: automática ou manualmente.

Pessoa construindo site no WordPress ilustração

Instalar o WordPress automaticamente.

No modo automático o processo é feito diretamente no serviço de hospedagem escolhido. Sendo assim, existem diversos serviços no mercado como Hostgator, GoDaddy, LocalWeb e afins.

Nesses casos, você deve seguir os passos de cada serviço. Não se preocupe, é bem fácil, o processo é quase instantâneo.

Como instalar o WordPress Manualmente.

Já o modo manual é mais complexo. Antes de começar, baixe a versão mais atual do WP no site oficial.  Além disso, você precisará de um cliente  FTP (FileZillaTransmitCyberduck, etc.).

Desse modo, crie um banco de dados no painel de controle do seu serviço de hospedagem, com o cliente FTP instalado no computador, crie um usuário e senha que servirá de administrador do site.

Feito isso, você agora deve instalar os arquivos do WordPress. Esses arquivos estão disponíveis no seu domínio.

Quais são os plugins essenciais para WordPress?

Com o WordPress instalado é hora de instalar plugins que vão te ajudar a facilitar a administração do site. Atualmente, existem diversos plugins que adicionam funcionalidades ao seu site. Sendo assim, reunimos 5 plugins essenciais para o seu site.

Youst SEO

O Youst SEO é um plugin de acompanhamento de SEO. Com ele você gerencia a qualidade de textos e planeja conteúdos com foco em SEO.

Ele traz relatórios completos que mostram se seu site está nas diretrizes de SEO e se precisam de melhorias. Além disso, com ele é possível editar Meta Description, Título e todas as informações relevantes para o ranqueamento orgânico.

Se você quiser saber mais sobre o SEO, clique aqui. O Youst SEO é gratuito, mas tem planos pagos.

W3 Total Cache

Ainda no mundo do SEO, ter um site rápido é importante tanto para o seu usuário quanto para os buscadores. Por isso, o W3 Total Cache é uma ‘mão na roda’! Ele otimiza a velocidade do site compactando os arquivos CSS e Javascript.

WooCommerce

Para quem busca soluções para lojas virtuais, o WooCommerce é um destaque no mercado. Com o WooCommerce é possível construir lojas virtuais com facilidade e qualidade.

Todas as necessidades de uma loja virtual em um só plugin.

converse agora com um especialista em tráfego pago

Contact Form 7

O Contact Form 7 é uma solução para quem precisa criar formulários de contato. Receba contato de visitantes com facilidade.

O sistema é simples: ele adiciona um campo onde é possível que o usuário coloque o e-mail.

Imagify Image Optmizer

As imagens são um dos principais vilões da lentidão de sites. Entretanto, o Imagify Image Optimizer é uma solução completa para isso.

Ele otimiza de forma automática todas as imagens de um diretório no WordPress. Apesar de ter planos gratuitos, há limitação de quantidade de imagens.

Curso WordPress do Básico ao PRO

Por fim, o WordPress é um grande marco para internet. Ele remodelou a forma que empresas e criadores de conteúdo se relacionam com a programação e a criação de sites. Facilitando os processos e otimizando soluções.

Além disso, ele tem uma plataforma segura com uma comunidade cativa que trabalha para melhorar o ecossistema. Se você quer aprender mais sobre o WordPress, criamos um curso completo que te ensina TUDO que precisa saber sobre o CMS mais utilizado do mundo.

Conheça agora o curso e aprenda com dicas de quem trabalha com desenvolvimento há 15 anos! Acesse e confira.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp