Como escrever um post blog

Publicado segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Primeiramente, queremos te dizer ser possível escrever o melhor post blog para o seu site e conseguir atrair milhares usuários todos os dias.

O marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para te ajudar com SEO e melhorar seu posicionamento como marca. 

Para que isso seja possível você precisar ler esse conteúdo até o final e colocar essas dicas em prática hoje mesmo.

O que é um post blog?

Antes que você saiba  quais são as 10 dicas, vamos te contar o que é um post blog e qual a sua importância na estratégia de marketing digital para o seu site. Após entender isso, você vai imediatamente aplicar as dicas hoje mesmo.

Post blog, nada mais é que os conteúdos relevantes, que você publica no seu site, podendo ser em diversos formatos como:textos, áudios, imagens e vídeos.

Isso significa, produzir conteúdos de qualidade e relevantes para a sua audiência, abordando temas sobre o mercado que a sua empresa atua ou sobre produtos ofertados.

Qual a importância de investir em post blog?

Investir em um blog, faz com que mais paginas do seu site sejam indexadas no Google e tenha um melhor posicionamento.

Além disso, o blog permite trazer conteúdos de relevância para o seu público, podendo ensinar algo referente ao seu produto ou serviço.

Através da produção de post blog, você tem a oportunidade de alcançar muito mais pessoas em seu site e consequentemente aumentar as suas vendas.

Agora que já sabe o que é post blog e a sua importância, precisa saber como escrever de forma estratégica, por isso vamos te mostrar 10 dicas essenciais.

10 dicas para escrever o melhor post blog

  1. Conheça o seu público e principalmente suas dores;
  2. Faça pesquisas de temas relevantes que ajudará o público;
  3. Faça uma boa pesquisa sobre o tema definido;
  4. Pesquise qual melhor palavra-chave para esse conteúdo;
  5. Pense em títulos atrativos;
  6. Otimize ele para SEO;
  7. Organize o seu texto em títulos, subtítulos;
  8. Escreva de forma clara e objetiva, tornando o texto gostoso de ler;
  9. Não faça parágrafos longos e sim mais curtos;
  10. Use call to action na conclusão.

Não acabamos, teremos dicas bônus para facilitar nas execuções de todas essas dicas. Afinal, queremos que você escreva o melhor post blog de todos.

Dica bônus:

De antemão, para esclarecer todos as suas dúvidas, falaremos das ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Algumas delas são:

ATENÇÃO: é muito importante que você entenda quem são os seus concorrentes em palavras-chave, eles necessariamente não serão os seus concorrentes de mercado. Isso porque uma mesma palavra pode ter intenções de busca diferentes e, por isso, você pode acabar competindo no ranqueamento com empresas de segmentos completamente diferentes do seu.

Antes de começar um post blog é importante:

 Identificar para quais palavras-chave o seu site já está ranqueando e em qual posição cada uma delas está e uma boa ferramenta para isso o Semrush que no, qual, já mencionamos aqui.

Outra ferramenta interessante para inspirar para novas palavras-chave é Ubersuggest.

Site ubersuggest

O Ubersuggest permite você descobrir os termos mais procurados por uma determinada audiência e o que mais desperta a sua atenção.

Portanto, a sua vantagem é que permite você fazer pesquisas de palavras-chave e avaliar os resultados com diferentes métricas de forma gratuita.

POST-BLOGImportância de ter conteúdos otimizados:

Não basta apenas saber escolher as melhores palavras-chave, é preciso produzir conteúdos de forma otimizada para o ranqueamento.

Confira algumas dicas:

Faça ótimos conteúdos

É importante pensar, se a pessoa que buscar pela sua palavra-chave nos principais motores de buscas vai achar o que ela procura em seu site? 

Caso ela acesse o seu site e saia logo em seguida, isso não é bem-visto pelos buscadores, significa o que eles chamam de taxa de rejeição.

Por isso, para evitar ter alta taxa de rejeição, é importante que tenha claro a intenção de busca da sua persona e escreva seu conteúdo para atendê-la da forma mais completa.

Inspire-se na 1ª página

Se inspirar na 1.ª pagina é uma estratégia que possibilita identificar como esses sites estão fazendo, como estão usando as palavras-chave, incluindo os títulos, tamanho e estrutura do post.

Após se inspirar, você já pode   começar a elaborar o esqueleto do seu conteúdo a partir dessa análise previa.

Elabore bons títulos e subtítulos: 

É normal que o usuário ao ler um conteúdo na interne realizem o que chamamos de “leitura em F”, ou seja, rolam a página para baixo lendo apenas os títulos e subtítulos em busca apenas dos assuntos que as interessa de fato.

Dessa forma, é importante dedicar energia para a construção de “Hs”  mais chamativos que estejam alinhados com as possíveis intenções de busca do usuário.

Além disso, criar divisões lógicas de sequência de H1, H2, H3  ajuda na escaneabilidade do texto, o que consequentemente ajuda na retenção do usuário.

É muito importante que a palavra-chave esteja logo no início do H1 e que esteja presente em alguns H2 e outros subtítulos. Mas não exagere e nem force a barra, colocar a palavra sem sentido ou contexto é mal visto pelos buscadores.

Na hora de criar o seu H1 (título principal) atente-se para ser único e que transmita a intenção de busca que será atendida. Além disso, ele não deve passar 55 caracteres, caso contrário o restante será omitido na resposta da busca.

Sempre use alt nas imagens/vídeos

Em todas as imagens que você utilizar em sua página, aborde a palavra-chave correspondente. Esse recurso é de grande importância para que você consiga mais acessos e um melhor posicionamento nos buscadores. Além de melhorar seu site nos motores de buscas, a foto pode aparecer melhor classificada nas buscas de imagens do Google.


Por fim, as imagens são essenciais para se ter uma leitura mais fluida e ilustrativa. 

Insira Links internos:

Inserir links internos do seu próprio site no seu conteúdo é importante, dessa forma, os buscadores entendem que seu site tem relevância e é consistente o suficiente para se diferenciar de páginas aleatórias da internet.


Além disso, essa estrategia aumenta o tempo do usuário em seu blog/site e melhora a fluidez da informação.

Insira Links externos

Inserir links de outros sites demonstram para o usuário que você se embasou em sites confiáveis para produzir seu conteúdo e também auxilia no entendimento do assunto por parte dos buscadores.


Mas cuidado: não use links externos que estejam trabalhando a mesma palavra-chave que você!

Use a palavra-chave na URL

Os motores de buscas também lê os links do site e melhor posiciona aqueles que tem melhores entregas no universo de intenção de busca do usuário.

Por isso, é essencial que a sua palavra-chave esteja presente também na URL do conteúdo produzido!

Crie Meta descriptions que motive os cliques:

Meta description é uma breve descrição que aparece logo abaixo do link do site no resultado de busca influenciam na decisão do usuário em clicar.


Assim, dedicar-se a elas é muito importante! Use sempre a palavra-chave no texto e sinalize tudo que seu artigo traz de conteúdo sobre o tema. É importante deixar claro qual a intenção de busca será solucionada em seu link para atrair o usuário certo!

Acompanhamento do seu post blog

É muito importante que você acompanhe os conteúdos do seu post blog e mantenha a constância de postagem. Por isso é necessário o acompanhamento dos resultados e otimização constantes dos seus textos.

O acompanhamento das posições que seu texto ocupa pode ser feitas através das ferramentas gratuitas que já citamos a cima.

Conclusão

Por fim, temos uma dica extra, você pode contar com um time de especialistas para te ajudar nesse assunto e fazer seu site ser visto por milhares de pessoas diariamente.

Entre em contato aqui.

Gostou das dicas e as principais ferramentas para blogs? Não deixe de entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas.

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