Como melhorar a indexação de site?

Publicado terça-feira, 23 de agosto de 2022

Se você quer melhorar a indexação do seu site e com isso o seu posicionamento nos motores de busca, e não sabe por onde começar, esse conteúdo é para você. 

Sabemos que os resultados das estratégias de SEO vem ao médio e longo prazo, não é mesmo? 

Apesar disso, muitas das vezes não queremos esperar. Por isso, abordaremos nesse conteúdo, algumas dicas para melhorar a indexação do seu site pelo Google.

O que você precisa saber sobre indexação de site?

Em resumo, essa estratégia serve para fazer o seu site ser encontrado facilmente nos resultados dos motores de busca, quando um usuário pesquisa pelo nome do seu negócio ou serviços.

Indexação do seu site

Apesar da complexidade do exemplo acima, é fácil de saber se o seu site já foi indexado: basta digitar o nome da sua empresa ou serviço, e se ele aparecer conforme a imagem, o seu site está indexado.

Entretanto, se o seu domínio for novo, o algoritmo pode levar algum tempo para o indexá-lo no Google, para que assim ele apareça entre os resultados das buscas.

Mas não se preocupe! Trouxemos algumas dicas para acelerar esse processo e melhorar cada vez mais essa estratégia.

A importância de melhorar a indexação de site

Primeiramente, melhorar a indexação do seu site garantirá a sua visibilidade, e será um fator decisivo para o sucesso da sua página na web. 

A seguir, mostraremos dois motivos importantes para que você se preocupe com esse aspecto essencial:

Esses dois motivos são primordiais para seu site, afinal, o que sempre buscamos é rankear nas primeiras páginas.

Sabemos que para isso, tudo depende também de alguns fatores de SEO, e a indexação é um deles, por isso, precisamos melhorar sempre.

Enfim, para obter o tráfego qualificado, que nada mais é que atrair pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos, você terá que melhorar a indexação do seu site, pois isso é o que evita que cheguem usuários que não interessam pelos seus serviços ou produtos.

O primordial é ter apenas tráfego qualificado, ou seja, usuários que se interessam e podem virar potenciais clientes.

Como fazer a indexação de site?

Agora que você já viu a importância da indexação para o seu site, daremos algumas dicas essenciais de como fazê-la, na prática. Sendo assim, problemas de indexação pode passar por vários motivos e causas. O ideal, é que você faça uma avaliação do seu site e uma auditoria de SEO para encontrar problemas.

Veja os passos a seguir:

Mostre sua URL para o Google, se o seu site for novo.

Esse passo é simples, e o próprio Google disponibiliza uma ferramenta para ajudar você que tem um site novo perante ao algoritmo, que precisa rastrear tudo rapidamente.

Para isso, basta você acessar esse link e enviar o seu pedido de rastreamento. Mas calma que não é só isso! Vamos para o próximo passo.

Invista em um blog e uma estratégia de tráfego orgânico.

Investir em um blog no seu site ajuda na indexação, pois o blog gerará muito mais páginas e links. Por isso, haverá uma quantidade maior de material para ser indexado, uma grande diferença de um site que só tem páginas estáticas.

Então, comece agora mesmo a gerar conteúdo de valor em seu blog e assim será fácil chamar a atenção do Google para o seu site.

Faça um sitemap do site e adicione ao Search Console.

Sitemap, ou mapa do site, é outro fator indispensável para indexar o seu site, afinal, ele é uma lista com todas as URLs de todas as páginas do seu site e blog.

As vantagens do sistemap é que você não sofrerá punição, pois o próprio Google recomenda que os sites novos o tenham. Além disso, se seu site tem problemas de indexação, gerar um novo sitemap e adicioná-lo ao Google Search Console é uma tarefa essencial.

Configure o Google Search Console

Conforme sabemos, o Search Console é uma ferramenta muito importante para quem tem um site: ele ajuda tanto para a indexação quanto para a manutenção das páginas.

Ele ainda disponibiliza relatórios que mostram se algo deu errado com o rastreamento das suas páginas, o que facilita fazer as devidas correções.

Configure o Google Analytics

Por fim, é muito importante configurar o Google Analytics uma ferramenta que faz análise das métricas do Google, onde é possível acompanhar números de visitantes, interesses e preferencias dos usuários, entre outras informações interessantes.

Com o Google Analytics você consegue também verificar páginas que não estão recebendo tráfego e buscar resolução para eventuais problemas. Aliado ao Search Console, o Analytics é uma ferramenta poderosa.

Dicas bônus:

Além dessas 5 dicas que falamos acima, pautamos mais alguns passos que precisam ser considerados, como:

Além disso, há muitos outros benefícios que somente um site de alto desempenho, feito pela Verticis, pode te ajudar a conseguir (incluindo o topo nas pesquisas).

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Coloque todo o ensinamento  em prática hoje, não espere mais! 

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo, temos uma equipe especializada no assunto esperando por você.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp