Como otimizar um site?

Como otimizar um site

Se você chegou aqui, já sabe que otimizar um site para mecanismos de buscas é uma estratégia fundamental para o sucesso dos negócios na era digital.

No passado, as pessoas utilizavam as listas telefônicas para encontrar serviços e empresas. Mas, hoje, esse comportamento parece coisa de outro planeta! Recordar como era o mundo antes da internet é uma viagem que mostra como a sociedade e o padrão de consumo mudou.

E, como você já deve ter percebido, resistir as mudanças pode deixar a sua empresa presa no passado. De modo algum é isso que você deseja, não é mesmo?

Por isso, preparamos um guia para quem quer aprender a utilizar o SEO ou otimização para os mecanismos de busca. Continue a leitura e confira!

Por que é importante ter um site otimizado?

Começamos esse texto falando sobre a mudança na pesquisa por informações após a invenção e popularização da internet. Atualmente, buscadores online, como  Google e Bing, fazem parte da nossa rotina. Esses sites são utilizados para acessar notícias, estudar, encontrar pessoas, produtos, serviços e empresas e até comprar.

Mas você sabe como funciona um site de busca?

Em resumo, um buscador coleta informações armazenadas em servidores da internet. Ao fazer isso, eles adicionam ao índice, ou raiz do buscador, o conteúdo e páginas de outros sites.

Assim, quando um usuário pesquisa, por exemplo, sobre Marketing Digital no Google, esse buscador mostra uma lista de links que estão em seu índice e tem relação com as palavras-chave que o usuário digitou. O fato é que os links que aparecem nas primeiras posições têm mais chances de atrair os usuários. Por isso, sempre escutamos a pergunta: como rankear no Google?

Em primeiro lugar, para um site ser facilmente encontrado, ele precisa estar configurado corretamente para a indexação nos buscadores. Além disso, o seu conteúdo tem que estar adequado ao público-alvo para saber trabalhar as palavras-chave. Ou seja, para melhorar o posicionamento nas buscas do Google, é preciso investir em SEO.

Enfim, poder ocupar a primeira posição no Google já é um bom motivo para otimizar um site. Concorda?

No Cubo Verde, podecast da Verticis, tem mais dicas para trabalhar o SEO do seu site. Acesse o blog ou escute agora!

Como otimizar um site?

Confira 5 passos básicos para otimizar um site:

1- Conteúdo de qualidade

Podemos afirmar, sem dúvida, que conteúdo é rei! Tanto para estratégias de ranqueamento orgânico quanto para os anúncios, o conteúdo de qualidade é fundamental! Afinal, os buscadores consideram o conteúdo, por meio da análise de palavras-chave e outras informações, para entregar os links nas buscas dos usuários.

Por qualidade, pode-se entender um conteúdo autoral, que agregue valor para o usuário e trabalhe corretamente as palavras-chave. Além disso, fique de olha nas tendências e notícias do mercado. Essa estratégia utiliza os temas do momento para ajudar a sua marca a ter mais chances de aparecer para os usuários.

Gráficos, imagens e tabelas também são considerados conteúdos. Criei o seu próprio conteúdo nesses formatos também, mas lembre-se de incluir nas legendas e títulos a palavra-chave.

No episódio 16 do Cubo Verde, falamos sobre boas práticas para o conteúdo do seu site e de como utilizar o blog a seu favor.

2- Títulos, URL e description personalizados

Atenção a essas informações, elas são fundamentais para a indexação do seu site. Se todas as páginas do site tiverem o mesmo título, URL e meta-descrição, elas não serão identificadas pelos buscadores.

Por isso, é importante ter um título, URL e meta-descrição diferente para cada página. Assim, você consegue trabalhar a palavra-chave em foco de cada página nesses espaços. Com isso, o seu site tem mais oportunidades para aparecer nas buscas do seu público-alvo.

3- Utilize links internos e externos

Essa prática ajuda na autoridade do seu site. Mas não adianta colocar qualquer link, lembre-se que o Google avalia também a qualidade das informações.

4- Cadastre-se no Google Meu Negócio e Google Search Console

O Google Meu Negócio mostra diversas informações da sua empresa como resultado de uma pesquisa sobre ela e também mostra no Maps. Mas fique atento ao preencher as informações.

Já o Google Search Console é um serviço gratuito do Google para você acompanhar a indexação orgânica do se site. Além disso, ele fornece informações importantes sobre como o Google está “vendo o seu site”. E, o mais importante, te fornece insights para melhorias!

5- Tenha um site mobile 

Segundo dados o IBGE, 98,1% dos brasileiros de 10 anos ou mais acessam a internet pelo celular. Se o seu site não atende esses usuários, o Google não vai mostrá-lo para eles nas primeiras páginas.

Esse é um fator tão relevante para o ranqueamento que o Google possui, inclusive, um ranking diferente para mobile e desktop.

DICA EXTRA: Melhore a performance e velocidade do seu site

Esse assunto é tão importante que merece um espaço só para ele. Acesse o nosso blog e confira como ter um site mais rápido.

Essa foram algumas dicas para você começar a trabalhar a otimização do seu site para os mecanismos de buscas. Mas, além disso, existem questões técnicas que desenvolvedores e profissionais do Marketing Digital podem de ajudar.

Precisa de consultoria especializada? Entre em contato com a Verticis.

 

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp