SEO no WordPress: como melhorar a performance e velocidade?

Publicado quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Falar sobre SEO no WordPress não é nenhuma novidade, afinal, esse é o Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS, sigla em inglês) mais utilizado no mundo! Mas, atualmente, esse assunto tem despertado interesse de grandes e pequenas empresas.

Isso ocorreu por causa da pandemia e porque muitos empresários não consideram o site como uma ferramenta fundamental para o sucesso do negócio. Acredite ou não, mas essa é a mais pura verdade.

É nesse contexto que recebemos muitas perguntas sobre as vantagens e desvantagens do WordPress. Inclusive, já falamos por aqui sobre a decisão de criar um site próprio ou contratar uma plataforma. Tem preguiça de ler? Escuta o episódio do podcast Cubo Verde sobre o tema.

Mas, nesse texto, vamos abordar outra grande dúvida: como melhorar a performance e velocidade do seu site com o SEO no WordPress?

Por que você precisa trabalhar SEO no WordPress?

Em primeiro lugar, é importante entender porque é necessário investir energia na otimização do seu endereço eletrônico.

Com certeza você utiliza diferentes estratégias para divulgação do seu serviço/produto. Você não faz isso? Para tudo! Nosso time de especialistas em Marketing Digital preparou um guia especialmente para você. Clique aqui e confira as dicas. 

Retomando para o tema WordPress. Para que as estratégias tenham um bom resultado, é fundamental que o seu site tenha um bom desempenho. Imagine a seguinte situação: você está navegando pelo feed do Instagram, no celular, e é atraído por uma promoção. Você clica no link, ansiosamente, para ver o produto e, quem sabe, comprá-lo. E o que acontece? O site demora demais para carregar. E, quando finalmente abre, você não consegue localizar os botões para informações e compras com facilidade.

Nessa situação você, cliente, ficaria decepcionado. Talvez, nunca mais queira comprar nada da marca, mesmo que as propagandas sejam muito boas. E, pior, você pode compartilhar sua experiência negativa com as pessoas do seu convívio e nas suas redes sociais também.

Esse é um dos exemplos mais comuns de acontecer. E não pense que isso só acontece com quem tem um site do tipo e-commerce. Todo anúncio no Google Adwords ou redes sociais necessitam de um site em bom funcionamento se o objetivo for atrair mais visitas e gerar leads.

Aprenda a melhorar a performance e velocidade do seu site com SEO no WordPress

Um site rápido, com conteúdo de qualidade e configurado corretamente tem grandes chances de ranqueamento no Google. É isso que você busca? Então confira as principais boas práticas para a performance do seu site WordPress.

1- Tenha um site responsivo

Isso quer dizer que o site deve ter páginas que sejam “traduzidas” ou “apresentadas” em diferentes dispositivos e tamanhos de telas sem prejuízo do conteúdo. Na linguagem técnica, o termo seria “renderizar” as páginas.

Isso é muito importante, pois o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Sendo assim, a adequação ao mobile é uma das principais exigências para quem quer ocupar as primeiras páginas de busca na web.

2- Ative o cache no seu site

O cache gera uma espécie de arquivo estático do seu site, fazendo com que o servidor tenha menos trabalho no momento de renderizar as telas, consequentemente, isso fará com que o tempo de resposta seja mais rápido aumentando o desempenho do seu site.
Uma forma simples de fazer isso é utilizando plug-ins, um dos mais populares é o WP Fastest Cache. Com ele é possível ativar o cache, minificar e combinar arquivos css e js, ativar o Gzip e muito mais.

3- Minifique os arquivos CSS, JavaScript e HTML

Minificar os arquivos do seu site é uma boa prática uma vez que esse recurso elimina caracteres que podem ser excluídos, diminuindo o tamanho dos arquivos e deixando seu site mais leve. Existem vários plug-ins que fazem isso, um deles é o Fast Velocity Minify.

4- Atualize o WordPress sempre

A plataforma oferece constantes atualizações justamente para que o seu site tenha uma boa performance. Então, lembre-se de conferir e atualizar a versão PHP e WordPress sempre. Mas, antes de sair clicando em tudo, faça back-up de tudo! Assim, você não corre risco de perder conteúdos.

localização do instagram

5- Utilize imagens otimizadas

Belas imagens chamam bastante atenção, mas cuidado para que elas não atrapalhem a performance do seu site. Para que isso não ocorra, confira a dimensão das imagens, pois imagens muito grandes podem deixar o site lento.

Uma dica é, depois de redimensionar a imagem, diminuir o peso dela em sites como o tinypng.com. É possível que algumas imagens fiquem com menos de 50% do peso original.

Uma coisa que poucas pessoas notam, mas que ajuda muito no peso de uma imagem, é o formato dela. Os formatos mais populares no WordPress são o .jpg e .png. Mas quando utilizar cada um deles?

O jpg é indicado para as imagens em geral dentro do site, sejam fotografias grandes ou pequenas. Por ser mais leve que os outros formatos, ele é o mais usado para imagens. A desvantagem do .jpg é que ele não suporta transparência. Já o png, é sugerido para pequenos ícones e imagens que utilizam transparência, normalmente imagens com esse formato são mais pesadas que o formata jpg.

6- Utilize CDN (Rede de Entrega de Conteúdo)

O CDN evita que seus dados sejam acessados diretamente, o que deixa seu site mais seguro. Além disso, o CDN também ajuda na velocidade dos site também. Isso acontece porque ele deixa a infraestrutura menos pesada, podendo aumentar significativamente a velocidade de carregamento das páginas.

7- A hospedagem do site

A performance do site está diretamente ligada a hospedagem do domínio. Existem várias opções de hospedagem para WordPress no mercado. E, para você fazer uma boa escolha, pesquise os planos e dê preferência para servidores com mais recursos, afinal, eles irão melhorar o desempenho do seu site.

8- Plugins que salvam o SEO no WordPress

Eles podem salvar a sua vida, desde que sejam utilizados com consciência e bom senso. Como existe uma infinidade de plugins, fizemos uma seleção dos principais. E esse assunto é tão importante que ganham um blog só para ele. Clique aqui e confira as dicas.

Esses são os principais passos para você ter um site com boa velocidade e performance. Além disso, fique atento ao tamanho dos arquivos que você coloca no seu site. Eles podem contribuir para a lentidão do carregamento das páginas. O Google considera que o tempo máximo para uma página web carregar é 3 segundos. Ou seja, esse é o ideal a ser alcançado para ranquear seu site.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Benefícios do CMS mais popular do mundo!

O WordPress é uma ferramenta simples e flexível para quem deseja criar, editar e gerenciar conteúdo online.  E o melhor, ela é gratuita e pode ser gerenciada por uma pessoa que não possui conhecimento técnico. Porém, possibilita recursos avançados e mais sofisticados para quem domina a linguagem de programação.

A Verticis possui um time de especialistas na plataforma. Desenvolvimento de sites com suporte e serviço de hospedagem seguro e personalizado. Entre em contato.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp