Site WordPress: como melhorar a performance e velocidade?

Site WordPress - como melhorar a performance e velocidade?

Falar sobre site WordPress não é nenhuma novidade, afinal, esse é o Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS, sigla em inglês) mais utilizado no mundo! Mas, atualmente, esse assunto tem despertado interesse de grandes e pequenas empresas.

Isso ocorreu por causa da pandemia e porque muitos empresários não consideram o site como uma ferramenta fundamental para o sucesso do negócio. Acredite ou não, mas essa é a mais pura verdade.

É nesse contexto que recebemos muitas perguntas sobre as vantagens e desvantagens do WordPress. Inclusive, já falamos por aqui sobre a decisão de criar um site próprio ou contratar uma plataforma. Tem preguiça de ler? Escuta o episódio do podcast Cubo Verde sobre o tema.

Mas, nesse texto, vamos abordar outra grande dúvida: como melhorar a performance e velocidade do seu site em WordPress?

Por que você precisa melhorar o seu site?

Em primeiro lugar, é importante entender porque é necessário investir energia na otimização do seu endereço eletrônico.

Com certeza você utiliza diferentes estratégias para divulgação do seu serviço/produto. Você não faz isso? Para tudo! Nosso time de especialistas em Marketing Digital preparou um guia especialmente para você. Clique aqui e confira as dicas. 

Retomando para o tema WordPress. Para que as estratégias tenham um bom resultado, é fundamental que o seu site tenha um bom desempenho. Imagine a seguinte situação: você está navegando pelo feed do Instagram, no celular, e é atraído por uma promoção. Você clica no link, ansiosamente, para ver o produto e, quem sabe, comprá-lo. E o que acontece? O site demora demais para carregar. E, quando finalmente abre, você não consegue localizar os botões para informações e compras com facilidade.

Nessa situação você, cliente, ficaria decepcionado. Talvez, nunca mais queira comprar nada da marca, mesmo que as propagandas sejam muito boas. E, pior, você pode compartilhar sua experiência negativa com as pessoas do seu convívio e nas suas redes sociais também.

Esse é um dos exemplos mais comuns de acontecer. E não pense que isso só acontece com quem tem um site do tipo e-commerce. Todo anúncio no Google Adwords ou redes sociais necessitam de um site em bom funcionamento se o objetivo for atrair mais visitas e gerar leads.

Aprenda a melhorar a performance e velocidade do seu site WordPress

Um site rápido, com conteúdo de qualidade e configurado corretamente tem grandes chances de ranqueamento no Google. É isso que você busca? Então confira as principais boas práticas para a performance do seu site WordPress.

1- Tenha um site responsivo

Isso quer dizer que o site deve ter páginas que sejam “traduzidas” ou “apresentadas” em diferentes dispositivos e tamanhos de telas sem prejuízo do conteúdo. Na linguagem técnica, o termo seria “renderizar” as páginas.

Isso é muito importante, pois o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Sendo assim, a adequação ao mobile é uma das principais exigências para quem quer ocupar as primeiras páginas de busca na web.

2- Atualize o WordPress sempre

A plataforma oferece constantes atualizações justamente para que o seu site tenha uma boa performance. Então, lembre-se de conferir e atualizar a versão PHP e WordPress sempre. Mas, antes de sair clicando em tudo, faça back-up de tudo! Assim, você não corre risco de perder conteúdos.

3- Plugins que salvam

Eles podem salvar a sua vida, desde que sejam utilizados com consciência e bom senso. Como existe uma infinidade de plugins, fizemos uma seleção dos principais. E esse assunto é tão importante que ganham um blog só para ele. Clique aqui e confira as dicas.

Esses são os principais passos para você ter um site com boa velocidade e performance. Além disso, fique atento ao tamanho dos arquivos que você coloca no seu site. Eles podem contribuir para a lentidão do carregamento das páginas. O Google considera que o tempo máximo para uma página web carregar é 3 segundos. Ou seja, esse é o ideal a ser alcançado para ranquear seu site.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Benefícios do CMS mais popular do mundo!

O WordPress é uma ferramenta simples e flexível para quem deseja criar, editar e gerenciar conteúdo online.  E o melhor, ela é gratuita e pode ser gerenciada por uma pessoa que não possui conhecimento técnico. Porém, possibilita recursos avançados e mais sofisticados para quem domina a linguagem de programação.

A Verticis possui um time de especialistas na plataforma. Entre em contato.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp