O que é o contact form e porque usar com o flamingo?

Publicado sexta-feira, 3 de março de 2023

O Contact Form é um plugin gratuito para WordPress utilizado para criar formulários de contato dos mais variados formatos. Sendo assim, ele permite que você crie formulários que coletem telefone, e-mail, nome, textos variados, etc.

Além disso, há a possibilidade de envio automático de um e-mail personalizado para o contato recebido. Conheça agora o contact form e como utilizá-lo em conjunto com o Flamingo. Vamos lá!

O que é o Contact Form?

Contact Form é um plugin gratuito utilizado no WordPress para gerir formulários de contato. É um plugin que permite a criação de formulários personalizados utilizando até mesmo CSS, HTML, Framework e Bootstrap.

Sua utilização é recomendada para estratégias de coleta de leads, por exemplo. Afinal, é possível coletar dados importantes como Nome, E-mail, Telefone e outras informações.

Seu grande destaque é a possibilidade de personalização e facilidade de uso. É muito fácil criar e gerir um formulário utilizando essa ferramenta. Além disso, é possível potencializar a sua utilidade com o Flamingo.

O que é o Flamingo?

Até a versão 7 do Contact Form, não era possível o armazenamento de leads, somente a coleta. Sendo assim, o Flamingo surgiu como uma alternativa de armazenamento de informações coletadas nos formulários.

Assim como o criador de formulários, este é um plugin gratuito que pode ser encontrado facilmente na loja de plugins do WordPress. A ferramenta ainda facilita a pesquisa por informações e a gestão dos dados.

Se você precisa de vários formulários, por exemplo, é possível diferenciar a origem dos contatos. O que te ajuda a entender a efetividade de cada formulário. Com sua capacidade de armazenar informações, você também tem nas mãos dados tratados e com tags como name, e-mail, telefone, etc.

Como instalar o Contact Form e o Flamingo no WordPress?

Assim como o processo de instalação de qualquer plugin do WordPress, para instalar estes plugins basta ir à loja de plugins e clicar em Instalar.

Feito isso, as ferramentas aparecerão na barra lateral do WordPress. Lembrando: é necessário ter a permissão de administrador para concluir estes passos.

Criando um formulário de contato com o Contact Form

Como adiantei, usar o Contact Form é bem fácil. Vamos lá?

Neste tutorial vamos criar um formulário que extraia as seguintes informações:

  • Nome
  • Telefone
  • E-mail

O primeiro passo é abrir o Contact  Form. Ele ficará na barra lateral do WordPress. Feito isso, agora é só clicar em adicionar novo. Escolha as informações que o seu formulário vai coletar. Agora é só clicar em salvar.

Desvantagem do Contact Form

Apesar das oportunidades que essa ferramenta proporciona, ela também tem desvantagens. A principal delas é o SPAM. O Spam é um problema para o seu site, pois gasta recursos do site além de atrapalhar a gestão de dados adquiridos.

Conclusão

Finalizando, para utilizar o Contact Form indicamos que você tenha conhecimento e saiba trabalhar com o WordPress. O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo e tem diversas funções.

Por fim, se você quer saber mais sobre o WP com dicas de especialistas no assunto, clique aqui.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp