Como adicionar plugins ao WordPress?

Publicado sexta-feira, 3 de março de 2023

O WordPress é o gerenciador de conteúdos mais utilizado do mundo. Seja por empresas, blogueiros e lojas virtuais, utilizar o WordPress representa facilidade. Um dos motivos para que o WordPress seja tão celebrado e utilizado é a sua integração com plugins.

Os plugins no WordPress complementam e adicionam funções que mudam a forma que interagimos com os conteúdos administrados. Por isso, saber como instalar e utilizar os plugins é algo essencial.

Neste tutorial vamos te ensinar a instalar plugins e também dar dicas de como extrair o melhor deles.

Confira agora!

Plugins no WordPress

Os plugins estão presentes no WordPress e acrescentam diversas funções. Desde otimizadores de imagens, criadores de formulários e gerenciadores de páginas, eles mudam totalmente a forma de utilizar o WordPress. Por isso, há até mesmo um mercado de plugins pagos e assinaturas de serviços envolvendo eles.

Alguns plugins são destaques e estão presentes em uma maioria dos sites que utilizam o WP. Como o Youst, que é um plugin referência para o acompanhamento do SEO. Outro destaque é o Contact Form, um gerenciador de formulários que te ajuda a capturar contatos. Em conjunto, temos também o Flamingo, que armazena contatos coletados.

Aprenda agora a instalar, desativar, atualizar e excluir plugins no WordPress.

Como instalar Plugins no WordPress?

Assim como a maioria das coisas que envolvem o WordPress, esse trabalho não é complicado. Primeiro, você precisa logar como administrador no painel administrativo do WP.

Com o login feito, você deve passar o cursor do mouse acima do ícone de plugins no painel lateral. Nesta tela, você verá que apareceram opções como “Plugins necessários”, “Adicionar novo” e “Editor de Arquivos de Plugin”. Clique em adicionar novo.

Nesta página, você tem disponível uma lista diversa de plugins disponíveis para instalação. Há como pesquisar entre os destaques, plugins mais populares, plugins recomendados e os seus favoritos.

Para instalar o plugin, basta fazer a busca da aplicação desejada e clicar em instalar. Terminando esse passo, é só seguir o fluxo de instalação do plugin desejado. Sendo assim, você encontra a aplicação clicando no botão de plugin na faixa lateral do WordPress.

Como escolher plugins para WordPress?

Além de saber como instalar, é importante saber escolher corretamente os plugins. Afinal, há muitas opções de plugins para o mesmo fim. Sendo assim, escolher a aplicação que melhor resolve o seu problema é o ideal.

Desse modo, ao escolher, observe pontos como as avaliações, versão, requisitos mínimos e também as opções de suporte. Alguns plugins tem planos pagos que também podem te ajudar a melhorar a experiência do seu site.

Todas essas informações estão disponíveis ao clicar em cima do plugin desejado na loja de plugins.

Imagem da página de descrição de plugins no wordpress

Conclusão

Por fim, instalar plugins não é complicado. Porém, em casos mais complexos é indicado que você faça um backup de segurança.

Se você quer aprender mais sobre o WordPress e como utilizá-lo para construir sites, conheça o Curso de WordPress do básico ao avançado. A Verticis tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de sites e sistemas. Muitos dos projetos, em WordPress.

Clique aqui e saiba mais.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp