Até pouco tempo atrás, investir na contratação de uma agência de Marketing Digital podia ser visto como desnecessário ou ação para grandes empresas. Mas, após a pandemia, ficou ainda mais evidente a importância da presença digital para o crescimento das empresas dos mais diversos setores da economia.
Inesperadamente, assistimos um boom de marcas criando perfis nas redes sociais e também investindo no desenvolvimento de sites. Inclusive, esse assunto foi pauta do nosso podcast.
Mas, sem uma estratégia, planejamento e orientação de um profissional do Marketing, os esforços dessas empresas podem ser em vão.
Sabemos que criar um setor de marketing não é uma missão fácil, pois demanda tempo, dedicação e investimento. Por isso, contratar uma agência especializada pode ser a escolha mais assertiva. E, ao contrario do que se pensa, essa é um investimento mais econômico e ágil para pequenas empresas.
Neste blog, vamos falar sobre os fatores que influenciam essa escolha, as vantagens de contar com uma agência e como analisar os resultados.
Principais vantagens de se escolher uma Agência
Se você ainda está em dúvida sobre a contratação de uma agência, confira a lista de vantagens que preparamos para você:
1- Uma equipe de profissionais especialistas em redação, design e anúncios para desenvolver e gerenciar o Marketing Digital do seu negócio.
2- Otimização do seu tempo de trabalho. Afinal, é mais fácil e rápido tomar decisões sobre um projeto de marketing com o conhecimento e consultoria de especialistas. Além disso, você e a sua equipe não terão demandas de Marketing como atividade extra. Assim, é possível focar em outras atividades fundamentais para o sucesso do negócio.
3- Você sabe acompanhar e analisar todas as métricas para saber se suas publicações e anúncios estão atingindo o resultado esperado? Pois essa é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer ação no universo online. Afinal, se você não sabe mensurar os dados, você não saberá se o investimento vale ou não a pena.
Qual tipo de agência de Marketing digital escolher?
Você já identificou que a sua empresa precisa de uma agência de Marketing Digital, mas não sabe qual opção escolher?
É fácil se perder em meio a tantos nomes e serviços diferentes. Afinal, existem agências focadas em anúncios, outras em desenvolvimento de site, conteúdos, algumas em SEO ou e-mail marketing. Enfim, o primeiro passo para essa escolha é saber qual é o seu objetivo!
Você pode, por exemplo, investir apenas em uma agência para criar as campanhas de anúncios no Google Adwords, Facebook, Instagram e Linkedin. Se esse é o seu objetivo, você não precisa contratar uma agência que faça todo o marketing digital, pode investir apenas em performance. Qual a vantagem disso? Com certeza, você investirá uma valor proporcional ao seu objetivo, sem gastos com serviços que não são do seu interesse.
A partir de um objetivo bem definido, você pode partir para a pesquisa de mercado e filtrar suas buscas.
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Como analisar o trabalho do Marketing
Por fim, um ponto que você deve estar atento é o retorno do investimento. Ou seja, valeu a pena o investimento em uma agência de marketing?
Existem muitos fatores que influenciam essa análise. O seu objetivo é, por exemplo, um deles. Afinal, dependendo da estratégia o resultado será observado em médio ou longo prazo. Portanto, após o primeiro mês de contrato, você pode observar pequenas conquistas. Nesse caso, vale a pena esperar.
Além dos dados, apresentados em forma de relatórios, você também pode mensurar a qualidade do serviço. Como? Pergunte a leads novos como eles chegaram até o seu produto ou serviço. Assim, você consegue descobrir se foi atraído pelo google, site ou redes sociais. Analise, junto com seus colaboradores, a qualidade do conteúdo e imagens. Eles estão de acordo com os valores da sua marca? Essas são observações fundamentais para traçar um bom planejamento de Marketing Digital.
Para finalizar, lembre-se: nutra a sua agência com o máximo possível de informações sobre o seu negócio, o mercado em que está inserido e seu público ideal. Assim, vocês conseguem desenhar um plano de ação específico para a sua empresa.
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