Como fazer um Podcast?

podcast

O Podcast é uma febre que está mudando a forma com que interagimos com áudio. Apesar de ter sido criado há quase 30 anos, o formato que tanto ganha público ainda é bem pequeno para o seu potencial! Por isso, neste artigos vamos dar o passo a passo com dicas de como fazer um podcast!

Para quem já escuta a mídia, pode haver uma ideia de como produzir, mas há segredos que os podcasters não contam!

Confira agora!

O que é Podcast?

Primeiramente, precisamos entender um pouco sobre o que é o Podcast! O termo cunhado ainda na época do ipod, o podcast é um formato de mídia onde um áudio é entregue sob demanda para quem o ouve. Em outra forma de dizer, podemos dizer que é parecido com um programa de rádio, só que gravado e disponível a qualquer momento.

Diferente do rádio, o podcast dá a liberdade de execução para o ouvinte. Dessa forma, é o ouvinte que decide quando e como ele irá ouvir um podcast.

No Brasil, o podcast se tornou uma febre em 2018, contudo, programas como o NerdCast já vem produzindo conteúdo há quase duas décadas.

Como Gravar um Podcast?

Para começar, é importante que se coloque no papel, tudo que será feito. Seu podcast terá convidados? Sobre o que será? Quanto tempo vai durar? Qual é o seu público? Certamente, se você está lendo este texto, você já tem uma ideia do que quer fazer.

Pauta

Por isso, é muito importante que o seu objetivo esteja traçado. Feito isso, a primeira etapa para criar um podcast, é criar o que será dito em cada episódio. Quando se fala disso, é preciso entender que precisamos de um documento que registre o foco do episódio.

Portanto, antes de gravar de fato, é preciso criar uma pauta com o direcionamento do episódio.

Gravação de Podcast

Já na etapa da gravação, é onde o episódio de fato acontece. Para um bom resultado, é muito importante a atenção a alguns pontos. Como a qualidade do áudio a ser captado, o número de participantes e também a duração. Ademais, é importante que se tenha qualidade para um bom entendimento do conteúdo.

Para aqueles que estão começando e não tem equipamentos importantes como microfones, mesa de som, nem muito menos estão próximos de um estúdio de gravação, a dica é usar a criatividade! Afinal, a utilização de fones de ouvido, esses que vem com o celular, pode resolver esse problema.

Contudo, é preciso ter muita atenção ao gravar! Ademais, é preciso que haja silêncio na sala.

Outro ponto, é que há divergências na comunidade sobre como fazer melhor a gravação. Há aqueles que preferem gravar áudios separados para cada participante, como quem prefere um só áudio com todas as falas. Caso haja dúvida quanto a isso, peça para que a pessoa que vai editar o seu podcast te diga qual o melhor formato.

Aplicativos de Gravação de Podcast VS Gravação No Computador

Atualmente, existem várias opções para gravar o seu podcast. Uma delas, é a utilização de apps que conectam os participantes e já gravam adequadamente o áudio. O grande exemplo é a solução do próprio Spotify, o Anchor.

Com o Anchor você consegue gravar, editar e publicar um podcast. Para quem tem limitações de equipamentos, essa é uma ótima opção.

Entretanto, há como gravar diretamente no computador. Utilizando aplicativos como o OBS ou o Audacity, é possível gravar, exportar e então editar utilizando aplicações como o próprio Audacity.

*Todas as aplicações citadas são gratuitas e livres para uso.

Edição

Quase chegando ao fim, a edição é a parte onde o seu podcast vai tomar corpo e personalidade. Afinal, o modo de edição vai ditar o tom, o ritmo e o clima do seu podcast. Nesse quesito, invista em criatividade e muito esforço.

Na ‘podosfera’ existem diversos formatos famosos, desde os que preferem menos elementos, fazendo um podcast mais neutro, como aqueles que se apropriam da linguagem do rádio e colocam até mesmo risadas falsas.

O ponto a ter atenção na edição é adequar o que foi gravado a um formato que faça sentido, e que seja interessante. Para fazer esse trabalho é possível utilizar aplicações como o Anchor, Audacity e para os mais avançados o Adobe Audition.

Distribuição

A última etapa da construção de um podcast é sua distribuição. É na distribuição que levamos e entregamos o trabalho ao mundo. A melhor ferramenta para se fazer isso nos dias de hoje é sem dúvida o Anchor. Como já citamos anteriormente, essa ferramenta do Spotify te dá opção de distribuir para diversos players e agregadores do mercado.

Atualmente, essa ferramenta é gratuita e ainda dispõe de um campo com dados analíticos com os resultados obtidos.

Conheça o Podcast Cubo Verde!

Com o seu podcast no ar, é hora de traçar estratégias de engajamento para o crescimento da sua base de ouvintes! Para aqueles que querem ter dicas de como fomentar um negócio, marketing digital e desenvolvimento de sites, a Verticis tem um podcast!

O Cubo Verde é um podcast que fala de diversos assuntos, desde dicas para o seu negócio como edições sobre curiosidades do marketing digital!

Conheça agora!


 

Abir conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?