Como fazer um Podcast?

Publicado quarta-feira, 14 de abril de 2021

O Podcast é uma febre que está mudando a forma com que interagimos com áudio. Apesar de ter sido criado há quase 30 anos, o formato que tanto ganha público ainda é bem pequeno para o seu potencial! Por isso, neste artigos vamos dar o passo a passo com dicas de como fazer um podcast!

Para quem já escuta a mídia, pode haver uma ideia de como produzir, mas há segredos que os podcasters não contam!

Confira agora!

O que é Podcast?

Primeiramente, precisamos entender um pouco sobre o que é o Podcast! O termo cunhado ainda na época do ipod, o podcast é um formato de mídia onde um áudio é entregue sob demanda para quem o ouve. Em outra forma de dizer, podemos dizer que é parecido com um programa de rádio, só que gravado e disponível a qualquer momento.

Diferente do rádio, o podcast dá a liberdade de execução para o ouvinte. Dessa forma, é o ouvinte que decide quando e como ele irá ouvir um podcast.

No Brasil, o podcast se tornou uma febre em 2018, contudo, programas como o NerdCast já vem produzindo conteúdo há quase duas décadas.

Como Gravar um Podcast?

Para começar, é importante que se coloque no papel, tudo que será feito. Seu podcast terá convidados? Sobre o que será? Quanto tempo vai durar? Qual é o seu público? Certamente, se você está lendo este texto, você já tem uma ideia do que quer fazer.

Pauta

Por isso, é muito importante que o seu objetivo esteja traçado. Feito isso, a primeira etapa para criar um podcast, é criar o que será dito em cada episódio. Quando se fala disso, é preciso entender que precisamos de um documento que registre o foco do episódio.

Portanto, antes de gravar de fato, é preciso criar uma pauta com o direcionamento do episódio.

Gravação de Podcast

Já na etapa da gravação, é onde o episódio de fato acontece. Para um bom resultado, é muito importante a atenção a alguns pontos. Como a qualidade do áudio a ser captado, o número de participantes e também a duração. Ademais, é importante que se tenha qualidade para um bom entendimento do conteúdo.

Para aqueles que estão começando e não tem equipamentos importantes como microfones, mesa de som, nem muito menos estão próximos de um estúdio de gravação, a dica é usar a criatividade! Afinal, a utilização de fones de ouvido, esses que vem com o celular, pode resolver esse problema.

Contudo, é preciso ter muita atenção ao gravar! Ademais, é preciso que haja silêncio na sala.

Outro ponto, é que há divergências na comunidade sobre como fazer melhor a gravação. Há aqueles que preferem gravar áudios separados para cada participante, como quem prefere um só áudio com todas as falas. Caso haja dúvida quanto a isso, peça para que a pessoa que vai editar o seu podcast te diga qual o melhor formato.

Aplicativos de Gravação de Podcast VS Gravação No Computador

Atualmente, existem várias opções para gravar o seu podcast. Uma delas, é a utilização de apps que conectam os participantes e já gravam adequadamente o áudio. O grande exemplo é a solução do próprio Spotify, o Anchor.

Com o Anchor você consegue gravar, editar e publicar um podcast. Para quem tem limitações de equipamentos, essa é uma ótima opção.

Entretanto, há como gravar diretamente no computador. Utilizando aplicativos como o OBS ou o Audacity, é possível gravar, exportar e então editar utilizando aplicações como o próprio Audacity.

*Todas as aplicações citadas são gratuitas e livres para uso.

Edição

Quase chegando ao fim, a edição é a parte onde o seu podcast vai tomar corpo e personalidade. Afinal, o modo de edição vai ditar o tom, o ritmo e o clima do seu podcast. Nesse quesito, invista em criatividade e muito esforço.

Na ‘podosfera’ existem diversos formatos famosos, desde os que preferem menos elementos, fazendo um podcast mais neutro, como aqueles que se apropriam da linguagem do rádio e colocam até mesmo risadas falsas.

O ponto a ter atenção na edição é adequar o que foi gravado a um formato que faça sentido, e que seja interessante. Para fazer esse trabalho é possível utilizar aplicações como o Anchor, Audacity e para os mais avançados o Adobe Audition.

Distribuição

A última etapa da construção de um podcast é sua distribuição. É na distribuição que levamos e entregamos o trabalho ao mundo. A melhor ferramenta para se fazer isso nos dias de hoje é sem dúvida o Anchor. Como já citamos anteriormente, essa ferramenta do Spotify te dá opção de distribuir para diversos players e agregadores do mercado.

Atualmente, essa ferramenta é gratuita e ainda dispõe de um campo com dados analíticos com os resultados obtidos.

Conheça o Podcast Cubo Verde!

Com o seu podcast no ar, é hora de traçar estratégias de engajamento para o crescimento da sua base de ouvintes! Para aqueles que querem ter dicas de como fomentar um negócio, marketing digital e desenvolvimento de sites, a Verticis tem um podcast!

O Cubo Verde é um podcast que fala de diversos assuntos, desde dicas para o seu negócio como edições sobre curiosidades do marketing digital!

Conheça agora!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp