Google Shopping: como anunciar?

Publicado quarta-feira, 14 de julho de 2021

Faça a sua empresa crescer com o Google Ads. Essa é a chamada que o próprio Google utiliza para divulgar a sua plataforma de anúncios, que não se resume ao Google Shopping. As vendas online seriam uma missão quase impossível sem o Google. Mas anunciar na internet não é simples, nós bem sabemos disso.

Além dos algoritmos, que estão em constante processo de atualização, todo dia, a internet e suas plataformas apresentam uma novidade, um novo nome ou uma nova ferramenta.

Enfim, para investir no Google e nas redes sociais, como o Instagram Ads, é preciso estudar e ficar por dentro das novidades. Se é isso que você busca, você chegou até o blog certo! Nesse texto vamos falar sobre o Google Shopping, uma ferramenta fundamental para quem quer vender todos os dias!

O que é Google Shopping?

Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos disponíveis para compra apresentados no momento da busca. Assim, é possível que usuário pesquise preços, compare ofertas e descubra lojas online com mais facilidade.

Fazendo um trabalho parecido com o Zoom ou Vigia de Preços, o Google Shopping é uma alternativa gratuita para quem tem ‘e-commerce’ ou vende online.

Resumidamente, a ferramenta funciona como um Shopping digital, gerenciando o e-commerce no Google.

Atualmente, para ter produtos aparecendo no Google Shopping há duas opções. Sendo a primeira dela totalmente gratuita, necessitando apenas o cadastro através do Merchant Center.

Contudo, é possível criar anúncios para o Shopping diretamente do Google Ads.

Como anunciar no Google Shopping?

As campanhas voltadas para o Google Shopping são aqueles anúncios que aparecem em destaque no topo da página, com preço e uma prévia da imagem do produto. É uma vitrine virtual de produtos, por isso é chamado shopping.

Portanto, para configurar esse tipo de campanha, você deve lembrar que ela não é baseada em palavras-chave, mas no cadastro do produto.

Por isso, preste bastante atenção ao preencher todos os campos. Quanto mais detalhes você oferecer ao Google, maior será a chance do seu produto aparecer para o seu público ideal, ou seja, mais oportunidade de conversão e venda.

Os campos que você não deve deixar de preencher são:

  • Nomes dos produtos;
  • Identificadores exclusivos dos produtos;
  • Descrições dos produtos;
  • Páginas de destino na loja;
  • URLs das imagens principais e adicionais;
  • Disponibilidade dos produtos;
  • Data limite de exibição do produto;
  • Categorias dos produtos definidas pelo Google e por você;
  • Nome da marca
  • Medidas e dimensões;
  • Preços promocionais e parcelamentos;

Atenção! Esses são os principais, mas existem outros campos complementares.

O que é o Google Ads?

O Google entrega como resultado das pesquisas por palavras-chave os resultados pagos e os orgânicos.

Este segundo, são os resultados que o Google entrega para os usuários considerando a relevância dos sites. Essa entrega não depende de investimento financeiro por parte dos donos dos sites na plataforma de anúncios do Google. Quer saber como o Google faz essa classificação? Clique aqui.

Já para os resultados pagos, a dinâmica é diferente. Conhecido como Google AdWords por muito anos, a plataforma de publicidade do principal buscador online agora é apenas Google Ads.

Essa plataforma é uma das principais fontes de receita do Google, afinal, aparecer na primeira página do Google tornou-se questão de sobrevivência para toda empresa que quer ser conhecida e aumentar seus lucros. Esse assunto, inclusive, já rendeu muitos blogs posts por aqui, confira!

Desde o ano 2000, o Google vem aprimorando a sua plataforma de anúncios. O objetivo é sofisticar, cada vez mais, a ferramenta para oferecer mais oportunidades de negócios para as empresas. A seguir, vamos falar sobre os tipos de campanhas disponíveis atualmente. Continue a leitura!

Tipos de campanhas do Google Ads

Como dito anteriormente, o nome da plataforma pode até ter mudado, mas os anúncios no Google não são uma novidade. O que mudo do ano 2.000 até agora foram as possibilidades para anunciar, ou seja, existem tipos de campanhas diferentes atualmente.

Mas você precisa investir em todas para conseguir bons resultados? A resposta é NÃO! Ademais, o que define o tipo de campanha é o seu objetivo, orçamento disponível e público-alvo.

Os dois principais tipos de campanhas de anúncios no Google são: Rede de Pesquisa e Display.

O primeiro são os resultados identificados com a tag “Anúncio”. Esse tipo de campanha contempla texto, dinâmicos, só chamadas e também possibilita a criação de anúncios para o Shopping e em vídeos no YouTube.

Já os anúncios de Display atraem a atenção de consumidores que, de acordo com uma segmentação predefinido, que navegam por sites e aplicativos de parceiros do Google.

Isso significa que os anúncios aparecem antes mesmo dos usuários começarem a pesquisar sobre o produto ou serviço.

Logo, os anúncios Display são exibidos aos usuários enquanto navegam por sites, YouTube, apps e até quando acessam suas contas no Gmail, por exemplo.

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Resumindo, tráfego pago são os acessos, visitas e alcance conquistados por anúncios na internet, sejam estes no Google ou na plataforma de anúncios das mídias sociais.

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