Como ter visibilidade online?

Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2014

Todo empreendedor em sintonia com o mercado atual sabe que, nos nossos dias, estar presente ao meio virtual é indispensável. Não tirar proveito dos incríveis recursos que a internet oferece é optar deliberadamente pelo fracasso. A internet é uma grande vitrine e é preciso manter-se sempre a vista para que o cliente chegue a você facilmente e goste muito do que vê.

Como garantir a visibilidade da minha empresa na internet?

O passo inicial para se render aos encantos e poderes da internet é, obviamente, criando um website. Ele é o cartão de visitas da sua empresa e deve oferecer aos usuários uma excelente experiência.

A começar pelo design, passando pelos textos e imagens, o projeto do site deve ser feito com muito cuidado, pensando cada detalhe, e priorizando sempre o bom gosto e a acessibilidade.

Mas criar um site lindo, com design moderno e tecnologia de ponta infelizmente não garante que as pessoas tenham interesse e prazer em acessá-lo. O contato virtual entre a marca e o cliente depende de diversos fatores que prendam ou não a atenção dos usuários.

É preciso lembrar que, apesar das maravilhas da internet, a concorrência ali é muito maior e os usuários são impacientes. É possível ignorar qualquer conteúdo irrelevante na velocidade de um clique, e o esforço que a marca deve fazer para fidelizar a atenção do público deve ser superior.

Como fazer minha empresa ganhar visibilidade na internet?

Fazendo alarde. A rede é dinâmica, rápida e gosta de ação. As coisas estão sempre acontecendo e é necessário manter sua marca sempre ativa e antenada às novidades para merecer o entusiasmo do público.

Algumas atitudes são básicas e, se bem executadas, garantem o engajamento da sua marca e o respeito do seu público. Tratamos delas abaixo:

Crie um blog

Compartilhar conteúdo na rede é uma das maneiras mais eficientes de conquistar a estima do cliente. Mas nunca deixe de prezar pela qualidade do conteúdo. É preciso ter certeza de que o que está sendo produzido e compartilhado seja relevante e de qualidade.

Além disso, o blog precisa estar devidamente alinhado ao ramo de atuação da sua companhia. Textos criados à esmo, sem conexão com o que o cliente pretende encontrar ao procurar sua empresa tiram a credibilidade da marca e fazem com que o usuário não sinta vontade alguma de continuar acompanhando.

Invista em SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para buscas, são técnicas que garantem que uma página, ou até um site inteiro, sejam melhor compreendidos e consigam um melhor posicionamento nas ferramentas de pesquisa. Quanto mais seu site aparecer ao usuário, mais ele será acessado.

Redes sociais

Mantenha um perfil ativo, criativo e atualizado da sua marca. As redes sociais são os mais importantes canais de comunicação entre a sua empresa e seus clientes. Promova interação, alimente o contato da marca com o usuário e use a reação do público como termômetro do que tem sido feito.

O feedback que as redes sociais proporcionam é instantâneo e diz muito sobre quais ações devem ser mantidas, por conquistar os usuários, e quais devem ser readequadas.

Brandcare

Tanta exposição acaba sendo maléfica também. Um único comentário ruim pode abalar duramente a credibilidade de uma marca, por exemplo. A vulnerabilidade da rede deve ser tratada como um perigo real e é preciso um cuidado árduo com a imagem da empresa na rede. O ideal é dispor de um time qualificado que se encarregue de tratar a reputação da marca no meio digital. Seja um departamento interno ou uma empresa terceirizada, é vital contar com esforços à manutenção do nome e da presença da marca na rede.

Cuidados simples e constantes garantem a saúde do convívio virtual da sua marca com seu público. Invista neles!

E você, como está garantindo a visibilidade da sua empresa na internet? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

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