Coronavírus: saídas para crise

Em março de 2020, por conta do surto de um novo Coronavírus, a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia. Com isso, e devido a fácil transmissão do novo vírus, vários países decidiram instituir a quarentena e o distanciamento social de todas as pessoas. No Brasil não foi diferente, logo vários estados declararam estado de calamidade pública e optaram pelo Isolamento Social. Porém, em meio a uma crise sem precedentes, como as empresas podem lidar com os impactos da ausência de clientes, ou até mesmo do fechamento dos seus estabelecimentos? Confira agora dicas e oportunidades que o marketing digital oferece para driblar a crise. Coronavírus: saídas para crise

Enxergue as Oportunidades

Apesar do momento desanimador e da falta de esperança econômica, há sim, que se ter um olhar inovador para as oportunidades. Afinal, quando se tem um problema, também temos uma oportunidade. Desde o começo da quarentena alguns mercados já identificaram um aumento de até 40% em vendas online e nos pedidos de entrega. Além disso, o home office se tornou padrão até o fim do confinamento, logo, as pessoas vão consumir mais em casa e ter mais despesas.

Outros pontos a serem vistos são os de adaptação de processos para se adequar ao novo cenário. Por exemplo, um restaurante que viu seus clientes sumirem da noite do dia, precisa se adequar e tentar oferecer o serviço de outras formas. É o que tem feito muitos estabelecimentos, oferecendo Delivery por telefone, ou por aplicativos.

Gestão de Crise

Mas tudo isso pode ser melhor ainda se alinhado com uma boa estratégia de marketing e gestão de crise. Saber como comunicar para seus clientes, e também de como se portar diante do problema, vai ser a chave para ter bons resultados e menos prejuízos. E quando falo isso, digo diretamente para o atendimento. É momento de ter resiliência e empatia. Colocar a dor do seu cliente a frente de tudo e tentar ajudá-lo nesse momento. Por isso, ações que valorizem a entrega a domicílio, que ajudem idosos ou pessoas de grupos de risco são louváveis e devem ser encaradas como ação de relacionamento.

Como vencer a crise do coronarívus

Entregas por aplicativo cresceram em decorrência da crise.

 

Uma outra oportunidade não vista é a antecipar promoções e ações que seriam feitas futuramente. Pense, todos os eventos, viagens, cursos e qualquer outro tipo de aglomeração dos próximos 2 meses foram cancelados ou adiados. É hora de focar em antecipar a promoção de serviços futuros. Um exemplo disso, você pode ver indo em sites de agências de viagens. Para contornar o momento turbulento, elas investem em promover as vendas do próximo ano. Assim, ela consegue antecipar receitas e garantir estabilidade.

Porém, tudo dito aqui depende do seu segmento de mercado. Estamos num momento em que o olhar empreendedor e inovador vai ser o divisor de águas.

 

Como o Marketing Digital Pode Te Ajudar a Vencer a Crise?

Em um momento onde a maioria das pessoas está trabalhando em suas casas. O consumo de internet e de TV é enorme. O consumo anda tão alto que empresas de streaming tem diminuído a qualidade de exibição de vídeo para evitar sobrecarga das redes.

Dado o momento, o Marketing Digital é a melhor alternativa para ajudar nas vendas e na recuperação do que está sendo perdido. Contudo, Como Usar o Marketing Digital Para Driblar a Crise? Surpreendentemente, o marketing digital é uma ferramenta flexível e consegue abranger e ajudar vários segmentos do mercado. Em contrapartida, ele pode ter sim limitações em alguns casos, como o de alcance de certos públicos muito pequenos. Entretanto, nada que uma boa estratégia e uma boa execução não resolva.

Então, quais são as dicas para esse momento?

Desse modo, fazemos as seguintes recomendações:

Estabeleça uma relação mais próxima com seus clientes nas redes sociais

Crie posts que ajudem e estabeleçam conexões com os seus seguidores. Crie enquetes, faça conteúdos com recomendações de saúde, dê dicas de como resolver o problema dessas pessoas em casa. O mais importante aqui é tentar mostrar empatia e companhia.

Esteja ativo e presente

Se você tem um comércio, um restaurante, ou está em um lugar onde as pessoas, te veem, e comumente tem contato com você. A dica é mostrar presença nas redes sociais, mostrando como tem sido os dias de quarentena e falando como você e sua empresa estão lidando com os problemas. Eventualmente, é interessante fazer Stories, Lives, Posts, Vídeos, Comunicações via whatsapp. Faça tudo que estiver ao seu alcance para conectar você ao seu cliente.

Respeite as recomendações das autoridades

Essa dica pode parecer besteira, mas nos últimos dias tivemos vários exemplos de estabelecimentos que tiveram suas imagens destruídas nas redes sociais por não fazer o que mandavam os governos e a OMS. Inclusive, evite aumentar preços de produtos essenciais sem a real necessidade. Isso pode trazer mais problemas do que benefícios.

 

Embora, os desafios sejam gigantes, com um bom trabalho e muita dedicação, acreditamos que esse momentos que vivemos logo passará. Eventualmente, as dicas aqui continuam importante em outros momentos de crise. Entretanto, cabe a cada gestor estar preparado para essas atipicidades.

Curtiu as dicas de como driblar a crise do coronavírus? Confira também: Ideias de conteúdo para qualquer segmento de negócio

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