Marketing Digital – por onde começar?

Publicado sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Se você já segue a Verticis no Instagram, sabe que a nossa série de dicas “Marketing Digital – por onde começar?” foi um sucesso. Em poucos passos, mostramos que é possível criar uma estratégia de marketing imbatível! 

Para facilitar ainda mais a sua vida – e para alavancar o seu negócio – reunimos todos os posts da série neste texto.

Confira a lista completa com as dicas para iniciar as suas ações de divulgação no ambiente online hoje mesmo!

Primeiros passos

Antes de começar qualquer negócio, seja uma empresa física ou digital, é preciso definir três pilares essenciais: Nicho, Público e Produto.

Nicho:Empreendedores têm preferência por nichos de mercado com especificidades pouco exploradas. Mas essa não é a regra para o sucesso, o importante é que você tenha bem definidos o segmento e o público com os quais você quer trabalhar. Dessa forma, é possível conhecer as particularidades do nicho e planejar ações mais efetivas.

Público: O seu público de compradores deve ser claramente identificado por suas necessidades específicas. Defina como seria o seu cliente ideal, características, estilo de vida e consumo.

Produto: Após estudar o seu nicho e público, defina os produtos ou serviços iniciais para lançar o seu negócio. Comece com poucas opções, após válida-las, pesquise se vale a pena incluir outras.

Estratégias e Investimento

Agora que você já tem definido o seu nicho e público, estude quem serão os seus principais concorrentes. Isso é importante para você traçar estratégias melhores do que a deles e, também, saber qual o é melhor canal de comunicação para investir.

Faça a tarefa de casa e estude muito bem o mercado em que você pretende atuar! Dessa forma, você consegue aprender com a concorrência e pode se destacar. 

Definiu os melhores lugares para falar diretamente com o seu público.? Então comece com investimentos baixos, como R$10 por dia para cada rede social, para fazer testes de anúncio e impulsionamento. Assim que validar o que funciona melhor, veja se aumentar esses valores está dentro do seu orçamento de marketing.

Seja encontrado no Google

Você já se perguntou o que fazer para o seu negócio apareça nos buscadores? Temos a resposta, confira:

1 – Site: Em primeiro lugar, você precisa ter um local para receber o seu lead. Investir em um site bem estruturado e responsivo é fundamental para o lead achar seu negócio nos buscadores. 

2 – Blog: Ter conteúdos de qualidade no seu blog fará com que o Google mostre seu site no topo das buscas. Por isso, trabalhe com temas e títulos interessantes para o seu público-alvo.

3 – SEO: Você já tem um site, investe em conteúdo, mas será que o SEO do seu site está bem estruturado? SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores.

Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Deixe nos comentários ou envie uma mensagem para a gente.

Mídias sociais e conteúdo

Estar nos lugares certos é a chance que a sua empresa tem para ganhar reconhecimento e atrair mais clientes. Além de site, blog e um SEO bem estruturado, sua empresa precisa focar também em conteúdos para as redes sociais.

Mas, antes de sair postando, você precisa saber em qual rede social o seu público-alvo está. Procure as redes sociais que são a cara do seu público e que eles já utilizam para se comunicar. Assim, você sabe qual é a melhor opção para investir a sua energia e para criar um canal de diálogo direto com os seus consumidores.

Porém, para isso, você precisa aprender a falar como eles e entender qual o tipo de conteúdo tem afinidade com os interesses dele e da sua marca. Se possível, veja quais são as principais buscas deles nas redes sociais que você selecionou.

Geração de leads e listas

Chegou o momento mais importante para a sobrevivência do seu negócio: a geração de leads e a criação de listas de contatos.

O seu público-alvo gosta do seu conteúdo e já te encontra facilmente? Então você já está pronto para começar a converter esse público em clientes. De maneira gradativa, comece a produzir conteúdos sobre os serviços ou produtos da sua empresa, mostrando as melhorias e soluções que a sua empresa oferece.

Depois de começar a gerar leads e cadastros, você precisa organizá-los de acordo com o interesse e etapa do funil que eles estão. Um opção é separar os leads que ainda estão em fase de compra ou fechamento de um serviço, por exemplo, daqueles que já finalizaram a aquisição. E, mesmo que já tenham comprado da sua empresa, sempre alimente esses clientes com conteúdos ricos.

Landing Page

As landing pages (LP) são essenciais para uma estratégia de marketing de sucesso, sendo uma excelente ferramenta para captura de novos leads e para venda direta.

As páginas são criadas estrategicamente para o visitante realizar algum tipo de conversão, como preencher um formulário de contato ou clicar no botão de “comprar”.

Independente da LP ser para captura ou venda, você deve trabalhar bem o texto, deixando claro o que o lead ganhará ao preencher o seu formulário, comprar o produto ou baixar o conteúdo.

E-mail marketing

Chegou o momento de nutrir os seus contatos com conteúdos exclusivos, focando sempre em manter um relacionamento duradouro com os leads. Envie opções de materiais para baixar, blogs para leitura ou até mesmo link de vídeos que você tenha feito.

Após enviar materiais que o seu público realmente tem interesse, inicie o envio de novidades sobre o seu negócio, promoções especiais para pessoas que estão nas suas listas e, se possível, produtos especiais para esses leads.

Lembre-se de intercalar esses envios com conteúdos de engajamento, assim você reduz a chance das pessoas se descadastrarem da sua lista de contatos e, até mesmo, dos seus e-mails irem para o spam.

Dados e métricas

Preparado para a ÚLTIMA dica da série “Marketing Digital – por onde começar?”

Em primeiro lugar, vamos recapitular os tópico abordados: 1- Primeiros passos, 2- Estratégias e investimento, 3- Como ser encontrado no Google, 4- Redes sociais e conteúdo, 5- Geração de leads e listas, 6- landing pages e 7- e-mail marketing.⠀

Após aplicar todas essas estratégias e ferramentas no seu empreendimento, está na hora de analisar os dados e métricas de tudo o que aconteceu até agora.⠀

Antes de tudo, examine os resultados orgânicos dos seus conteúdos, quais publicações tiveram mais engajamento, curtidas e comentários nas redes sociais. Veja quais artigos do blog estão com mais acessos no seu site e também quais e-mails tiveram mais aberturas e cliques. Depois, analise os resultados dos anúncios e impulsionamentos. Procure entender, por exemplo, qual tipo de comunicação funcionou melhor e qual estilo de imagem gerou mais tráfego para o seu site.

Após investigar todos os resultados, você conseguirá entender melhor qual tipo de conteúdo, comunicação e design funciona melhor para o seu tipo de negócio e público.⠀

Por fim, estude todos os passos realizados com objetivo de colher informações que ajudem a melhorar as ações futuras. Assim que você melhorar cada ponto, será possível garantir mais engajamento, mais tráfego para o seu site, um melhor posicionamento no Google e também capturar mais leads e clientes para a sua empresa.

Agora você já sabe por onde começar a sua estratégia de marketing digital! Mas, se você precisar de uma equipe de especialistas para gerenciar a sua estratégia, conte com a Verticis!⠀

Curtiu as dicas matadoras para quem quer se aventurar no mundo do marketing digital? Confira muito mais em nossas redes sociais!

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