Estar presente nas redes sociais não é mais uma opção, é um fato. Mesmo que a empresa decida por não criar sua própria conta não significa que seus clientes não comentarão sobre ela, por isso a importância de entender e fazer parte desse meio. Até mesmo porque esse é um meio que vem crescendo e exige, cada vez mais, a criação de conteúdo próprio, com linguagem adequada.
E publicar numa fan page o mesmo conteúdo que iria para um jornal impresso não é o jeito certo de marcar presença. A presença digital precisa ser planejada.
Estratégias eficazes para usar nas redes sociais
As redes sociais
A primeira ação de uma empresa deve ser conhecer quais as redes sociais de maior destaque. Em seguida, com a ajuda de profissionais, deve identificar quais delas são adequadas para o seu negócio. Para ajudar na escolha, é importante levar em conta o público-alvo e ver em quais redes ele costuma interagir mais, Facebook, Twitter, Blog, LinkedIn, Instagram, Pinterest etc.
Conteúdo
Após decidir que plataformas sociais sua empresa estará presente, e tendo em vista o público-alvo, é hora de pensar no conteúdo. Quer ser uma empresa que tem a interação dos fãs? Invista em conteúdo próprio. Cada rede social tem uma linguagem própria. Se você possui uma fan page, precisa gerar conteúdo específico para o público dessas páginas. Da mesma forma para as outras redes sociais. Se existem diversas redes, que funcionam de maneira diversificada, fica óbvio que o conteúdo precisa ser pensado de acordo com cada uma.
Conteúdo visual
Como mencionamos, cada rede social tem uma linguagem própria que deve ser levada em conta na hora de elaborar o planejamento. Porém, fica aqui uma ressalva importante: independente da rede, é necessário investir em conteúdo visual. O uso de imagens, além de ser valorizado pelo público-alvo, proporciona maior alcance orgânico e tem maior prioridade em relação a posts que são feitos somente com texto.
Engajamento
O objetivo, ao publicar um conteúdo, é ter a interação dos fãs. Uma dica importante, e que pode se mostrar uma ótima estratégia, é promover a participação dos internautas que mais interagem com a sua marca. Para isso podem ser criadas campanhas, espaço para sugestões ou até mesmo promoções. Isso resultará em um engajamento ainda maior nas suas redes sociais.
Resultados
Medir os resultados nas redes sociais é de fundamental importância para saber se sua estratégia está dando certo. Cada plataforma possui meios específicos para medir o desempenho e chegar a resultados que auxiliem no planejamento de ações. É importante fazer um acompanhamento constante, pois os resultados podem ser medidos de variadas formas, como por exemplo, por semana, mês e trimestre. Essa forma básica de avaliação é importante para fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo.
Para finalizar, é importante ter em mente que o trabalho com redes sociais deve ser encarado de forma séria. Antes de decidir fazer parte deste mundo, é preciso entrar em contato com profissionais capacitados que entendam do assunto. O trabalho deve ser sempre monitorado, e ambos, contratante e contratado, devem trocar dados, ideias, sugestões, pois é isso que proporciona melhorias nas ações.
Como tem sido a experiência da sua empresa nas redes sociais? Conte para a gente nos comentários!