O que é gamificação?

Publicado segunda-feira, 14 de maio de 2012

O mercado de jogos eletrônicos cresceu vertiginosamente nos últimos anos, alcançando números significantes tanto nos consoles tradicionais como nas plataformas virtuais e em redes sociais como Facebook e até mesmo em lojas como Shopee e Aliexpress.

gamification

Utilizando-se destes dados profissionais especializados em marketing começaram a introduzir e incorporar em atividades comuns (e um tanto quanto entediantes) do dia a dia elementos pertencentes no mundo dos jogos eletrônicos. Exemplos da “gamificação” já poderiam ser notados há bastante tempo atrás. Programas de milhagem, são exemplos primitivos da gamificação por meio de arrecadação de pontos por tarefa concluída. Recompensas, competitividade, desafios, tudo isso é utilizado neste novo modo de divulgar a marca, aumentar a interação, a fidelidade dos clientes e fazer com que a experiência ao utilizar os serviços da empresa seja mais agradável.

A agência “Parks Associate” realizou uma ampla pesquisa focada nos jogos sociais e seu público. Segundo o estudo, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo jogam algum tipo de game on-line todos os meses. Até 2015, esse mercado deverá quintuplicar, alcançando US$ 5 bilhões em negócios. Impossível ignorar este universo que não para de crescer.

Se você é um profissional do marketing, já pode ir pensando em estratégias inovadoras e marcantes ao seu público. A tendência da gamificação veio para mudar o comportamento e a forma de interação entre marca e consumidor e tornar cada vez mais completa, divertida e engajada a experiência do cliente com a sua empresa.

Inove e ganhe o mundo!

Adicionando ao post mais conteúdo sobre a Gamificação, publicado no site TechCrunch.com. 47 dinâmicas para você utilizar em sua “gamification” e um vídeo super interessante de um debate sobre as novas tendências do marketing de incentivo e relacionamento promovido pelo TedX.

Vídeo do TedX: http://www.ted.com/talks/seth_priebatsch_the_game_layer_on_top_of_the_world.html

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp