O SEO é um trabalho essencial para quem quer ter um site saudável. Afinal, seja em uma estratégia de marketing de conteúdo ou na hora de lançar um novo site: pensar no SEO é importante. Por isso, a consultoria de SEO é uma ótima alternativa para aqueles que buscam melhor posicionamento orgânico.
Conheça mais sobre como é e como encontrar um profissional de qualidade. Nas dicas a seguir, condensamos tudo que você precisa saber antes de começar esse trabalho. Bora, lá?
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optmization é um processo de otimização para buscadores digitais. Quando você faz uma busca no Google, ele usa parâmetros para decidir os melhores resultados. Sendo assim, com base nesses parâmetros, o SEO otimiza e prepara conteúdos para serem encontrados.
Portanto, utilizando o SEO é possível conquistar mais alcance orgânico e aparecer em posições de destaque na busca. Atualmente, o SEO é uma área potente que pode proporcionar resultados orgânicos (gratuitos) para sites. Em termos gerais, com o SEO atraímos tráfego gratuito para um website utilizando técnicas de otimização de conteúdo.
O Google utiliza mais de 200 fatores de ranqueamento que vão definir se uma página é útil ou não para o buscador. Afinal, a plataforma conta com algoritmos que conseguem entender a intenção de busca do usuário. Para, a partir daí, buscar a página que melhor apresenta soluções para o que foi buscado.
Sendo assim, pensar o SEO não é somente fazer pesquisas de palavras-chave, incluí-las em um texto e depois publicar. É necessário um trabalho amplo de planejamento, análise e estratégia para alcançar resultados satisfatórios.
O que é a Consultoria de SEO?
A consultoria de SEO é voltada para o sucesso de uma estratégia de SEO. Desse modo, identificam-se problemas, oportunidades, define-se um plano de ações e sua execução.
Além disso, com a Consultoria em SEO empresas têm a oportunidade de entender seus sites e como eles se portam na internet. Seja de forma técnica ou performática. Afinal, o Google busca oferecer uma boa experiência para o seu usuário. Sendo assim, quando pensamos na consultoria de SEO, temos que considerar que esse é um trabalho de adequação ao que o Google define como boa experiência.
Ou seja, na consultoria de SEO é feito um trabalho de otimização completa de um site para que ele se enquadre nos parâmetros de ranqueamento do Google. Para assim, conquistar resultados melhores na busca orgânica. Aqui na Verticis, nossos especialistas gostam de pontuar que o SEO é um trabalho de saúde para o seu site. Porque ele otimiza pontos que vão ajudar o seu usuário a ter uma boa experiência no geral. Assim, melhorado também a relação com sua marca e os processos de venda.
A consultoria de SEO também tem a características de trazer mais dados e informações para a tomada de decisões. Como, por exemplo, a extração de palavras-chave, tráfego relacionado e análise de concorrência.
Características da Consultoria de SEO
Sendo assim, separamos algumas características da consultoria de SEO:
Auditoria de SEO;
É um trabalho completo de “dissecação” de um website. O foco é encontrar problemas, oportunidades e traçar um plano de ação para correções de erros.
O Especialista em SEO faz um levantamento de todos os problemas, oportunidades, melhorias e possibilidades para o SEO do seu site.
Normalmente, esse trabalho gera um relatório que deve ser seguido por um plano de ações.
Revisão de SEO Técnico;
O SEO técnico é aquele que trabalha a otimização do seu site na fonte. Ou seja, no próprio código do site. Às vezes, sites podem ter códigos considerados “sujos” ou até ter problemas com plugins desatualizados, responsivo ineficiente, imagens mal otimizadas, servidor deficiente e muitos outros problemas. O foco desse trabalho é deixar aquilo que não observamos do site otimizado.
Um dos focos da revisão de SEO Técnico é diminuir o tempo de abertura do site e melhorar a experiência do usuário. Você sabe qual a velocidade atual do seu site? Faça um teste no Google PageSpeed Insigths.
Pesquisa de palavras-chave;
A pesquisa de palavras-chave é um ponto primordial para a tomada de decisões. Aqui, investigam-se palavras-chave com o foco em encontrar aquelas que melhor se adéquam ao objetivo de marketing digital. Além disso, também é avaliada a dificuldade de ranqueamento, quantidade e qualidade do tráfego e fatores como adequação a persona (ou publico de interesse).
Fora a pesquisa de palavras, é indicado a construção de personas para orientar melhor a escolha das palavras-chave. É importante também, ter na mão conhecimento avançado sobre o negócio e o conteúdo a ser gerado.
Análise de concorrentes;
Um ponto importante para o SEO é sabermos a dificuldade de ranqueamento em comparação com concorrentes. Desse modo, é avaliado a autoridade de concorrentes, qualidade de informações, forma de comunicação e outros fatores que podem ajudar o seu site a ser melhor encontrado. Nessa etapa, o gestor de SEO busca entender o ambiente contextual da busca através daqueles que já estão ranqueando.
Lembrando que a otimização é focada em entregar ao Google soluções para problemas de usuários.
Relatório de oportunidades;
O relatório de oportunidades é gerado na Auditoria de SEO e acompanha uma lista de oportunidades de SEO. São elas informações como a baixa concorrência em palavras-chave, possibilidades de geração de Feature Snippets e muito mais.
Análise de funil de vendas;
O foco é proporcionar uma revisão do funil de vendas do ponto de vista do tráfego orgânico. Em alguns casos, trabalhando para identificar problemas, oportunidades e melhorias para funis existentes.
Configuração de páginas;
Configuração de páginas do site com o foco em aparecer na busca. Além disso, aqui são traçados parâmetros que devem ser seguidos em todo o site. Dessa forma, criamos um site saudável e otimizado.
Durante a configuração, o consultor SEO fará mudanças na Meta Description e Meta Title, verificará a qualidade de imagens, links internos, qualidade, legibilidade e contexto textual. E muitas outras otimizações de SEO que fazem seu site melhor.
Direcionamentos para criação de conteúdo.
Outro ponto fundamental para a consultoria de SEO é o direcionamento para a criação de conteúdo.
Nesse tópico, os consultores SEO se propõem a mapear e definir o direcionamento de conteúdo a ser produzido. Sendo assim, a consultoria pode ajudar a melhorar conteúdo já existente como também guiar criações com o foco em resultado na busca orgânica.
Quanto custa consultoria de SEO?
Antes de você saber quanto custa uma consultoria de SEO, é preciso saber algumas outras informações. Afinal, as agências de consultoria SEO fazem um trabalho de longo prazo. Ou seja, o trabalho pode demorar a apresentar os resultados que você busca. Porém, isso não quer dizer que investir em SEO seja uma escolha ruim, só deve estar alinhada a sua expectativa de longo prazo.
Em alguns projetos, que necessitam apenas um Setup ou configuração básica de SEO, os preços da consultoria de SEO pode ser menor. Contudo, para projetos maiores que incluem criação de conteúdo, sites com muitas páginas e e-commerce os valores são maiores.
Sendo assim, a consultoria de SEO tem um preço médio mínimo de R$1000 para projetos menores. Contudo, tudo dependerá do tamanho do seu site, número de páginas, complexidade do projeto, e também a especialidade do profissional procurado.
Vantagens de contratar Consultoria de SEO
Agora que você já sabe quanto custa consultoria de SEO, é importante entender o que esse trabalho traz de vantagem.
A Consultoria de SEO é capaz de entregar resultados surpreendentes. Como o aumento de visitantes e melhor qualidade na obtenção de leads. Confira agora alguma das vantagens de fazer SEO no seu site:
Aumento do tráfego orgânico.
O aumento de tráfego orgânico é o foco do SEO. Afinal, a partir do momento que seu site começa a ser indexado nas primeiras páginas do Google, a tendência é o aumento no tráfego do site.
Diferente do tráfego pago, cujo tráfego advêm de uma campanha paga de exibição de anúncios na busca. O tráfego orgânico é conquistado quando um site aparece na busca do Google e consegue atrair visitantes.
Qualificação de Lead.
Além do aumento do tráfego do site, outro ponto importante é a qualificação do lead. O consultor de SEO/especialista em SEO faz otimizações focadas em conquistar uma persona parecida com o seu cliente ideal. Dessa forma, é possível qualificar melhor o lead e fazer o site alcançar pessoas de interesse.
É comum que alguns sites tenham tráfego orgânico intenso, porém, não qualificado. Ou seja, mesmo atraindo visitantes não geram conversões. O que nos leva a próxima vantagem.
Mais conversões.
Com o trabalho do SEO e a qualificação do lead, é possível ter mais conversões. A conta é simples, seu site está sendo exibido para mais pessoas organicamente, essas pessoas são parte do seu público ideal. Ao entrar no site as chances de conversão são maiores.
Aumento na autoridade.
Outra coisa que aumenta com o serviço de SEO é a autoridade do site. Afinal, seu site ganhará mais destaque e se diferencia do seus concorrentes. Com o tempo, a expectativa é de ganho de autoridade nos buscadores e também fortalecimento da sua marca com a sua persona.
Experiencia do cliente.
Por fim, outra vantagem que queria destacar aqui é a melhora na experiência do cliente. Quando iniciamos um trabalho de SEO, o site ganha uma nova cara. Fica mais rápido de abrir, mais intuitivo de navegar, os links se conectam corretamente e isso ajuda o usuário a navegar melhor.
Basicamente, o SEO ajuda o seu site a proporcionar uma experiência melhor para o seu cliente.
Onde contratar consultoria em SEO?
Atualmente, o processo pode ser feito por profissionais de diversos setores. Podendo ser operadas pelo Marketing Digital como também pelo desenvolvimento web.
Desse modo, o trabalho envolve tanto questões técnicas do site como também estratégicas. Portanto, em alguns casos, agências com time multidisciplinar são ótimas opções.
Contudo, para contratar sem medo fique de olho em alguns aspectos: acompanhamento proativo de resultados, geração de relatórios e também domínio dos conhecimentos de SEO.
Assim, é possível escolher com qualidade. Sendo um profissional autônomo ou agência, procure alguém que realmente entenda de SEO.
Aqui na Verticis trabalhamos com desenvolvimento de sites há mais de 10 anos e podemos afirmar: o SEO é um diferencial importante para o seu site. Por isso, vale a pena investir em melhorar o seu posicionamento. O Marketing de Conteúdo tem se mostrado uma das estratégias mais interessantes digitais. Não fique de fora dessa!
Por fim, conheça nosso trabalho de SEO clicando aqui.
Quer saber mais sobre SEO? Se liga nesse episódio completo do Podcast Cubo Verde.