As redes sociais se tornaram rapidamente um canal importante de mídia e comunicação para empresas e organizações do mercado. O seu crescimento, aliás, superou de longe o entendimento sobre a própria força que há nesses sites.
As chamadas mídias sociais corporativas, como o LinkedIn, o Xing e Yammer, surgiram com uma nova proposta: uma maneira mais dinâmica de se fazer contatos profissionais, ou seja, de aumentar o seu network. A seguir confira algumas formas pelas quais é possível tirar um maior proveito das redes sociais corporativas.
YAMMER
O site foi criado no ano de 2008 para estabelecer uma rede de comunicação entre funcionários de uma determinada empresa de modo seguro e exclusivo. A aparência e funcionalidade lembram bastante o famoso site de relacionamentos Facebook.
Oportunidade
Para participar do site é necessário receber um convite. No entanto, uma vez dentro, ele apresenta algumas vantagens para o usuário. É possível criar grupos exclusivos e dentro deles desenvolver projetos. É uma ótima maneira de manter a sua equipe em contato constante e aumentar o ritmo e qualidade de produtividade.
Também estão disponíveis comunidades que funcionam como grupos externos. Elas formam networks que possibilitam a comunicação com parceiros que se encontram fora do seu circuito do Yammer, entre eles clientes e sócios.
Mais de 200 mil empresas e profissionais liberais já possuem um perfil nesse site dinâmico e o número não para de crescer. Confira as suas vantagens.
Oportunidade
A princípio, pense no seu perfil de Xing como uma maneira de fazer seu marketing pessoal ou empresarial. É possível divulgar novidades a respeito de seus feitos ou, no caso de uma empresa, de seus lançamentos. Muitos jornalistas e recrutadores possuem perfil na rede social e estão sempre à procura de informações e fontes relevantes. Também é possível usar o perfil empresarial para fazer com que os clientes fiquem sabendo sobre novos serviços, ofertas especiais e descontos.
Talvez a mais conhecida das três, o LinkedIn é a rede social coorporativa com mais adeptos. Atualmente, muitas posições em empresas são alcançadas através do LinkedIn.
Oportunidade
Tanto para os profissionais como para as empresas, são diversas as vantagens que a rede social pode trazer. Use o espaço de status para promover serviços interessantes, compartilhar dicas que atraiam a atenção de outros profissionais de sua área e participar de grupos, isso fará sua credibilidade aumentar.
O diferencial dessa rede é a capacidade de entrar em contato com profissionais relevantes de sua área (até porque o site concentra o maior número de profissionais). Você pode entrar em contato com futuros chefes, sócios ou parceiros.