Remarketing no Google Ads: como funciona?

Utilizar campanhas de remarketing no Google Ads pode ser uma ótima estratégia para aumentar suas vendas e fidelizar possíveis clientes que entraram no seu site ou adicionaram produtos no carrinho, mas não finalizaram a compra ou contratação de um serviço.

O que é remarketing?

Remarketing, como o próprio nome já diz, é refazer o marketing da sua empresa ou produto para pessoas que clicaram em anúncios, acessaram uma página, adicionaram produtos no carrinho de compras, preencheram um formulário ou até mesmo viram um vídeo do seu negócio no YouTube.

Ou seja, serve para você atrair possíveis clientes que de alguma forma interagiram com seu empreendimento. Mas atenção, você também pode fazer remarketing focado em pessoas que já compraram produtos ou contrataram serviços, fazendo assim com que consumam novamente.

Como ter uma boa estratégia de remarketing?

Para que suas campanhas de remarketing no Google Ads tenham bons resultados, o primeiro passo é segmentar cada grupo de remarketing. Resumidamente, você deve separar de onde veio cada grupo de clientes ou possíveis clientes, se foram pessoas que viram um vídeo X no canal do YouTube da empresa, ou se preencheram um formulário de orçamento, ou até mesmo se comparam um certo produto.

Afinal, é possível criar públicos de remarketing mais abrangentes, que pegam uma grande faixa de pessoas, para fazer campanhas institucionais ou generalistas. Como também é possível segmentar campanhas para clientes que adicionaram  um certo produto no carrinho de compras.

Como configurar seu site corretamente?

A forma de segmentar os públicos para as campanhas de remarketing no Google Ads, envolve estar com o site e contas do Google configuradas. Contudo, é necessário monitorar e registrar separadamente cada usuário. Tenha certeza que isso é possível.

As principais ferramentas a serem configuradas são:

  • Google Ads: Na plataforma de criação e gerenciamento de anúncios é necessário inserir as origens de público-alvo assim como configurar cada público. Também dentro do Google Ads é necessário criar as ações de conversão para monitorar o que seu público -alvo fez no site.
  • Google Tag Manager: Em conjunto com o Google Ads, o GTM será a principal fonte para instalar as tags de conversão que serão criadas dentro do Google Ads no campo de “ações de conversão”.
  • Google Analytics: Esta ferramenta serve para monitorar o tráfego do seu site, nela você poderá ver de onde vieram as pessoas, local, quais páginas mais acessaram, entre outras informações que são essenciais para entender o seu público-alvo.

Como fazer um anúncio de remarketing?

Para fazer anúncios focados em remarketing você deve pensar quais tipos de campanha atingirá de forma mais fácil o seu público, principalmente pensando pela perspectiva da fonte desses públicos, ou seja, de onde veio esse público-alvo para remarketing.

Os tipos de campanhas que costumam funcionar melhor para remarketing no Google Ads são as campanhas de Display e as campanhas de vídeo no YouTube. Esses formatos têm como principal característica aparecer para o público. Assim, sem ter que esperar que as pessoas procurem os seus produtos ou serviços, assim como são nas campanhas de pesquisa em texto no Google.

Após selecionar o tipo de campanha que está em mais conformidade com o seu objetivo. Escolha a fonte do público para o remarketing. Se você já tiver feitos os passos informados anteriormente e configurado todas as ferramentas e públicos. As informações já estarão lá prontas na hora de configurar seus anúncios de remarketing.

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