SEO Off-page: o que é?

Publicado segunda-feira, 8 de agosto de 2022

É provável que você tenha dúvidas sobre o assunto SEO Off-page, e sabendo disso, vamos ao longo deste texto explicar tudo o que você precisa saber para colocar em prática essa estratégia.

Vamos lá?

SEO Off-page: o que é?

SEO Off-page é tudo o que acontece fora do seu site: ele é a resposta para o Google do que os usuários pensam sobre você. Sendo assim, quanto mais outras páginas mencionam algum conteúdo seu, mais os motores de busca entendem que ele é relevante e está agregando valor para os usuários.

Essa prática tem o objetivo de aumentar o ranking do seu site nos resultados dos motores de buscas.

Veja também: SEO para loja virtual: como colocar em prática? – Agência Verticis

Diferença entre SEO On-page e Off-page

A princípio, você já deve ter ouvido falar sobre o SEO On-page e estar se perguntando qual a diferença entre os dois. A diferença se dá em:

SEO On-page  é a estratégia que permite trabalhar aspectos internos de um site, como o título, palavras-chave, URL, links internos, entre outros. Se quer saber mais sobre essa estratégia, acesse aqui.

SEO Off-page é o que acontece fora do seu site e que, muitas das vezes, você não tem controle, pois isso fica a cargo do usuário ou outros sites mencionarem o seu conteúdo nas suas próprias páginas, e com isso mostrar aos motores de buscas a relevância que ele tem.

No mais, essa é a diferença entre os dois, vale lembrar que as estratégias de SEO Off-page não são tratadas como prioridade por parte de alguns especialistas. Por esse motivo, é importante que você aprenda mais sobre o assunto, para sair na frente dos seus concorrentes. 

Os principais fatores de ranqueamento do SEO Off-page?

  • Popularidade:
  • Diversidade:
  • Contexto:
  • Texto-âncora:
  • Confiabilidade:
  • Menções:

Portanto, esses são os fatores de ranqueamento considerados para fazer a avaliação dos backlinks. Cada um deles tem uma importância significativa para que o SEO Off-page seja classificado, para assim, levar a sua página nos primeiros resultados.

Como SEO Off-page funciona na prática?

Agora é o momento de saber como essa estratégia de SEO Off-page funciona na prática, afinal, você já aprendeu o que realmente importa para ficar entre os primeiros nas buscas.

  1. Em primeiro lugar, comece com as estratégias básicas de SEO On-page. Explicamos acima a  diferença entre o SEO Off-page e o On-page, mas saiba que essas duas estratégias andam juntas. 
  2. Invista em conteúdos compartilháveis, e isso não envolve só post blogs, mas também conteúdos com alto potencial de compartilhamento como: E-books, infográficos e planilhas, materiais esses que podem gerar backlinks.
  3. Aposte em Guest posts e co-marketing, que são os modelos de parceria entre diferentes sites ou blogs, que rendem backlinks.
  4. Promova seu conteúdo em redes sociais, comunidades, fóruns, etc. Isso ajuda que seu conteúdo seja visto em diferentes canais de comunicação, ajudando a aumentar o tráfego e a visibilidade da página, além de render menções do seu conteúdo em outros sites.

O que evitar fazer em uma estratégia de SEO Off-page:

  • Você não deve comprar ou vender links aprovados pelo PageRank;
  • Não faça trocas de links em massa ou crie páginas afiliadas apenas para fins de obter links cruzados.
  • Mercadologia de artigos em grande escala ou campanhas de guest posts com links de texto âncora, ricos em palavras-chave.
  • Usar programas ou serviços automatizados para vincular ao seu site.

Veja também: o que é tráfego pago e como utilizar essa estratégia?

Conheça agora as  ferramentas de SEO Off-page que pode de ajudar a impulsionar suas estratégias:

Chegou a hora de conhecer algumas ferramentas essenciais para monitorar essa estratégia, e com isso, conseguir os resultados desejados. Com elas é possível identificar links quebrados, identificar possíveis parceiros de link building, entre outras demandas do SEO Off-page.

Pega o papel e a caneta, ou simplesmente salve esse conteúdo para consultar quando quiser, afinal, essas ferramentas serão suas aliadas nessa estratégia!

Google Search Console

Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que funciona como uma ponte entre o seu site e o buscador.

É por ela que você fica sabendo se recebeu alguma penalização ou notificação devido a alguma prática de black hat.

Majestic

Majestic é focada na análise dos backlinks do site, e é bastante conhecida no mercado.

O legal é que a versão gratuita já apresenta várias informações interessantes, basta colocar a URL do site que deseja analisar.

Moz Link Explorer

Moz Link Explorer te permite pesquisar as informações sobre qualquer URL e obter dados sobre backlinks, concorrência, links quebrados, textos-âncora e oportunidades de link building.

Acreditamos que você entendeu que o SEO Off-page não pode ficar de fora das suas estratégias de otimização, não é mesmo? 

localização do instagram

Por fim, sabemos que elas são bem mais complexas e que não estão sob total controle dos sites, e muitas das vezes, são deixadas de lado por alguns especialistas. Entretanto, por esses motivos, elas podem fazer a diferença em seu site, fazendo com que você fique à frente dos seus concorrentes!

Você gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar, pode ficar a vontade e fazer o SEO Off-page agora mesmo!

Agora, se você precisa de ajuda, nós temos um time de especialistas prontos para te ajudar, entre em contato conosco!

 

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp