Ter um sistema próprio ou contratar uma plataforma?

Ter um sistema próprio ou contratar uma plataforma?

ESCUTE AQUI

Você quer migrar o seu negócio para o mundo virtual? O que é melhor: Ter um sistema próprio ou contratar uma plataforma? Se você não sabe por onde começar, você está no lugar certo!

No quinto episódio do Cubo Verde, o podcast produzido pela Verticis, vamos esclarecer as principais dúvidas de quem quer ter um site. Para isso, preparamos um bate papo  com parte do nosso time de desenvolvimento. A seguir, você pode conferir um breve resumo desse bate papo.

Qual é o primeiro passo?

Os primeiros pontos a serem considerados são: qual é a real necessidade em ter um site e porque a sua empresa deve ter essa presença na internet. A partir desses pontos é possível estudar as melhores alternativas. Ou seja, se compensa fazer a assinatura de um software já pronto ou se é melhor partir para o desenvolvimento do zero.

Além disso, também é necessário considerar os custos, o tempo e o prazo que a empresa tem para desenvolver o projeto. Todos esses fatores são importantes e vão pesar na escolha pelo melhor formato para criar sua presença online.

Assim, entender a sua necessidade é o melhor caminho para escolher a melhor solução para você.

Diferença entre uma plataforma de desenvolvimento e um sistema próprio

O mercado oferece diferentes possibilidades para quem quer colocar um site no ar. Nesse episódio do Cubo Verde vamos detalhar e falar sobre as características de duas maneiras: uma plataforma online para criação do site ou um sistema próprio.

A primeira opção, oferece autonomia para fazer a customização da forma que precisa, custo bem definido por um período determinado (assinatura) e administrar de maneira simples. Assim, uma pessoa sem muitos conhecimentos de linguagem de programação consegue desenvolver um site. A principal vantagem dessa opção é conseguir colocar o site mais rapidamente e validar se a ideia funciona ou não. Tudo isso investindo pouco.

Por outro lado, desenvolver um sistema do zero oferece muitas vantagens. Uma delas é a possibilidade de aprimorar, melhorar e transformar as funcionalidades do sistema no decorrer do tempo. Ou seja, um site institucional pode, facilmente, se transformado em um ecommerce. Possibilidade que pode ser difícil de ocorrer com uma plataforma online. Assim, um sistema próprio oferece mais vantagens para escalar um negócio.

Mas, para desenvolver um sistema próprio, é preciso de mais tempo para o desenvolvimento, maior dedicação e custo mais elevado.

Vamos continuar essa bate papo? Escute o episódio e compartilhe o que achou em nosso Instagram.

Mas você ainda tem dúvidas? Acesse o nosso blog e o #EP02 – Site: você ainda precisa dele!

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp