“Sempre publique”, jornalismo de marca e como ele pode ajudar sua Startup

Publicado segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como proprietário de um negócio, você provavelmente já ouviu o termo: “Continue sempre fechando” (fechando novos negócios, novas vendas.) Embora a sentença ainda seja verdadeira, como disse Blake no filme Glengarry Glen Ross, “Sempre publique”, e isso faz mais sentido para os jovens empreendedores de hoje.

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Esta é a ideia por trás do novo conceito de marketing, o “jornalismo de marca”, que é praticamente cobrir o seu negócio ou indústria como um repórter. Em outras palavras, você estará transformando os seus esforços de marketing em esforços de publicação.

As grandes empresas do seu meio provavelmente já estão totalmente engajados nisto. De fato, algumas já estão praticando este novo estilo de marketing de conteúdo e você provavelmente nem notou que o conteúdo deles é direcionado pelo marketing.

Aqui vão quatro dicas para você começar:

1. Solte-se.

Nós sempre fomos bombardeados com mensagens de “Eu” por décadas: “Meus” serviços, “meus” produtos, “minha” empresa. Então as pessoas inativamente retiram o “Eu” destas sentenças. Uma coisa é certa, que você precisa evoluir do negócio “Eu”, tão comum na comunicação das empresas. Tente contar histórias para atrair, engajar, entreter e informar sua audiência sobre o que acontece com a sua marca.

2. Ouça, aprenda e direcione as conversas.

Agora que você decidiu realizar o trabalho de um repórter, faça o que eles fazem: Ouça. Aprenda as preocupações e perguntas da sua audiência. Daí, ao invés de somente acompanhar as conversas e comentar nelas, tente levar, direcionar a conversação. Você vai ser quem vai iniciar o engajamento e identificar as tendências. Afinal de contas, você conhece o seu negócio. Quem melhor para comentar sobre isso do que você? A ideia é focar menos no “empurrar” notícias e comunicados que são, email marketing, email diretos e publicidade e mudar para o “trazer”. Você vai descobrir que a longo prazo é uma estratégia bem melhor.

3. Deixe de lado a “fala de campanha”, e comece a conversar.

Conteúdo no estilo de campanha na qual você proclama as maravilhas dos seus produtos e serviços – não vai colar por muito mais tempo. Crie uma história que pareça e soe mais como uma verdadeira notícia. Você nunca vai saber quando esta história vai virar um verdadeiro artigo ao ser descoberta por um verdadeiro repórter. Também por estar entrando afundo no meio dos seus negócios, você gerará muita boa vontade.

4. Convide outros a participar.

Principalmente, sua meta deve ser manter as pessoas falando e compartilhando seu conteúdo com outros. Complementando com o engajamento de leitores através das mídias sociais como Facebook e Twitter, você vai querer convidar a outros para contribuir com os seus esforços de jornalismo de marca. Aceitando contribuidores para seu blog, website e mídias sociais sua audiência vai aumentar exponencialmente. Quanto mais você divulga mais frequentemente você traz outras pessoas a participar e conversar com você e seu conteúdo provavelmente será mais compartilhado por eles.

Este texto foi traduzido para o português e é de autoria de Tim Gray. Tim  Gray é um estrategista de conteúdo na Blue Fountain Media. Ele possui uma grande experiência no marketing online e escreve sobre suas experiências com SEO, Mídias Sociais e todos os aspectos de web design para o blog da companhia, The ROI Factor.

Este artigo apareceu originalmente no site Young Entrepreneur.

Artigo retirado do site Entrepreneur.com 

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