Marketing para pequenas empresas: benefícios e desafios.

Publicado sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A internet revolucionou o mundo e as empresas não ficaram imunes a isso. Em muitos negócios de pequeno porte, a presença online, que antes era restrita a grandes empresas, tem-se feito cada vez mais necessária. É no contato com o público que a reputação e visibilidade de um negócio ou marca se solidifica. Se você ainda não adotou essa tendência está na hora de começar a pensar a usar a internet e todo potencial que ela oferece a seu favor: o Marketing Digital para empresas de pequeno porte nunca fez tanto sentido!

Conheça agora 3 benefícios do Marketing Digital que podem revolucionar a sua relação com o seu cliente e 3 desafios que precisam ser levados em consideração nesse processo:

Benefícios:

  1. Credibilidade da marca

A melhor forma de levar credibilidade para sua marca é demonstrar autoridade ao tratar de temas relacionados a ela. Quanto mais sua empresa demonstrar que sabe o que está fazendo e do que está falando maiores são as chances dela se posicionar como referência no mercado.

Redes sociais e blogs são ferramentas fáceis e eficientes que permitem a construção desse grau de credibilidade através da produção e disseminação de conteúdos relevantes, que irão, com toda certeza, agregar valor à sua marca ao faze-la ser lembrada constantemente pelo seu público. Isso irá refletir diretamente no volume de vendas e lucro do seu negócio.

  1. Segmentação de público

Você já parou para pensar como seria muito mais fácil e eficiente produzir uma campanha ou anúncio para um público realmente interessado (ou com interesse potencial) no seu produto? Com o Marketing Digital isso é possível.

A segmentação do público realizada a partir dos dados gerados através da interação dos públicos com os seus conteúdos permite uma otimização desse processo de angariação de possíveis clientes. Com isso, seus investimentos serão mais direcionados e terão maiores chances de retorno garantido.

  1. Presença online

A presença online permite um alcance que jamais seria possível fora da web. E o melhor: o investimento para isso não precisa ser astronômico! Com as redes sociais, blogs e sites ficou muito mais fácil atingir grandes públicos e manter contato com eles. Portanto, faça-se notado e destaque-se através de bons conteúdos!

  1. Competitividade

Com o Marketing de Conteúdo a competição com empresas de maior porte que a sua torna-se mais equiparada. Isso acontece porque as estratégias de marketing não necessariamente exigem grandes investimentos. Um bom planejamento estratégico, que leve em conta o perfil da sua empresa e se adeque a ele, é a chave para seu negócio se tornar mais preparado para a competição com empreendimentos maiores.

Está vendo como o Marketing Digital para empresas de pequeno porte poder ser um grande acerto?  Mas para que essa estratégia seja implantada de maneira focada e otimizada alguns desafios precisam ser levados em consideração. Conheça alguns deles:

Desafios

  1. Adaptação

A campanha de Marketing Digital para empresas de pequeno porte será bem-sucedida se for alinhada corretamente as plataformas de mídia escolhidas para serem utilizadas no processo.

Facebook, Instagram, Youtube, Flicker, etc. A variedade de canais na web nunca foi tão grande. Cada uma dessas redes tem suas especificidades e sua campanha deve ser ajustada a elas. Analise quais ou quais desses canais tem mais relação com o proposito e objetivos do seu negócio e invista em aproveitar as suas funcionalidades ao máximo.

  1. Concorrência

O Marketing Digital aumentou as chances das pequenas empresas “baterem de frente” com os grandes negócios, mas, ao mesmo tempo, intensificou a concorrência. Afinal, se você pode implementar ações nesse setor imagina as grandes empresas espalhadas por aí? Cabe a você despertar o interesse do seu cliente através do seu conteúdo. Se dedique e invista no aperfeiçoamento constante. É isso que o diferenciará no mercado!

  1. Análise de dados

Como já falado anteriormente, os dados gerados no Marketing Digital a partir da interação dos (potenciais) clientes com os seus conteúdos são grandes aliados no sucesso da sua campanha. Mas, ao mesmo tempo, se eles não forem bem analisados, podem ter o efeito contrário. A análise e interpretação desses dados é tão importante quanto a coleta. É a partir disso que as táticas do Marketing Digital serão traçadas. Em outras palavras: saiba entender as necessidades dos seus públicos!

Implantar uma estratégia de Marketing Digital para empresas de pequeno porte não é tão complicado como pode parecer. Basta analisar os públicos e o mercado e se preparar para os desafios que podem surgir pelo caminho. As recompensas valem muito a pena o esforço!

Rolar para cima

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