Black Hat SEO, porque você deve evitá-lo?

Publicado segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Black hat SEO é um tema controverso no setor de marketing. Muitas pessoas o consideram antiético, enquanto outros o consideram útil para obter classificações altas. Atualmente acreditamos que muitos especialistas em SEO, querem ao máximo fugir das estratégias de black hat,  por motivos que serão linkados aqui nesse blog post.

Se você ainda não sabe o que é, ou o porquê precisa evitá-lo, leia esse conteúdo até o final, iremos te contar tudo o que você precisa saber!

O que é black hat SEO?

Primeiramente,“black hat” significa chapéu preto, uma estratégia de SEO com práticas que violam os algoritmos dos motores de buscas para conseguir um melhor ranqueamento. Porém, existem algumas razões pelas quais evitar o black hat SEO, afinal, se fizer uso dele, você pode ser bastante prejudicado no tráfego e na classificação do seu site.

Outro ponto importante é que se você for descoberto fazendo o tal “chapéu preto”, o seu site pode ser penalizado pelos mecanismos de buscas, prejudicando sua visibilidade.

Em suma, além de que essas práticas não trazem resultados de longo prazo, geralmente trazem apenas uma experiência ruim ao usuário.

pessoas planejando o trafego pago com foco em ganhar seguidores no instagram

Quais práticas de black hat SEO evitar?

Já que a prática dessa técnica é muito prejudicial, existem algumas práticas que você precisa evitar e ficar de olho quando estiver fazendo a sua auditoria de SEO.

  • Keyword stuffing, significa a prática do excesso de palavras-chave, vista como uma má prática na estratégia de SEO.
  • Texto escondido, é uma técnica utilizada em um site incluindo palavras de forma oculta na página, com o objetivo de melhorar o ranqueamento dela.
  • Links escondidos, segue a mesma lógica do texto oculto: alguns sites ocultam links porque eles melhoram o ranqueamento nos resultados das buscas, e por isso colocam diversos links ocultos nas páginas.
  • Doorway pages é quando existem várias páginas web dentro ou fora do mesmo domínio, direcionando os visitantes para uma mesma página.
  • Cloaked pages significa esconder links ou conteúdos na página, mostrando uma versão para os usuários e outra versão para os bots.
  • Link farming é a criação de páginas onde não tem nenhum conteúdo, e que são postados diversos links sem contexto, para conseguir gerar tráfego e aumentar a autoridade dos links postados.
  • Spam em comentários de blog é os comentários sem nenhuma informação relevante, e que não gera engajamento. São vistos como comentários de bots.

Então, a partir de agora, fique atento a essas práticas, ao invés de usá-las! Elas são as vilãs do seu posicionamento, e como falado anteriormente, pode acarretar duras punições para seu site, principalmente pelo Google.

Quais são essas punições:

  •  Queda de posições no ranking;
  •  Redução de PageRank;
  •  Redução do tráfego de busca orgânica;
  • Restrição no posicionamento de novos conteúdos e publicações
  •  Grandes possibilidades de banimento.

Agora, que você já sabe quais punições pode sofrer se utilizar as práticas de black hat SEO, fique atento.

Caso acredite que sofreu uma punição injusta, a única coisa a fazer é começar a otimizar o seu site com conteúdos de qualidade e atentar as suas atualizações. No mais, fique atento a qualquer prática que ache suspeita e a corrija imediatamente, assim o Google não irá reconhecer como prática que viola as suas diretrizes.

Dica bônus:

Quer saber mais sobre as diretrizes para webmasters? Leia aqui.

Outro ponto importante que no qual você precisa saber é que além do black hat, existem outras duas categorias de práticas de SEO: o white hat e o grey hat

Explicaremos melhor cada uma delas, nas próximas linhas.

White hat SEO

Essas são as práticas corretas de SEO que seguem e respeitam as diretrizes dos principais motores de buscas.

É uma prática de otimização, cujo objetivo é oferecer conteúdo de qualidade para os visitantes do seu site e usar de forma correta os recursos como palavras-chave e estratégias de link building. Sendo assim a melhor prática de SEO recomendada para otimizar um site, blog ou páginas.

Grey hat SEO

Essas são práticas que não podem ser consideradas nem 100% white hat, nem 100% black hat.

É o exemplo, de páginas que fazem tudo certinho, mas em algum momento acabam aplicando uma ou outra prática que não é correta para acelerar os resultados.

Por fim, não é recomendável fazer grey hat SEO, porque você pode arriscar receber uma penalidade dos buscadores e aí o trabalho que você fez corretamente pode ser todo perdido.

Conclusão

Por outro lado, é importante dizer que essa prática não é ilegal, e pode trazer um bom resultado de curto prazo.

Em contrapartida, é bom lembrar que os motores de buscas estão cada vez mais preparados para detectar essas práticas que vão contra as suas diretrizes.Atualmente, ser pego praticando o black hat SEO é praticamente inevitável, acreditamos que ficou bem claro, que recomendamos evitar essas práticas em seu site.

Contudo, se você precisa de orientações para conseguir ranquear nas primeiras páginas com práticas que não violam as diretrizes dos principais motores de buscas.

Nós podemos ajudar, temos um time de especialistas prontos para atendê-lo(a).

Entre em contato aqui e saiba mais!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp