Como melhorar o seu posicionamento no Google?

Publicado segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O posicionamento no Google é uma preocupação legítima de quem tem um site. Aqui na Verticis, trabalhamos com o desenvolvimento de sites há mais de 10 anos e uma dúvida sempre foi presente entre os clientes: como alcançar o primeiro lugar do Google?

Apesar de não ser fácil, sabemos o caminho e tudo aquilo que precisamos para alcançar boas colocações no Google. Sendo assim, neste texto vamos te ajudar a entender como melhorar o seu posicionamento no Google. São dicas que você mesmo pode aplicar na sua estratégia e que vão te ajudar de verdade.

Ter um site com o SEO em dia é saudável para o seu cliente e para sua empresa. Se você ainda não tem familiaridade com o SEO, acesse aqui e aprenda sobre esse assunto que é importantíssimo para o seu sucesso digital.

Por isso, vamos falar um pouco mais de SEO? Bora, lá!

Como o Google define o posicionamento na busca?

Primeiramente, você precisa entender como o Google decide quem aparece na busca. Atualmente, ele considera mais de 200 fatores que vão desde a velocidade do seu site até a qualidade do seu conteúdo. Tanto quesitos estratégicos e técnicos são definidores do seu posicionamento.

Nós já fizemos um texto completo sobre os principais fatores de posicionamento utilizados pelos buscadores na hora de definir a SERP (Seach Engine Results Page). Dar a devida atenção aos fatores de ranqueamento te ajuda a criar conteúdos com mais segurança e qualidade.

Entendendo como o Google funciona.

Sendo assim, para compreendermos a fundo como o Google define o posicionamento da página de busca precisamos olhar para como ele pensa. Atualmente, o Google trabalha para entregar uma boa experiência de pesquisa para seus usuários. E ele não medirá esforços para que a experiência de busca seja satisfatória, alcance seu objetivo e seja realmente produtiva.

Pensando nisso, o Google já fez mudanças que corroboraram para a qualidade da busca. Como o combate a Fake News, penalizando conteúdos sem autoridade e com baixa qualidade de texto. E também em cada atualização do motor de buscas, que sempre trazem melhorias de segurança e de eficiência para o algoritmo de busca.

Bert e atualizações de algoritmo

Uma dela foi a atualização Bert, que trouxe para o Google um algoritmo que consegue compreender textos. Ou seja, não basta mais usar a palavra-chave correta, o seu conteúdo precisa ser de qualidade e alcançar a expectativa do usuário do Google.

Falando assim, pode parecer que o Google é um grande vilão que só quer prejudicar o produtor, mas esses pontos são super positivos para quem cria. Afinal, ele deu mais oportunidades para aqueles que produzem conteúdo rico e com conteúdo de verdade. Além de melhorar como nós, enquanto usuários, utilizamos o buscador.

Portanto, entender como o Google funciona nos dá uma visão geral de como direcionar nossos esforços.

  • Produzindo conteúdos de qualidade;
  • Não publicando informações falsas;
  • Foco em ajudar a persona a resolver problemas;
  • Dando uma experiência eficiente para quem acessa o site.

Esses são alguns pontos quase subjetivos que são importantes ter em mente para melhorar seu posicionamento no Google.

Crie uma persona

Agora que já falei para você sobre o foco do trabalho de quem quer aparecer no Google, é hora das dicas! A primeira delas é para o seu pensamento estratégico. Quando estiver planejando seu conteúdo, é importante que isso seja feito com o objetivo de ajudar uma persona.

Persona é a representação fictícia do seu público de interesse. Sendo assim, para criar uma você precisa criar uma espécie de personagem que represente o seu cliente ideal. Lembrando de adicionar informações como hobbies, o que gosta de ler, conteúdos que se interessa, o que ele faz, com o que trabalha e como investe seu tempo. Quanto mais rico em informações, mais útil é a persona.

Para quê as personas são importantes?

Como dito anteriormente, é preciso que seu conteúdo responda à dor da sua persona. Ou seja, você precisa focar em responder dúvidas e conduzir a conversa sobre o seu conteúdo com a persona. Assim, é possível criar conteúdos com mais eficiência, sabendo como ele será útil e para quem.

Com as personas ainda é possível melhorar seu fluxo de criação, facilitando a busca por conteúdos e a escrita.

Seu site precisa ser ágil e responsivo.

Um site responsivo é aquele que se adequá perfeitamente a telas de dispositivos móveis como celulares e tablets. Esse ponto é tão importante que pode definir totalmente qual a sua posição no Google. Te explico melhor!

Quando os robôs do Google vão analisar o seu conteúdo, eles vão fazer isso na versão mobile do seu site. Basicamente, você é avaliado a partir dessa versão. Então, não adianta que seu site esteja perfeito e rápido no Desktop se ele não é responsivo.

Isso ocorre devido ao fato que a maioria das pesquisas no Google serem feitas a partir desses dispositivos móveis.

Um site rápido ajuda no posicionamento no Google.

No mesmo sentido, seu site precisa abrir de forma rápida. Afinal, ele precisa dar uma experiência legal, lembra? Ficar esperado o site abrir não é uma experiência bacana.

Por isso, mantenha seu site rápido, você pode fazer isso seguindo algumas dicas:

  • Evite plugins desatualizados e desnecessários;
  • Evite usar fotos com mais de 100 kB;
  • Não deixe rastros inutilizados no código do site;
  • Tenha páginas leves e otimizadas.

Se você não sabe como resolver essas questões, é indicado que fale com um profissional da área. Alguns ajustes são complexos e são feitos com mais efetividade por desenvolvedores. Aqui na Verticis temos um time de especialistas em sites, se precisar de ajuda, pode falar conosco.

Veja também: Como melhorar a indexação de site?

Utilize as palavras-chave corretamente.

As palavras-chave são termos que especificam o objetivo de pesquisa. Quando utilizamos falamos para os buscadores sobre o que estamos buscando. Atualmente, seu uso já é feito de forma intensiva pelo Google. Afinal, o buscador já é capaz de entender e saber exatamente sobre o que procuramos. O que facilita a busca, mas deixa o papel das palavras-chave como secundário.

Porém, ainda precisamos direcionar o nosso trabalho para elas. Ou não conseguiremos direcionar o nosso conteúdo corretamente.Por isso, faça uma pesquisa de palavras-chave, identifique as que mais conversam com a sua persona e faça um planejamento levanto em conta as pesquisas e o comportamento da busca.

Pensar também em palavras-chave de long tail, pode te ajudar a qualificar melhor o público atraído. E se elas tiverem concorrência baixa, melhor ainda! São mais chances de subir no posicionamento do Google.

Já as palavras-chave Head Tail são mais abertas e genéricas e concorridas, o que dificulta o trabalho. Essas palavras-chave demandam textos mais completos, com mais palavras e com uma apresentação de ideias que facilite a apresentação do conteúdo para aqueles que não estão familiarizados.

Cuidado com as palavras-chave em excesso.

Outro ponto de atenção é com as palavras-chave em excesso. Evite utilizar a mesma palavra-chave diversas vezes em um mesmo texto. Elas podem te atrapalhar mais que ajudam. Lembrando que o excesso de otimização também é punido pelo Google.

Além disso, usar a mesma palavra-chave em textos diferentes pode ser perigoso, levando seu site a perder espaço na busca.

Veja também: O que são Palavras-chave e qual a importância?

Títulos e Meta Descrição para melhorar posicionamento no Google

Os titulos e a sua meta descrição também importam. Afinal, são eles que vão ajudar na etapa de atração do visitante para o seu site. Portanto, cuide dos seus títulos deixando-os claros, objetivos e atraentes.

Uma dica é observar como seus concorrentes estão usando o título e a meta descrição. Não estou falando para você copiar, mas para avaliar e buscar entender formatos, exemplos e assim tirar ideias. Além de fazer isso, faça uma pesquisa da palavra-chave no Answer The Public. Por lá, você vai ver como a sua persona pesquisa a palavra-chave e várias sugestões de como deixar seu título.

A palavra-chave deve estar no começo do título de SEO

Fazendo isso, fica mais fácil para o seu usuário identificar de cara o assunto do texto. Somente tenha cuidado para não utilizar títulos muito grandes e que não tenham nada a ver com o seu texto. O bom senso é sempre importante.

Configurando a Meta Descrição

A meta descrição é uma pequena descrição da sua página. Ela aparece abaixo do título e não é tão importante em termos de posicionamento, mas seu correto preenchimento pode potencializar suas chances de clique. O que é importante para a saúde do seu site e a colocação geral dele.

Por isso, use a palavra-chave e não se esqueça de fazer um Call-to-Action chamando as pessoas para visitar o seu site.

No geral, essas dicas servem para melhorar a forma que seu site é encontrado. Então, é preciso muita dedicação para criar títulos e descrições capazes de converter quem busca em visitante.

Veja também: Meta Tags e a sua importância para o SEO

Use o Google Search Console para melhorar a sua colocação na busca

O Search Console é uma plataforma em que podemos conferir dados sobre a pesquisa. Com ele, temos dados como as impressões do nosso site na busca, os cliques e também as palavras-chave que mais conquistam visitantes.

Essa dica é bem interessante para quem tem loja virtual. Afinal, com o Search Console você consegue entender quais produtos conquistam mais visitantes para o seu site. Te dando inclusive dados para a tomada de decisões.

Já pra o SEO de sites em geral, essa plataforma vai nos dar dados importantes para o planejamento estratégico. Com ela podemos observar quais palavras-chave tem tido mais visibilidade e acesso. Além de conseguir entender quais páginas estão sendo mais visualizadas na busca.

posicionamento no google

Mais dados para tomada de decisões

O que eu normalmente faço ao acessar o GSC é olhar quais páginas estão com o CTR (Click Trough Rate) prejudicado. Ou seja, aquelas páginas com muita impressão (vezes que o link do site foi visto na busca) mas com cliques muito baixos. Nesses casos, é um ponto de atenção que seu conteúdo tem problemas. Afinal, ele tem visibilidade, mas não atrai visitantes.

Desse modo, é possível otimizar conteúdos com potencial de crescer e assim melhorar o seu posicionamento no Google. Mas, não se engane, não estou falando de apenas mudar o título e a meta descrição. Ao otimizar um site é preciso análisar todo o conteúdo, do texto até as imagens. Tudo precisa ser revisto e analisado em busca de melhorias.

Veja em qual posição você está em cada página.

Com o Google Search Console você também consegue sabe qual a posição média do seu site e de cada página. Dessa forma, além de entender quais conteúdos estão indo bem, você consegue mapear os que precisam de atenção.

Tenha ajuda de um especialista em SEO

Ok, falar em contratar um serviço é complicado. Vai de encontro com o momento financeiro da sua empresa e também da sua estratégia atual de crescimento. Porém, preciso te dizer que é uma boa opção.

O especialista em SEO é um profissional focado no seu crescimento por meio de otimização para buscadores digitais. Ele vai te guiar na tarefa de melhorar seu conteúdo, sua apresentação nos buscadores e também nos processos de produção.

Além disso, esse profissional consegue medir os indicadores corretos para o desevolvimento de uma estratégia completa de SEO. Incluindo a conquista de Backlinks e o crescimento na página de resultados.

Veja também: Consultoria de SEO: quanto custa e como escolher?

Ter um especialista de SEO pode ser o ponto que falta para o seu site virar um sucesso. Por isso, considere pesquisar e conhecer empresas e profissionais que fazem esse trabalho. Aqui na Verticis trabalhamos com a construção de sites e sistemas, em mais de 10 anos de experiência sabemos extamente o que é necessário para um site fazer sucesso.

Portanto, te convido para conhecer o nosso trabalho com o SEO. Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

Fale agora um um especialista em SEO.

Conclusão

Por fim, o que vai ser definidor se seu conteúdo merece ou não as primeiras colocações é o seu conteúdo por si só. Portanto, invista na produção de conteúdos ricos e que realmente ajudem a sua persona.

O trabalho de conquista e atração de visitantes atráves do SEO é feito com troca. Você dá um conteúdo de qualidade e o usuário dá atenção. Sabendo disso, fica mais fácil entender o trabalho a ser feito.

Conheça a Verticis e mais sobre o SEO clicando aqui.

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