Meta Tags e a sua importância para o SEO

Publicado terça-feira, 30 de agosto de 2022

Meta tags é mais uma estratégia de SEO que você precisa saber para garantir que seu conteúdo seja otimizado. Por isso, nesse conteúdo vamos te contar tudo que você precisa saber para usar essa estratégia de meta tags e melhorar muito a otimização.

As meta tags pode fazer toda a diferença nos seus resultados, por isso, leia até o final. Vamos lá, aprender mais sobre esse assunto?

Saiba o que é meta tags

Primeiramente, antes de falar da sua importância é preciso que você saiba o que é meta tags.

Ela é um breve resumo da sua página, ela é o direcionamento para que seu site ou conteúdo seja encontrado facilmente pelos os motores de buscas. 

É importante dizer, que elas não aparecem em sua página da Web real, mas sim no HTML da página, sendo assim a primeira impressão é o ponto de contato para todos os motores de busca.

Por esse motivo, preenchê-las é uma prática recomendada para que seu blog ou site consiga uma boa classificação nas páginas de resultado.

Qual a importância da meta tags para o SEO?

Elas são muito importantes para o SEO, elas fazem com que os motores de buscas categorizem o conteúdo do seu site corretamente. 

Para entender melhor, elas funcionam como uma instrução para o algoritmo dos motores de buscas faça as classificações das SERPs para que seu site seja interpretado corretamente. Para ilustrar e você conseguir entender melhor a importância delas, daremos um exemplo simples: 

Enfim, você está em uma loja analisando as prateleiras, vê um produto com um rótulo desatualizado e pouco atraente, ele não deixa claro algumas informações importantes. Então, você vê um rótulo de outro produto atraente e com as informações necessárias. Você comprará o produto com o melhor rótulo, não é mesmo?

É o mesmo com meta tags, se sua meta descrição for ruim, ninguém clicará no seu conteúdo. 

Agora, que já sabe a sua importância, veremos quais as principais que tem que ter em sua estratégia.

As principais, meta tags são:

  • Tags canônicas: é uma marcação no código das páginas web para identificar que elas são um conteúdo original. Ela serve para a leitura dos algoritmos dos motores de busca e funciona como indicativo de que aquela é a página à qual os usuários devem ser redirecionados ao realizarem uma pesquisa nesses sites.
  • Meta description: é o texto resumindo o assunto do seu conteúdo que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa nos motores de busca. Considerada um fragmento do código HTML cuja função é fazer o usuário se sentir atraído a clicar no link.
  • Meta keywords: a meta palavras-chave é um tipo de meta tag usada para passar informações adicionais sobre o conteúdo de uma determinada página web. O conteúdo das meta-palavras-chave só é visível para os robots crawlers, na fonte da página.
  • Title tag: é um código HTML com função de dar um título a determinada página. Quando usada, ajuda obter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa.
  • Meta robots: ela serve para passar orientações aos motores de busca de como rastrear as páginas do seu site e podem ser incluídos alguns comandos para facilitar o trabalho dos robôs.
  • Tags de cabeçalho: é os elementos no código HTML das páginas do seu site, que representam os títulos. Cada página deve ter seu próprio conjunto de diferentes tags de cabeçalho.

Dicas de como escrever uma meta tags

Em primeiro lugar, quando adicionar meta tags no seu HTML, verifique se adicionou esses 3 elementos: 

  1. Palavras-chave direcionadas: é preciso que suas meta tags tenham palavras-chave pesquisadas com frequência, pois, aumenta sua visibilidade e seu tráfego orgânico. Os motores de buscas até destacam as palavras-chave correspondentes no resultado da pesquisa para mostrar sua relevância, dando credibilidade à sua página.
  2. Um CTA forte: como o objetivo final é obter cliques na página, crie um senso de urgência ao fornecer um CTA. Certifique-se de que seja específico para sua página e não soe como propaganda enganosa. 
  3. Voz única: Ter descrições exclusivas em cada página permite que você alcance mais pessoas usando palavras-chave direcionadas. Não duplique a meta descrição. Em vez disso, ter descrições exclusivas em cada página permite alcançar mais pessoas e aplicar várias palavras-chave. 

Utilizar meta tags e meta descrições são fundamentais para gerar engajamento e fazer com que os usuários visitem seu site. A falta das principais citadas acima, pode prejudicar o seu site.

Quando elas são bem definidas e usadas corretamente, elas podem trazer bastantes visitantes e potenciais clientes para o seu site. 

Dica bônus:

Conheça algumas ferramentas que pode te ajudar a criar meta tags:

  • cia websites: essa ferramenta mostra três maneiras pelas quais suas meta tags impactam o SEO, ela tem um gerador de tags que ajuda você a criar as suas próprias tags.
  • 4devs: um site que permite através do seu título do conteúdo gerar as tags certas, fácil de usar e muito intuitivo, vale a pena experimentar.

Essas ferramentas te auxiliam na execução delas, para otimização de páginas. É simples, basta inserir algumas informações, e elas vão gerar a estrutura da meta tags adequadas para a estratégia de SEO.

Por fim, existem ferramentas essenciais para que você teste a sua aplicabilidade:

As meta tags são essenciais para o ranqueamento, pois, elas são as responsáveis por fazer com que os motores de buscas compreendam facilmente o conteúdo do seu site e páginas.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse assunto? Agora,  se quer aprender mais sobre estratégias de SEO, confira nosso BLOG, toda semana publicamos conteúdos que vão te ajudar muito nesse caminho.

Caso precise de uma equipe de especialistas para te ajudar nas definições e aplicação das suas estratégias, entre em contato conosco hoje mesmo!

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