Canonical tag e a sua importância no SEO?

Publicado segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Você já ouviu falar sobre a canonical tag? Neste conteúdo você descobrirá o que é, quem deve usar e qual a sua importância no SEO.

Adiantamos que a canonical tag é um dos itens mais importantes de SEO, porém pouco conhecido e utilizado pelos profissionais. De maneira simples e objetiva você descobrirá como usar e saber todas as vantagens.

O que é canonical tag?

Em resumo, ela é um elemento de HTML utilizado para informar o Google e outros motores de busca qual página original deve ser indexada.

Principalmente, porque os mecanismos de pesquisa têm dificuldades em distinguir entre conteúdo duplicado, então eles podem indexar diferentes versões do seu site como páginas separadas.

Se isso acontecer, pode causar problemas nas classificações do seu site. Afinal, os mecanismos de pesquisa mostraram páginas diferentes como resultados principais para consultas relacionadas a tópicos específicos.

Qual a importância da canonical tag para SEO?

Em primeiro lugar, conseguimos entender que canonical tag é o elemento que consegue identificar conteúdos duplicados em seu site. Essa é uma estratégia recomendada pelo Google e faz parte do manual de boas práticas para ter seu site ranqueado nas primeiras páginas de buscas.

É importante você mostrar para o Google quais das páginas com conteúdo duplicado você prefere que seja ranqueada primeiro. Enfim, é importante você saber que uma tag canônica pode ser usada em todos os tipos de conteúdo, tanto em texto quanto em imagens e também em outros tipos de arquivos.

Conheça alguns erros que deve evitar na implementação da canonical tag:

  • Não escolha a home page como sendo o endereço preferido;
  • Não use mais de um link canônico;
  • Não usar links canônicos em artigos em destaque.

Conheça as boas práticas para aplicar canonical tag: 

  • Foque no uso para casos necessários;
  • Tenha atenção no código;
  • Atualize sempre que for preciso.

Exemplo de como adicionar canonical tag:

Então para adicionar uma canonical tag, basta usar a tag rel=“canonical” ao elemento <link> na seção head das páginas duplicadas. 

Exemplo:

<link rel rel=“canonical href=“https://site.com.br” />.

Portanto, ao adicionar esse código nas URLs duplicadas, os mecanismos entenderão que você está direcionando para o conteúdo original.

Conheça as melhores práticas no uso dessa funcionalidade?

Conhecer as principais praticas que te ajudam na aplicação das canonical tags é muito importante, visto que já citamos algumas acima, mas é sempre bom aprofundar no assunto.

Assim, ao implementar essas práticas você evita as temidas penalizações do Google. Confira!

Use sempre letras minúsculas nas URLs

Como os motores de buscas pode tratar URLs em maiúsculas e minúsculas como duas URLs diferentes, priorize o uso das letras minúsculas no servidor, e então faça o mesmo para suas tags.

Use a versão correta do domínio:

Caso tenha mudado para SSL, não use mais  URL que não seja “HTPS” nas canonical tags. Afinal, isso pode levar à confusão e resultados indesejados. O mesmo vale se você não tem um certificado SSL, use somente “HTTP”.

Use apenas uma canonical tag por página:

É importante ficar atento caso você use mais de uma tag por página, pois os motores de buscas ignora ambas e você continua tendo problemas de ranqueamento.

Principais dúvidas sobre Canonical tag:

Separamos algumas dúvidas comuns entre profissionais de SEO e até mesmo pessoas que não entendem muito bem do assunto, mas tem interesse em saber mais.

A primeira dúvida mais comum é a canonical tag é aprovada no PageRank, a resposta é sim, ao decidir a URL da tag para concretizar essa linkagem às páginas semelhantes ou duplicadas, os motores de buscas conseguem, dessa forma, ter informações mais concretas para as URLs.

Outra dúvida muito comum é se as canonical tags funcionam só em páginas duplicadas ou também podem ser usadas em conteúdos semelhantes, e a resposta é: apenas para páginas duplicadas ou aquelas com conteúdo bem similar, do contrário os motores de buscas vão ignorá-las.

Por último, mas não mesmo importante, surge muitas dúvidas relacionadas a quais tipos de páginas podem receber a tag para um URL diferente.

As páginas são as seguintes:

  • Múltiplas versões de uma página que ofereçam suporte  a diferentes tipos de dispositivos.
  • Parametrização e IDs de sessão.
  • Única página em várias subpastas de categoria.

Dica bônus:

A princípio, sabemos que é um assunto muito complexo e que talvez possa ter surgido muitas dúvidas, não é mesmo? Mas, não se preocupe que a dica para ler mais sobre como realizar esse processo, você encontra nesse artigo do Google. Clique aqui para ler!

Conclusão

Enfim, ao utilizar as, canonical tags deixará os seus conteúdos do seu site mais relevantes para o mecanismo de busca, o que ajudará no ranqueamento e com isso conseguir aparecer nas primeiras páginas dos principais motores de buscas.

Entretanto, é bom lembrar que elas não são uma estratégia determinante para melhorar o seu ranqueamento, porém é um ponto importante a se observar nas suas auditorias de SEO.

Agora, se você gostou desse conteúdo e nunca aplicou essa estratégia, nós podemos ajudar você a aumentar sua visibilidade.

Faça uma consultoria de SEO com a Verticis e veja como as nossas soluções podem te ajudar. 

Entre em contato agora aqui!

 

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp